sábado, 24 de agosto de 2019

"ELOHIYM" [Pr. Thiago G. Sanchez]

"ELOHIYM"

Pronuncia correta: EloRRiym.

TÍTULO NÃO EXCLUSIVO DO ETERNO.

I. As vezes refere-se a anjos que são seres divinos, divindades, detentoras de certo poder e que auxiliam o Ser Supremo em seu governo sobre toda a criação, todos submissos, subordinados ao Eterno:

Salmo 97:7 "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses [Elohiym]"

Hebreus 1:6 "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem"

II. As vezes se refere a divindades criadas pela imaginação dos pagãos:

Salmo 16:4 "Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses [Elohiym]; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome"

III. As vezes se refere aos juízes:

Salmo 82:1,2,6,7 «Salmo de Asafe» Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses [Elohiym], estabelece o seu julgamento. Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios? … Eu disse: sois deuses [Elohiym], sois todos filhos do Altíssimo. Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir."

IV. Moisés foi constituído pelo Eterno, por Deus [Elohim], ou seja, foi enviado na condição de Elohiym, ao Egito diante dos egípcios e de Faraó, pois Moisés foi enviado pelo Eterno, em nome do Eterno, para falar em nome do Eterno, agir na autoridade e poder do Eterno, como se fosse o próprio Eterno em carne e osso no Egito diante de Faraó, e em total sujeição ao Eterno:

Êxodo 7:1 "Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus [Elohiym] sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta."

V. O Satã e seus anjos das trevas também devem ser identificados como uma divindades, por se tratarem de seres divinos, detentores de certo poder, e que assim como os anjos de Deus, são igualmente subordinados ao Eterno fazem apenas o que o Eterno ordena e/ou permite, respeitando os limites estabelecidos pelo próprio Eterno Ser Supremo Soberano; Paulo se refere à Satã como sendo O THEOS deste século = Theos = Deus = ser divino ou uma divindade = um ser espiritual detentor de certo poder (theos equivale ao hebraico elohiym):

2 Coríntios 4:4 "nos quais O deus [gr. O theos; hb. O elohiym] deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."

Obs. Paulo não escreveu: um Theos; ele escreveu O Theos! E o grego não há esse negócio de theos com t maiúsculo ou minúsculo no texto grego!

Ou seja, Satanás trata-se de divindade, de ser divino, que foi criado por Deus como todos os anjos o foram, e que age com poder neste mundo, na vida dos filhos da desobediência, fazendo destes seus servos e instrumentos!

DICIONÁRIO JAMES STRONG DE HEBRAICO ARAMAICO E GREGO:

0430 אלהים ’Elohiym

plural de 433;

governantes, juízes

seres divinos = anjos

deuses [sentido de ídolos]

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário