segunda-feira, 5 de agosto de 2019

"CONHECENDO SOBRE DEUS"


Tema: "CONHECENDO SOBRE DEUS"

Texto: Tiago 2:19 "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem."

EXISTEM DIFERENTES CRENÇAS SOBRE DEUS:

1. Havia os que criam em 3 deuses independentes (isso fere o monoteísmo bíblico).

2. Havia os que criam em 1 Deus que aparece e opera de três modos (sabelianismo = unicísmo = anti bíblico).

3. Havia os que criam em 1 Deus e que Cristo era sua primeira criação (Ário; testemunhas de Jeová).

4. Há os que crêem em 1 Deus existindo em 3 pessoas (Trinitaristas).

5. Há os que crêem em 1 Deus literalmente (monoteísmo do povo de Israel).

6. Há os que crêem em 1 Deus que gerou (e não criou) Cristo antes do princípio, num ponto na eternidade, sendo este Cristo (tanto na condição de pré quanto na de pós encarnado) subordinado a Deus o Pai.

Deuteronômio 6:4 diz: "SHEMÁ YISRAEL ADONAY ELOHEYINU ADONAY ECHAD"

Transliterando para o português: "Ouve Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um."

Um, Echad, é entendido por uns como significando 1 numeral, único e absoluto. 

Um, Echad, é entendido pelos trinitários como significando uma unidade composta.

A Escritura nos anuncia uma fé monoteísta baseada na crença em um Deus apenas!

A grande verdade é que só existe 1 Deus no sentido de Ser Supremo sem princípio ou início de existência.

Esse Deus no sentido de Ser Supremo sem princípio ou início de existência, gerou em um ponto na eternidade um ser divino, pois no princípio esse ser divino já existia como ser divino distinto de Deus, e este ser divino foi gerado para ser tanto a ferramenta divina por meio da qual Deus criaria todas as coisas, como também seria aquele que cumpriria o plano divino de salvação elaborado por Deus na eternidade para salvar os seres humanos; esse Cristo é chamado de pai da eternidade no sentido de ser o autor da eternidade, significando que, por meio dele nós entramos na eternidade com corpo ressurreto, pois ele cumpriu o plano de salvação da parte de Deus; esse divino filho de Deus se mostrou subordinado a Deus Ser Supremo Pai vindo como ser humano ao mundo e como homem se fazendo servo subordinado não alterando nada no plano de salvação sendo obediente até quanto a etapa do morrer pregado em uma Cruz; tudo o que Cristo fez foi pela capacitação de Deus Ser Supremo o Pai através do Espírito do Deus Santo que o preencheu após seu batismo em água; o discernimento de espíritos, o conhecimento do que havia dentro do Homem, o andar sobre as águas, os milagres, os sinais, tudo foi através da capacitação divina sobre ele; Cristo é divino sim e não se deve negar sua divindade, Porém tudo o que ele fez como homem foi pela capacitação divina do Eterno através do Seu Santo Espírito.

A sabedoria divina é uma personificação do Cristo pré encarnado gerado num ponto na eternidade antes do princípio para ser a ferramenta divina. Provérbios 8:24-31 "Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens."

Jesus é Deus no sentido de ser divino, de modo que não se pode negar sua divindade como ser divino pré encarnado; mais ele foi gerado num ponto na eternidade como ser divino distinto, logo houve um momento em que Deus o Ser Supremo estava sozinho pois Cristo foi gerado por Deus num ponto na eternidade de modo que no princípio ele já existia como ser divino gerado e distinto de Deus o Pai Ser Supremo Echad Todo Poderoso! João 1:1-3 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

O divino Filho de Deus tanto pré encarnado quanto pós encarnado, encarnado, e pós encarnado ressurreto a direita de Deus, é subordinado a Deus o Pai Echad Ser Supremo Todo Poderoso.

Filipenses 2:5-11 Traduzindo Direto Do Texto Grego, Temos: “Tenha a mesma mente, o mesmo entendimento que Cristo, que existindo em forma de Deus, não apreendeu, não usurpou, não se apoderou, para si, o liderar sua existência da mesma forma que Deus; em vez disso, esvaziou-se, anulou-se, privou-se, a si mesmo, assumiu a forma de servo, aceitando a semelhança externa de um ser humano, e assim foi feito; na condição de homem humilhou a si próprio, fazendo-se submisso até para morrer morte de cruz. Por isso o DEUS EXALTOU-O a uma POSIÇÃO DE HONRA, e mostrou favor DANDO À ELE O NOME ACIMA DE TODO NOME, de modo que ou para que em o nome de Jesus todo tipo de joelho dobre-se ou curve-se, dos que estão no céu, e na terra, e no subterrâneo ou debaixo da terra, e todo tipo de língua ou linguagem, reconheça ou concorde plenamente que Jesus o Cristo é SENHOR para glória, louvor, honra, de Deus Pai.”

O Pai e o Filho tratam-se de dois seres distintos; O Pai é maior que o Filho e o Filho é Subordinado ao Pai; O Pai é sem princípio de existência e o Filho tem princípio de existência. 

O Espírito Santo por sua vez não se trata de um ser distinto do Pai e do Filho; O Espírito Santo é O próprio Deus Ser Supremo o Pai que é Espírito e Santo; O termo Espírito Santo trata-se de uma outra nomenclatura para Deus que é Espírito e Santo, bem como Trata-se da forma como Deus o Pai Ser Supremo entra em nossa dimensão e em contato com sua criação material; Deus O Pai Ser Supremo, por ser infinito em poder, infinito em santidade, infinito em glória, infinito em santidade, infinito em tamanho, se entrasse em nossa dimensão e entrasse em contato conosco em sua infinitude, simplesmente causaria a destruição de toda sua criação que não suportaria tal manifestação divina; então Deus o Ser Supremo para entrar em contato conosco de forma segura sem nos colocar em risco, entra em nossa dimensão e em contato com sua criação, de forma compacta, e essa manifestação de forma compacta de Deus o Pai Ser Supremo é também chamada de Espírito Santo; é por meio dessa forma compacta, que por Deus somos convencidos, capacitados, é por meio dessa manifestação divina compacta de Deus o Pai Ser Supremo Echad que nos é comunicado tudo o que pode ser comunicado da parte de Deus o Pai que é Espírito e Santo.

Sendo assim, temos:
1 Ser Supremo Deus o Pai Eterno. 
1 Ser divino gerado na eternidade subordinado e ao mesmo tempo mais sublime da parte de Deus possuindo em si a expressa imagem moral do que Deus é, e em quem habita a plenitude da divindade porque Deus não lhe deu Espírito por medida quando o preencheu após o batismo em água.

O Espírito Santo não é outro Espírito distinto do Espírito de Deus; O Espírito Santo é o Espírito do Pai, Trata-se do mesmo Espírito; Só existe um Espírito que é o Espírito do Pai que Santo; logo o Espírito Santo não é uma força ativa e sim o Espírito do próprio Deus tanto em sua infinitude na dimensão eterna, quanto em sua forma compacta de se manifestar em nossa dimensão preenchendo-a totalmente e entrando em contato conosco; até porque se a simples energia elétrica produzida na hidroelétrica se chegar em nossa casa em sua total voltagem produzida na hidroelétrica, simplesmente causaria uma explosão, porque seria algo mais do que poderia ser suportado; que dirá a manifestação do Eterno Ser Supremo Deus o Pai entrando em nossa dimensão e entrando em contato com sua criação em sua infinitude santidade, glória, poder, presença; seria algo simplesmente terrível pois não suportaríamos.

Jesus poderia ter mencionado em algum momento que Deus é trino mas ele não o fez; pelo contrário, ele confirma a crença judaico israelita monoteísta! 

Marcos 10:18 E Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Marcos 12:29-30 "Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças."

Marcos 12:32-34: Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo.

João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Um texto que poucos compreendem é o texto a seguir onde através do contexto vemos que o escritor está falando de Deus o Pai e de Cristo; a Deus o Pai é dito que é o Deus verdadeiro, e Cristo o seu enviado por meio de quem se obtém a vida eterna. 1 João 5:20 "Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

O trecho a seguir entre colchetes [ ], trata-se de uma nota de roda pé de um manuscrito que acabou sendo inserida no texto por copistas. 1Jo 5:7-8: Porque [três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E] três são os que testificam na terra: O Espírito, a água e o sangue; e estes três concordam num.

Sendo que o texto correto ou original é: 1 João 5:7,8 "E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam."

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário