segunda-feira, 7 de outubro de 2019

"Compreendendo Apocalipse 1: UM CONJUNTO DE VOZES"

"Compreendendo Apocalipse 1: UM CONJUNTO DE VOZES"

Dos versos 1-4a é informado que:

A revelação de Jesus o Messia é originalmente de Deus - Aquele que a lha deu, e foi transmitida por Jesus da parte de Deus à João, através de um anjo de Deus e de Jesus.

A revelação escrita seria para testificar da Palavra de Deus, do testemunho de Jesus o Messias, e de tudo o que foi visto por João em visão.

Biblicamente ao menos o capítulo 1 e cada uma das sete cartas da revelação foi exclusivamente para cada uma das 7 ekklesias na Ásia Menor daquela época; enquanto que o restante se aplica às Ekklesias do nosso tempo.

Estamos, por sua vez, fazendo uma abordagem simples do capítulo um para uma compreensão dele!

No livro de Apocalipse claramente nós encontramos um conjunto de vozes distintas. 

Sendo assim, ao meu ver, a voz\as palavras de Ap 1:8 não são originalmente do Filho de Deus, mas sim do Pai; se analisarmos o contexto, mais especificamente, a saudação, que é a peça chave para a correta compreensão, ficará fácil identificarmos o dono das palavras pronunciadas no verso 8 de apocalipse 1, bem como também de todos os demais por todo apocalipse. 

Dos versos 4b-6 que consta a saudação divina que precisamos prestar muita atenção nela, pois disso depende a compreensão correta de Apocalipse, no tocante a quem pertence originalmente determinadas frases, palavras ou discursos.Ap 1:4-6 ANÁLISE DA SAUDAÇÃO ABAIXO: 

1) SAUDAÇÃO DO PAI E COMO ELE SE APRESENTA OU SE IDENTIFICA: "Graça e paz seja convosco <<<DAQUELE QUE É, QUE ERA E QUE HÁ DE VIR>>>". 

2) SAUDAÇÃO DOS SETE ESPÍRITOS: "E da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono" 

3) SAUDAÇÃO DE JESUS: "E da parte de Jesus o cristo que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." 

Porém, quem virá é o Filho e não o Pai; mas o Filho virá em nome do Pai, o Pai virá na pessoa do Filho, representado pelo Filho, exatamente como veio da primeira vez. V 7 

Daí é usado um termo que muitos aplicam a pessoa errada, pois deveria ser aplicado ao Pai, porém, equivocadamente o aplicam a Jesus. V 8 

Mas porque as palavras do verso oito devem ser identificadas como palavras do Pai e não de Jesus? 

É só prestar atenção aos detalhes entre a saudação do Pai no verso quatro e o que é dito no verso oito; ou seja, é só recorrer ao contexto do texto. 

João a seguir ouve uma voz e essa voz é a voz de Jesus que João vê glorificado. V 9-20 

Uma importante observação:No verso onze, encontramos na JFA-RC a expressão do verso 8: "eu sou o alfa e o ômega o primeiro e o derradeiro"Só que tem um porém; esta expressão encontrada em poucas versões portuguesas no verso 11, se referindo ao Filho como tal, não consta nos melhores manuscritos e nem em algumas traduções acessíveis, por exemplo: Almeida revista e corrigida; versão católica sem apócrifos; Almeida revista atualizada; Nova versão internacional; Bíblia traduzida em português das línguas originais grego e hebraico; por isso podemos desconsiderar tais palavras do verso 11 omitida em muitas versões, pois tendem a gera contradição, já que tais palavras ou tal frase se aplicam sempre ao Pai e não a Jesus em todo o apocalipse; podemos cuidadosamente conferir: Apocalipse 21: 5-7 / Apocalipse 22: 12,13 

Há mas o verso 16 de Ap 22 é Jesus falando!E o verso 8 É o anjo falando!Na verdade, o anjo está falando da parte de Jesus e de Deus. 

Tanto os anjos enviados como os profetas falavam da parte de Deus e nome de Deus como verdadeiros Elohim, emissários, porta-vozes. 

O verso 7,12,13,20 de Ap 22, É a vinda do Pai - o Eterno, obviamente na pessoa de Jesus! 

Jesus virá representando o Eterno, representando Deus o Pai. 

E porque tenho tanta certeza de que as Palavras do verso 13 de Ap 22, se aplicam ao Pai e não ao Filho? 

Simples, por causa do contexto escriturístico de Apocalipse, principalmente da Saudação do Pai em Apocalipse 1: 4! 

Ou seja: Ap 1: 8 É originalmente a voz do Pai que em apocalipse é identificado também como sendo o: "Ao que está assentado no Trono". 

O Pai virá na pessoa do Filho como da primeira vez. 

 O Filho virá em nome do Pai. 

O Pai retribuirá ou recompensará cada um através da pessoa do Filho. 

Quanto ao Filho, este retribuirá da parte de Deus o Pai, em nome de Deus o Pai, conforme Apocalipse 1: 4 aonde, Deus o Pai, na saudação às Ekklesias se identifica como Aquele que é, que era e que há de vir! 

SENDO ASSIM: Em Apocalipse... 

O Pai é o mencionado: aquele que é, que era e que há de vir. 

 O Pai é o mencionado: o Deus todo poderoso. 

 O Pai é o mencionado: o Alfa e o ômega. 

O Pai é o mencionado: o princípio e o fim. 

O Pai é o mencionado: o que dá gratuitamente da água da vida. 

O Pai é o mencionado: o que será o nosso Deus na eternidade.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário