terça-feira, 19 de março de 2019

EXEGESE DE FILIPENSES 2:5-11


COMENTANDO VERSO A VERSO

Filipenses 2:5-11 diz: “TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS, O QUAL, TENDO PLENAMENTE A NATUREZA DE DEUS, NÃO REIVINDICOU O SER IGUAL A DEUS, MAS, PELO CONTRÁRIO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO, ASSUMINDO PLENAMENTE A FORMA DE SERVO E TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS SERES HUMANOS. ASSIM, NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, ENTREGANDO-SE À OBEDIÊNCIA ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ. POR ISSO, DEUS TAMBÉM O EXALTOU SOBREMANEIRA À MAIS ELEVADA POSIÇÃO E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER OUTRO NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO, DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA, E TODA A LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.”

Verso 5  diz: “TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS,”

Comentando: Houve um sentimento em Cristo Jesus e esse sentimento foi manifesto por meio de um posicionamento que este veio a manifestar em dado ponto.

Verso 6 diz: “O QUAL, TENDO PLENAMENTE A NATUREZA DE DEUS, NÃO REIVINDICOU O SER IGUAL A DEUS,” 

Comentando: Cristo Jesus ele tem sua origem na eternidade, ele tem plenamente a natureza de Deus significando que ele é divino porque a luz de Pv 8 e de Jo 1 ele foi gerado por Deus o Ser Supremo num ponto na eternidade antes do tempo conhecido identificado como princípio em Gn 1:1 e Jo 1:1; Sendo assim, o Cristo pré-encarnado, identificado como Sabedoria divina e como Palavra de Deus, é divino e não se deve negar sua divindade; ele não foi criado como os anjos mas foi gerado por Deus e em Deus a partir de Sua divina Palavra, para ser a ferramenta divina que cumpriria os desígnios de Deus o Ser Supremo e que traria todas as coisas a existência pelo poder divino que se origina em Deus o Pai o Ser Supremo.

Verso 7 diz: “MAS, PELO CONTRÁRIO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO, ASSUMINDO PLENAMENTE A FORMA DE SERVO E TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS SERES HUMANOS.”

Comentando: Cristo Jesus, antes de assumir total forma humana ao vir ao mundo na condição de segundo ou último Adão, lhe foi revelado por Deus o Pai o Ser Supremo, o plano divino de salvação elaborado por Deus o Pai na eternidade, que envolvia dor, sofrimento, morte, e o Filho Unigênito de Deus tendo conhecimento desse plano divino não exitou em obedecer a Deus o Pai e abraçar a missão divina, ele imediatamente se colocou primeiramente no céu na condição de subordinado àquele que o havia gerado num ponto da eternidade antes do princípio, pois no princípio ele já estava com Deus na condição de ser divino e distinto; isso mostra a existência de uma hierarquia entre Deus o Pai e Seu Filho no céu.

Verso 8 diz: “ASSIM, NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, ENTREGANDO-SE À OBEDIÊNCIA ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ.”

Comentando: Essa subordinação do Filho Unigênito iniciada no céu, foi manifesta e confirmada também na terra pelo Filho de Deus durante seu ministério terreno que incluía passar pela cruz dando sua vida.

Verso 9 diz: “POR ISSO, DEUS TAMBÉM O EXALTOU SOBREMANEIRA À MAIS ELEVADA POSIÇÃO E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER OUTRO NOME;”

Comentando: Essa subordinação iniciada no céu e confirmada na terra, proporcionou ao Filho Unigênito, ao Filho de Deus, a exaltação.

Verso 10 diz: “PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO, DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA,”

Comentário: O Filho, foi feito por Deus o Pai o Ser Supremo, digno, merecedor, de honra.

Verso 11 diz: “E TODA A LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.”

Comentário Conclusivo: O Filho deve e tem que ser honrado por todos pois se trata de uma vontade de Deus o Pai, o Ser Supremo, e isso será para glória de Deus o Pai, o Ser Supremo que, ao contrário do Filho Unigênito, é sem princípio e sem fim de dias; Não O Filho Unigênito não foi criado como as testemunhas de Jeová ensinam; Não O Filho Unigênito não foi criado como se diz que arianismo ensinava; Não O Filho Unigênito não é uma forma do Pai se manifestar como o sabelianismo unicista ensina; O Filho foi gerado em Deus e por Deus, sendo total e plenamente divino junto de Deus, ele teve o seu ponto de início como Ser Divino distinto de Deus o Pai e isso se deu quando foi gerado antes do princípio mencionado em Gn 1:1 e Jo 1:1 pois neste princípio ele já estava com Deus o Ser Supremo e já era um Ser divino distinto daquele que o Gerou a partir de Sua Divina Palavra, como sendo a sua expressa imagem moral, o Ser Mais Sublime que os céus, por meio do qual o Eterno criou todas as coisas; o subordinacionismo não é uma heresia como os trinitarianos tentam fazer parecer que é!

Que tenhamos esse sentimento de humildade que nos leve a ser subordinados, submissos, tendo como espelho o Filho Unigênito do Pai no céu, o Filho de Deus na terra!

Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

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