ENTENDEREMOS QUE:
"Nos textos que Paulo fala sobre predestinação
ele faz referência especificamente aos dentre os filhos de Israel."
VEJAMOS:
TEXTO:
Rm
8:29-30 diz: "Porquanto, AQUELES QUE ANTECIPADAMENTE CONHECEU, também os
predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja
o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também
chamou; e aos que chamou, a estes igualmente justificou; e aos que justificou,
a estes também glorificou."
Os predestinados no raciocínio de Paulo, são os que antes
foram conhecidos.
MAS a cerca destes dantes conhecidos por
Deus quem Paulo tem em mente?
CONTEXTO POSTERIOR:
Rm
11:1-5 diz: "Indago, portanto: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De forma
nenhuma! Ora, eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não desprezou o seu povo, O QUAL DE ANTEMÃO CONHECEU. Ou não sabeis o que
a Escritura diz sobre Elias? Como ele clamou a Deus contra Israel, segundo
afirma a Escritura: “Senhor! Assassinaram os teus profetas e destruíram os teus
altares; e somente eu permaneci, e agora procuram matar-me também”. Entretanto,
que lhe declarou a resposta divina? “Reservei para mim sete mil homens que não
dobraram os joelhos diante de Baal!” Assim, pois, em nossos dias, há igualmente
um remanescente separado pela eleição da graça."
AGORA VAMOS PARA O TEXTO DE OUTRA CARTA DO
MESMO PAULO:
Ef 1:5
diz: "E nos predestinou para filhos de adopção por Jesus Cristo, para si
mesmo, segundo o benefício da sua vontade."
Paulo
diz: nos, e não: vos; Precisamos entender que Paulo faz essa distinção na
carta, veja que quando Paulo quer se referir especificamente aos dentre os
gentios ele usa a expressão vos, vós, mas quando ele quer se referir a ele como
judeu e aos demais judeus israelitas ele usa o termo nos, nós.
VEJA:
Ef 1:11-13
diz: "Nele, FOMOS também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o
plano daquele que cria absolutamente tudo de acordo com o propósito da sua
própria vontade, com o objetivo de que NÓS, os que primeiro esperamos em
Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, IGUALMENTE VÓS, tendo ouvido
a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido,
fostes selados com o Espírito Santo da Promessa,"
Ou seja, para quem foi um bom aluno de português fica
claro a distinção entre NÓS e VÓS, entre NOS e VOS, na carta de Paulo aos
Efésios, O NÓS e NOS se refere aos judeus israelitas principalmente os que
criam em Jesus como Messias, E quando Paulo emprega O VÓS e VOS ele se refere
especificamente aos dentre os gentios que foram agraciados.
Foi para os que Paulo se referia quando
dizia nos e nós, que Pedro escreveu:
1 Pe
1:1-2 diz: "Kefá, apóstolo de Jesus o Cristo, aos eleitos e peregrinos da
dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Eleitos segundo a
presciência (O DANTES CONHECER) de Deus nosso Pai, na santificação do Espírito,
para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus o Messias: Graça E Paz Vos
Sejam Multiplicados."
Para os quais Tiago também escreveu:
Tg 1:1
diz: "TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às DOZE TRIBOS QUE
ESTÃO DISPERSAS, saúde."
SENDO ASSIM, O RACIOCÍNIO DE PAULO É:
"Deus predestinou e elegeu as tribos de Israel; E,
os dentre os gentios, fomos agraciados por Deus."
CONCLUSÃO:
Discordar
disso, é discordar do raciocínio do apóstolo Paulo, é simplesmente dizer que o
Apóstolo Paulo está errado, que o Apóstolo Paulo está simplesmente falando
besteira!
BIBLIOGRAFIA:
Elaborado e digitalizado por Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário