sábado, 30 de novembro de 2019

"UM RECADO PARA AQUELES QUE INTEGRAM A IGREJA DE CRISTO!"


"UM RECADO PARA AQUELES QUE INTEGRAM A IGREJA DE CRISTO!"

Texto: Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhr-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

Se não nos preservarmos salvos, seremos julgados com base no conhecimento que tivemos a cerca da lei de Deus, a cerca do vontade de Deus, e que ainda sim transgredimos por puro desprezo e rebeldia, em vida; Já aqueles que, não fazendo parte da Casa de Deus, transgridem por falta de conhecimento, tal ignorância será levada em consideração pelo Justo Juiz; Aqueles que servem a Deus e conhecem a lei de Deus, mas a violam por desprezo e rebeldia, andando na contra mão da vontade de Deus desafiando a Deus e a Cristo, estes ficarão fora do Reino de Deus, porque quem é salvo obedece e quem obedece se conserva salvo, estes serão punidos com mais intensidade e por mais tempo, que os ímpios que na sua ignorância com relação a lei de Deus transgridem a lei de Deus e morrem neste estado de iniquidade e ignorância; estes ímpios por causa da ignorância com relação a lei de Deus, sofrerão no fogo, mas com menas intensidade e por menos tempo, que os que estando na casa de Deus conhecendo a lei de Deus sabendo o que é certo e ainda sim por puro desprezo e rebeldia fazem o errado habitualmente, como que desafiando e afrontando a Deus e a Cristo, no lago de fogo com enxofre. SENDO ASSIM: É MUITO BOM ABRIMOS O NOSSO OLHO!

Lucas 12:47,48 "Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem age para agradá-lo, será castigado com extrema severidade. Contudo, aquele que não conhece a vontade do seu senhor, mas praticou o que era sujeito a castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais ainda será requerido."

SE VOCÊ TRANSGRIDE SABENDO QUE NÃO É PRA TRANSGREDIR MAS AINDA SIM TRANSGRIDE E ENSINA A OUTROS A IREM PELO MESMO CAMINHO, VOCÊ SE ENQUADRARÁ EM MT 7:21-23 FICARÁ FORA!

Mateus 7:21-23 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

SE VOCÊ TRANSGRIDE POR FALTA DE CONHECIMENTO OU ENTENDIMENTO E ENSINA OUTROS A FAZEREM O MESMO POR CAUSA DE FALTA DE ENTENDIMENTO E NÃO POR DESPREZO E REBELDIA, ENTÃO O SENHOR ALIVIARÁ O TEU LADO. VOCÊ SE ENQUADRA EM MATEUS 5:19 ELE TE DEIXARÁ ENTRAR, PORÉM VOCÊ SERÁ CHAMADO DE MENOR.

Mateus 5:19 "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus."

SENDO ASSIM: É MUITO BOM AQUELES QUE INTEGRAM A IGREJA DE CRISTO ABRIREM O OLHO!

Conclusão: Hebreus 3:8 “Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tenção no deserto.”

MAS, e o que ocorre com a alma condenada após pagar o justo castigo pelas suas transgressões no lago de fogo com enxofre? 

A resposta está aqui: 

Bibliografia:
Pr. Thiago G. Sanchez

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

“NÃO EXISTE EVANGELHO SEM TORAH!”


“NÃO EXISTE EVANGELHO SEM TORAH!”

Texto Chave: "mas o fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a gentileza e o auto-controle. Contra tais coisas não há lei "
Gal. 5:22-23.

Gl 5:22 é uma vida guiada pelo Espírito na Torah de Deus com fé em Cristo nos torna irrepreensíveis, pois as obras da carne são transgressões da torah!

GL 5:22,23 é fenomenal, pois nos mostra o Espírito de Deus nos capacitando (como resultado da fé\confiança em Cristo e do adentrar verdadeiramente na Nova Aliança) para uma vida de obediência a Torah de Deus, o que nos torna irrepreensíveis diante da lei tanto a Deus quanto a dos homens....

A lei é santa justa boa perfeita espiritual.
A lei é lâmpada luz verdade e vida.

O problema está no ser humano em sua natureza decaída que precisa ser regenerada!

Onde Deus disse que a obediência a Torah era para salvação?
A Torah NUNCA foi dada por Deus para salvação!

Conforme Paulo escreveu em Romanos 2:14-16,26-29

Paulo está dizendo que: O processo interno da nova aliança que ocorre naqueles que realmente adentram nela, faz com que, mesmo que por exemplo os dentre os gentios, mesmo não tendo um rolo escrito da lei de Deus para ler, estudar, e aprender para assim praticar a vontade de Deus, o Espírito Deus ao ser internalizado em tais pessoas, faz com que a torah de Deus seja posta na mente e no coração de tais pessoas, de modo que, mesmo estas pessoas não tendo um rolo da lei de Deus escrita para poder estudar e aprender para por em prática, ainda sim, estes dentre os gentios, naturalmente estavam vivendo de uma forma em conformidade coma lei de Deus, que muitos judeus tradicionais não estavam vivendo mesmo tais judeus israelitas tendo um rolo da lei de Deus escrita para estudar e consultar!

Alguns indivíduos ensinam que hoje na dita dispensação da graça, nós obedecemos a lei de Cristo que é vista como algo distinto da lei de Deus.

Está bem.

Pergunto, se hoje obedecemos a Lei de Cristo, que é vista ou entendida (por alguns) como uma outra lei, distinta da lei de Deus, então qual é a lei de Cristo?

Não venha me dizer que é a lei do amor, do amar a Deus e ao próximo!


Amor é lei de Deus! É Torah!

Evangelho antes de ser Evangelho é Torah.
Crer no Messias antes de ser Evangelho é Torah. Deuteronômio 18:15,18
Amar a Deus por inteiro em todos os aspectos, antes de ser Evangelho é Torah.
Amar o próximo como a si mesmo, antes de ser Evangelho é Torah.
Honrar os pais, antes de ser Evangelho é Torah.
Não fazer aos outros, aquilo que não quer que seja feito a si, antes ser Evangelho é Torah.
Fazer aos outros, aquilo que quer que seja feito a si, antes de ser Evangelho é Torah.
Ser sal e luz, antes de ser Evangelho é Torah.
Ter bons olhos, antes de ser Evangelho é Torah.
Ser bondoso, antes de ser Evangelho é Torah.
Não ser avarento ganancioso, antes de ser Evangelho é Torah.
Não adulterar, antes de ser Evangelho é Torah.
Não assassinar tanto na superficialidade quanto na profundidade da questão, antes de ser Evangelho é Torah.
Não ser um idólatra, antes de ser Evangelho é Torah.
Não roubar, antes de ser Evangelho é Torah.
Devolver o que não te pertence, antes de ser Evangelho é Torah.
Não ser egoísta, antes de ser Evangelho é Torah.
Não ser vingativo, antes de ser evangelho é Torah.
Repartir com os necessitados, antes de ser Evangelho é Torah.
Não mentir sobre as pessoas, antes de ser Evangelho é Torah.
Não se deixar influenciar pelo presente século, antes de ser Evangelho é Torah.
Ser uma pessoa humilde, antes de ser Evangelho é Torah.
Devolver o que achou e sabe de quem é, antes de ser Evangelho é Torah.
Pagar os funcionários em dia, antes de ser Evangelho é Torah.
Ter caráter, antes de ser Evangelho é Torah.
Ter boa índole, antes de ser Evangelho é Torah.
Ser solidário, antes de ser Evangelho é Torah.
Crer que Deus é 1, antes de ser Evangelho é Torah.
Não fazer acepção de pessoas, antes de ser Evangelho é Torah.
Se pôr em quarentena para não transmitir uma doença contagiosa a outras pessoas sadias que é demonstração de amor ao próximo, antes de ser Evangelho é Torah.
Servir e cultuar a Deus, antes de ser Evangelho Torah.

O RESUMO DE TUDO ISSO É O AMOR; MAS PERGUNTO: COMO POSSO AMAR, SE EU INFRINGIR ESSAS INSTRUÇÕES DIVINAS, QUE AMOR SERÁ ESSE HEIN? LOGO O TUDO SE RESUME EM AMOR, NÃO SIGNIFICA QUE TODAS AS COISAS ACIMA QUE ANTES DE SER EVANGELHO É TORAH, NÃO DEVEM SER OBSERVADAS!

Tire a Torah e estará tirando o Evangelho; pois o Evangelho se origina na Torah!

Tirar a Torah é tirar o Evangelho, a final o que eles usavam para pregar o Evangelho quando não existia um compêndio de documentos agrupados e declarados canônicos pela ICAR?

Para uma pessoa que vive assim pela ação e capacitação do Espírito internalizado não há realmente lei que o pegue pois ele está andando dentro dos limites da lei preservando assim sua liberdade em Cristo não cumprindo os desejos de sua carne que engloba coisas que resultam em transgressão da lei de Deus.

Desobedecer o Evangelho é a mesma coisa que desobedecer a Torah!

É por isso que o cristianismo está esta porcaria que está! E ainda acham que o arrebatamento será pré TRIBULACIONISTA para serem livres da grande tribulação, só pode ser piada isso!

"mas o fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a bondade, a fidelidade, a gentileza e o auto-controle. Contra tais coisas não há lei" Gal. 5:22-23.

Encerro com o seguinte texto: II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

BIBLIOGRAFIA:
Pr. Thiago G. Sanchez

"UMA BREVE ANALISE DA CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS CAP. 1 AO 5"


"UMA BREVE ANALISE DA CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS CAP. 1 AO 5"

RESUMO CAP 1.

Paulo era um judeu fariseu extremamente zeloso e praticante da Torá; porém, ele já começa esta carta deixando bem claro para os Gálatas que ele não se auto intitulou um emissário; que ele não foi levantado por homens; que seu chamado apostólico foi fruto da graça de D-us, e não fruto do seu merecimento ou esforço próprio; que foi escolhido pelo Messias como seu emissário\apóstolo. V 1-5

Paulo faz também um resumo do Evangelho que ele anunciava: a Morte expiatória do Messias; o perdão dos pecados; a salvação; a obediência a vontade de D-us; a ressurreição. Esse vai ser o padrão que Paulo vai utilizar para confrontar as falsas e “supostas” “boas novas” que estavam sendo anunciadas no meio dos Gálatas. V 6-9

Haviam nessa época alguns no meio da comunidade na Galácia estavam difamando o ministério de Paulo, colocando em dúvida sua autoridade apostólica, e contrariando o evangelho que ele havia transmitido aos Gálatas; Homens infiltrados no meio dos Gálatas estavam, na ausência de Paulo, transmitindo um falso evangelho, ou seja, notícias enganosas e distorcidas, e com isso estavam conseguindo levar muitos dentre aqueles que haviam começado a caminhar na estrada da salvação, a negar a eficiente suficiência do sacrifício salvífico de Cristo, se desviar assim para a perdição. V 10-11

Paulo passou do judaísmo tradicional (literalmente judaísmo; o judaísmo não messiânico) para o judaísmo messiânico. V 12-24

Paulo vai abordar em toda essa carta a veracidade das boas novas de D-us que ele transmitia e vai combater o legalismo que estava sendo introduzido entre os crentes na comunidade na Galácia.

Legalismo é o falso princípio de que D-us concede aceitação às pessoas, considerando-as justas e dignas de estarem em sua presença, com base na obediência delas a um conjunto de regras, e isso a parte de colocarem sua confiança em D-us, sujeitando-se aos cuidados dele, amando-o e aceitando o seu amor por elas.

A lição que extraímos destes versos iniciais nessa carta é:

Como o homem responsável por firmar a comunidade na Galácia no caminho certo, não restou escolha ao emissário Paulo a não ser a de condenar com o uso da linguagem, do modo mais enérgico possível, aqueles que tentavam destruir o que não era apenas o seu trabalho, mas a obra de D-us; esses são aqueles que escolhem desafiar a verdade de modo intencional e por razões egoístas, pregam um evangelho falso e medíocre; estes merecem punição; não podem ser poupados; a condenação de amaldiçoados caso não se arrependam é certa para estes homens.

RESUMO CAP 2.

Existe algo que diferencia ou que distingue a mensagem das boas novas que Paulo transmitia as comunidades gentílicas: A sua insistência enfática de que OS GENTIOS NÃO PRECISAVAM SE TORNAR JUDEUS (DEIXANDO UMA CULTURA E SE UNINDO A OUTRA CULTURA: A JUDAICA) para que pudessem crer no Messias; porém, isso para os judaizantes (judeus tradicionais espiões infiltrados no meio da comunidade da Galácia que estavam conseguindo fazer a cabeça de muitos gentios na comunidade da Galácia) era um grande absurdo; mas Paulo deixa bem claro que os gentios da Galácia (não só eles, mas também todos os gentios) estavam realmente livres disso; e ainda chama isso de jugo de escravidão, e Paulo ainda alerta aos Gálatas por meio dessa carta, ao dizer que tal posicionamento ensinado pelos judaizantes, seria um grave perigo para a verdade das boas novas. V 1-5

A ESSÊNCIA das boas novas proclamada pelo emissário e rabino judeu messiânico Paulo entre os gentios, era a mesma ESSÊNCIA das boas novas proclamada pelos demais judeus messiânicos emissários do Messias, a saber, “que o Messias judeu de Israel morreu pelos pecados, segundo as Escrituras; e ele foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com o que diz a Escritura” V 7-9

Paulo no Cap 1 deixou claro ao Gálatas que ele não recebeu as boas novas que ele anunciava de nenhum ser humano nesta terra, ele não as recebeu do rabino judeu não messiânico Gamaliel e de nenhum dos judeus não messiânicos, muito menos dos outros judeus emissários\apóstolos do Messias. As boas novas que Paulo anunciava entre os gentios, ele anunciava da maneira como ele recebera por revelação direta da parte do Messias.

Porém, a circuncisão rapidamente tornou o símbolo de toda a controvérsia no meio da comunidade da Galácia, isso porque (segundo Paulo explica perfeitamente nesta carta) quando um gentio se permite ser circuncidado, ELE SE OBRIGA a obedecer toda a Torá, tanto a escrita quanto a oral; isso quer dizer que, ele ELE SE OBRIGA a se unir ao povo judeu como um judeu, tornando um prosélito.

Paulo deixa claro aos Gálatas por meio dessa carta que era e é errado judaizar os crentes gentios, ao citar um ocorrido em Antioquia entre ele e Pedro nos Vrs 11-21 de Gl Cap 2., onde Paulo relata que deixou claro para Pedro (e agora também para a comunidade da Galácia) que não há diferença entre judeus crentes no Messias e gentios crentes no Messias; não pode haver desprezo; não pode haver preconceito; o judeu continua sendo judeu e o gentio continua sendo gentio. Não há diferença entre ambos porque ambos morreram com Cristo sendo sepultados no batismo de sua morte, e ressuscitaram juntamente com Cristo, justificados e santificados por meio da fé no Messias; porém, um judeu crente no Messias ou um gentio crente no Messias, que tenta obter a justificação por meio do legalismo, por meio do esforço próprio, inutiliza a morte do Messias.

RESUMO DO CAP 3.

Paulo vai energicamente deixar bem claro que os benefícios que os Gálatas haviam experimentado da parte de D-us foi fruto da confiança e fidelidade deles, e não de atitudes legalistas. V 1-5

Paulo cita o exemplo de Abraão e deixa bem claro que Abraão não fez o que fez (obedeceu a instrução de D-us) por mero legalismo; ele obedeceu por que confiou em D-us, e essa confiança (como bem disse o Apóstolo Tiago) foi externada por meio de suas ações em obediência a instrução de D-us. A obediência de Abraão não era fruto de legalismo e sim da confiança deste em D-us. V 6-9

Se os Gálatas cometessem o erro de cair no legalismo eles não só estariam deixando de depositar a confiança e a fidelidade deles no Evangelho, como também estariam se colocando debaixo de todas as maldições da lei, visto que seriam obrigados a guardar toda a lei nos mínimos detalhes (o que é realmente impossível; está fora do nosso alcance); eles deveriam preservar a confiança no Messias e em sua obra realizada na cruz do Calvário. V 10-14

Eles não precisavam se tornar judeus, pois eles em união com o Messias eram filhos de D-us e de Abraão assim como os judeus crentes no Messias. V 26-29

Resumo Cap 4.

Paulo deixa claro que D-us enviou o Messias para proporcionar justamente a liberdade desse espirito de legalismo que a princípio enganava e escravizava tanto judeus quanto gentios (quando meninos no entendimento) se assenhoreando de suas vidas; legalismo esse no qual os judaizantes (falsos irmãos) estavam levando muitos na Galácia a se envolverem e assim caírem da graça; porém, sempre foi pela GRAÇA; desde o princípio foi a GRAÇA de D-us; é a maravilhosa e imeresível GRAÇA de D-us; por isso os Gálatas precisavam se livrar imediatamente desse espirito de legalismo para o qual muitos dentre eles estavam se entregando; pois só assim seriam como Isaque. Vrs 3-5,28-31

RESUMO CAP 5.

Paulo está novamente advertindo os Gálatas a não cometerem o erro de cair no legalismo, se deixando ser circuncidados, pois caso contrário estariam se distanciando de Cristo, inutilizando o sacrifício do Messias, caindo da Graça (pela qual somos salvos por meio da fé\Emuná\confiança no Messias e em sua obra efetuada no madeiro), e literalmente PERDIDOS! V 1-4

O que D-us queria dos Gálatas (não somente deles, como também quer de todos os gentios hoje) era e é a CONFIANÇA depositada no Messias e em sua obra efetuada no Calvário, CONFIANÇA essa, externada ou manifestada por meio de suas 'boas obras', i.e, ações em obediência a Torá\instrução, demonstrando (na prática [obviamente, porque FORAM GRATUITAMENTE justificados é claro!, e, não para serem justificados por seus próprios esforços humanos; pois do contrário estariam cometendo o erro de cair no legalismo!] por meio de suas ações em acordo com sua fé) o amor para com D-us e para o próximo (V 6), tomando é claro o devido cuidado para que essa obediência não vire obra de legalismo por meio de uma motivação interior errada (como já explicado acima entre []; pois isso seria se colocar novamente debaixo do jugo da escravidão do espirito de legalismo. Os gentios da Galácia deveriam tomar cuidado quanto ao legalismo para o qual alguns estavam querendo levá-los por meio de uma persuasão maligna. V 7-10

Os Gálatas porém, deveriam tomar cuidado também para não cometer outro erro grave chamado antinomianismo, que seria o abuso da liberdade recebida, transformando essa liberdade em licenciosidade. A liberdade deveria ser usada\usufruída com responsabilidade pelos Gálatas no Messias, e não como desculpinha esfarrapada, para se inclinar aos desejos pecaminosos da carne reprovados por D-us nas Escrituras; Não somos livres para fazermos o que quisermos, somos livres para escolhermos fazer o certo - a vontade de D-us expressa em sua Palavra, vivendo como pessoas que verdadeiramente foram lavadas e remidas pelo sangue do Messias, verdadeiros filhos de D-us, como pessoas verdadeiramente salvas, como pessoas que foram verdadeiramente justificadas pela fé\confiança no Messias, transformadas pelo poder de D-us através da ação do Ruach há Kodesh (Espírito Santo) em conjunto com a Palavra de D-us em nossas vidas! V 13-21 obviamente que santo santo santo somente um o foi nessa terra: o Messias; porém, nos esforcemos para que com a ajuda divina sejamos amanhã pessoas melhores do que o somos o hoje, façamos isso porque FOMOS justificados, e não para sermos justificados! 

Que as ações do gentios crentes no Messias, em obediência a Torá e com a motivação interior correta, testificarem de real e graciosa justificação destes no Messias como resultado confiança destes Nele; fidelidade a D-us nosso Pai, fidelidade ao Messias enviado por D-us por aquilo que ele o fez por no madeiro; é isso que D-us o Pai e o Messias esperam de seus servos e servas nessa terra.

Pr. Thiago G. Sanchez

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

"MONOTEÍSMO BÍBLICO"


"MONOTEÍSMO BÍBLICO"

(PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO DE DEUS)

Texto Chave: Deuteronômio 6:4 diz: "Shemá Yisrael Ado-nai Elohênu Ado-nai Echad - Ouve Israel, ADO-NAI nosso Deus ADO-NAI é Um"

JESUS CITA O SHEMÁ:
Marcos 12:28-34 diz: "Um dos mestres da lei achegou-se e os ouviu argumentando. Ao constatar como Jesus lhes houvera respondido esplêndidamente, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Esclareceu Jesus: “O mais importante de todos os mandamentos é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus é o único Senhor. Amarás, portanto, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força’. E o segundo é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não existe qualquer outro mandamento maior do que estes”. Então o escriba exaltou Jesus: “Muito bem, Mestre! Estás absolutamente certo ao afirmares que Deus é único e que não existe outro que se compare a Ele. E que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas juntos”. Jesus, por sua vez, vendo que o homem havia respondido com sabedoria, revelou-lhe: “Não estás distante do Reino de Deus!”. E, a partir disto, não havia mais alguém que ousasse lhe questionar coisa alguma."

O APÓSTOLO TIAGO TAMBÉM MENCIONA A FÉ MONOTEÍSTA BÍBLICA:
Tiago 2:19 diz: "Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem!"

O QUE PODEMOS FALAR BASICAMENTE SOBRE DEUS NO SENTIDO DE SER SUPREMO É:
1. Deus (o Ser Supremo) é infinito em poder.
2. Deus (o Ser Supremo) é infinito em glória.
3. Deus (o Ser Supremo) é infinito em santidade.
4. Deus (o Ser Supremo) é infinito em dimensão de Sua realidade existencial.

Sendo assim, Deus (o Ser Supremo) é realmente e indiscutivelmente Terrível como bem está escrito. Deuteronômio 7:21 / Deuteronômio 10:17

Deus - o Ser Supremo, que é Espírito, não é uma pessoa ou um ser pessoal literalmente; Ele assim é revelado através das Escrituras por causa do nosso entendimento que é limitado, para facilitar ou ajudar nossa compreensão que é finita, limitada.

SENDO ASSIM:
Deus, em se tratando do Ser Supremo, é Echad, ou seja, é 1, é único, é absoluto, é exclusivo.

POR EXEMPLO:
O Eterno ensinou essa verdade divina.
Jesus confirmou essa verdade divina.
Tiago mencionou essa verdade divina.

As nações antigas eram politeístas, acreditavam em muitas supostas divindades que na verdade era fruto da imaginação das nações pagãs cegadas e influenciadas pelo o Deus (ho Theos) deste Século, a saber, Satanás.

Falando agora sobre Deus o Ser Supremo que como já foi dito é terrível e foi explicado o porque.

Imagine comigo, vou usar um exemplo, para ajudar na compreensão do quão terrível é Deus o Ser Supremo.

VAMOS USAR COMO EXEMPLO A ENERGIA PRODUZIDA PELA HIDROELÉTRICA:

A energia elétrica sai da usina ou é transmitida pela usina, com 750.000 Volts,  ela então é enviada para as subestações através de torres de transmissão até chega nas subestações reduzida a 138.000 Volts.

Nas subestações a energia novamente é diminuída no transformador de potência em 1.000 vezes e enviada em direção as casas, prédios, escolas, lojas, etc.

Antes de chegar nas casas, prédios, escolas, lojas, etc, a energia passa pelo transformador de rede que podemos ver nos postes de luz localizados nas ruas do nosso bairro, onde ela é reduzida a 13.800 volts.

Do transformador de potência a energia vai para os fios que ficam nos postes das ruas, nessa fase a energia é transmitida a 110 ou 220 volts, até que chega no poste da casa chamado de poste padrão de entrada de energia para ter uma das duas tensões ou ambas na casa por exemplo.

Um equipamento fabricado para receber 110 volts se receber 220 volts ele não irá suportar e o resultado será a danificação do equipamento.

Agora imagine se a energia que sai da usina hidroelétrica com 750.000 volts chegasse na nossa casa com essa potência toda; o que você acha que ocorreria?

Mas o que Deus tem a ver com isso? Talvez você esteja pensando consigo mesmo!

O poder de destruição provocado pela infinita presença de Deus, é infinitamente mais catastrófico que o poder de destruição da energia quando esta sai das hidroelétricas caso chegasse em nossas casas sem antes passar por um processo de redução para só então entrar em nossas residências.

É simplesmente impossível Deus (em se tratando do Ser Supremo Echad) entrar em contato com nosso mundo, com o nosso céu e terra, bem como conosco, na infinitude das quatro coisas básicas que Deus o Ser Supremo o é, sem causar a completa destruição de tudo, simplesmente porque nada disso (incluindo nós mesmos) suportaria, nenhum de nós permaneceria vivo!

DE MODO QUE AQUILO QUE ALGUNS SUPÕEM QUE SEJA A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE É NA VERDADE DUAS COISAS:
1. Uma referência ao próprio Deus (em Se tratando do Ser Supremo) que é ESPÍRITO bem como é SANTO. João 4:24 / Atos 5:3,4,9
2. Uma referência a forma compacta e segura por meio da qual o Eterno Deus Ser Supremo Echad que é Espírito e Santíssimo entra em contato com toda sua criação neste céu e terra, sem a destruir com o infinito fulgor de Sua Glória; E apesar de ser uma manifestação divina reduzida e compacta, ela ainda sim é suficiente para preencher toda terra e céu; É por meio dessa manifestação divina de forma compacta de Deus O Ser Supremo ETERNO (que é 1), que tudo o que pode ser comunicado dEle à nós, é por Ele comunicado de forma segura, sem nos destruir tendo em vista que nossa estrutura não suportaria; por exemplo, é por meio dessa manifestação divina de Deus O Ser Supremo Echad (que é Espírito e Santo) reduzida e compacta dEle, que nós somos convencidos do pecado, da justiça e do juízo, somos ajudados em nossas orações, somos fortalecidos, somos consolados, somos animados, recebemos dons espirituais, somos transformados, somos capacitados com poder, é produzido em nós o que Paulo chama de fruto do Espírito, nos é comunicado o que Deus (que é Espírito e Santo) está sentindo, etc.

Deus, em se tratando do Ser Supremo Echad 1, e, o Espírito Santo (Ruach HáKodesh), não são dois Espíritos distintos, onde cada um habita em um trono divino distinto; na verdade, são duas referências para se referir a um único Ser, e, a forma como Este Ser Terrível se manifesta em nosso céu e terra de forma segura e compacta para nossa própria segurança e preservação sem provocar nossa destruição.

De modo que o Espírito Santo é Deus, simplesmente por se tratar do próprio Deus no sentido de Ser Supremo, que é 1 literalmente, bem como é Espírito, como Jesus mesmo disse para a Samaritana, e é Santo, Santíssimo, como as Escrituras ensinam!

Ou seja, o termo Espírito Santo é uma das muitas nomenclaturas que encontram-se nas Escrituras para se referir a Deus o Pai, só que no caso desse termo também se refere a forma compacta como O Eterno Deus o Pai se manifesta sem causar a destruição com o infinito fulgor de Sua Glória!

Daí entramos em outro Ser Divino, que é conhecido como o Verbo ou a Palavra, o Filho de Deus.

O QUE AS ESCRITURAS ENSINAM SOBRE ELE:

Ele é Divino e sua divindade não pode ser negada. João 1:1 / Isaías 48:16

Jesus é Deus por ser divino mas ele não é Deus no sentido pleno que Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 o é. João 8:58

Ele teve um princípio de existência como Ser divino num ponto na Eternidade (Provérbios 8:24,25), antes do princípio no qual ele já existia como Ser Divino distinto do Eterno Ser Supremo Echad 1 (João 1:1 / Gênesis 1:1), que o gerou em si como Seu Divino Unigênito (João 1:14,18 / João 3:16,18 / 1 João 4:9), a partir de Sua divina Palavra e por isso ele se Palavra de Deus (Apocalipse 19:13 / João 1:1,14), para que este Filho Unigênito (que é a expressa imagem moral do Eterno [Hebreus 1:3; essa é a semelhança entre o Pai e o Filho, citada em: Gênesis 1:26 / Gênesis 5:1] que é o Ser mais Sublime que os céus [Hebreus 7:26] e que toda a criação), fosse a ferramenta divina (Provérbios 8:30) por meio da qual tudo pela vontade do Eterno seria trazido a existência (João 1:3 / Colossenses 1:16) pelo poder que se origina no Eterno, como um verdadeiro arquiteto [Provérbios 8:30] de Deus O  Ser Supremo Echad 1 que é O Pai - Espírito e Santo.

DE MODO QUE:

O Espírito Santo não é um ser distinto de Deus O Pai O Ser Supremo Echad 1.

O divino Filho sim é um Ser Divino distinto de Deus o Pai Ser Supremo Echad 1.

Esse divino Filho gerado num ponto na Eternidade, antes do princípio, desde o momento em que foi gerado num ponto na Eternidade até agora e por toda a eternidade futura foi, é, e será submisso ou subordinado a Deus o Ser Supremo Echad 1, que se trata de Deus o Pai. Filipenses 2:5-11

TRADUZINDO DIRETO DO TEXTO GREGO, NÓS TEMOS:
“Tenha a mesma mente, o mesmo entendimento que Cristo, que existindo em forma de Deus, não apreendeu, não usurpou, não se apoderou, para si, o liderar sua existência da mesma forma que Deus; em vez disso, esvaziou-se, anulou-se, privou-se, a si mesmo, assumiu a forma de servo, aceitando a semelhança externa de um ser humano, e assim foi feito; na condição de homem humilhou a si próprio, fazendo-se submisso até para morrer morte de cruz. Por isso o DEUS EXALTOU-O a uma POSIÇÃO DE HONRA, e mostrou favor DANDO À ELE O NOME ACIMA DE TODO NOME, de modo que ou para que em o nome de Jesus todo tipo de joelho dobre-se ou curve-se, dos que estão no céu, e na terra, e no subterrâneo ou debaixo da terra, e todo tipo de língua ou linguagem, reconheça ou concorde plenamente que Jesus o Cristo é SENHOR para glória, louvor, honra, de Deus Pai.” Filipenses 2:5-11

TEXTO GREGO NOVO TESTAMENTO TSCHENDORF'S:
"τοῦτο φρονεῖτε ἐν ὑμῖν ὃ καὶ ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ, ὃς ἐν μορφῇ θεοῦ ὑπάρχων οὐχ ἁρπαγμὸν ἡγήσατο τὸ εἶναι ἴσα θεῷ, ἀλλὰ ἑαυτὸν ἐκένωσεν μορφὴν δούλου λαβών, ἐν ὁμοιώματι ἀνθρώπων γενόμενος· καὶ σχήματι εὑρεθεὶς ὡς ἄνθρωπος ἐταπείνωσεν ἑαυτὸν γενόμενος ὑπήκοος μέχρι θανάτου, θανάτου δὲ σταυροῦ. διὸ καὶ ὁ θεὸς αὐτὸν ὑπερύψωσεν καὶ ἐχαρίσατο αὐτῷ τὸ ὄνομα τὸ ὑπὲρ πᾶν ὄνομα, ἵνα ἐν τῷ ὀνόματι Ἰησοῦ πᾶν γόνυ κάμψῃ ἐπουρανίων καὶ ἐπιγείων καὶ καταχθονίων, καὶ πᾶσα γλῶσσα ἐξομολογήσηται ὅτι κύριος Ἰησοῦς Χριστὸς εἰς δόξαν θεοῦ πατρός."

TRADUZINDO:
τοῦτο (este)
φρονεῖτε (ter entendimento)
ἐν (em, com)
ὑμῖν (você)
ὃ (que)
καὶ (também)
ἐν (em)
Χριστῷ (Cristo)
 Ἰησοῦ (Jesus)
ὃς (que, o qual)
ἐν (em)
μορφῇ (forma, aparência externa)
θεοῦ (Deus)
ὑπάρχων (começou por baixo)
οὐχ (não)
ἁρπαγμὸν (pegou ou tomou pela força)
ἡγήσατο (conduzir ou governar)
τὸ (este)
εἶναι (ser, existir)
ἴσα (igual em qualidade)
θεῷ (Deus)
ἀλλὰ (mas)
ἑαυτὸν (ele mesmo, a si mesmo)
ἐκένωσεν (esvaziou, anulou)
μορφὴν (aparência externa)
δούλου (servo, condição servil, render-se a vontade de outro)
λαβών (pegar, receber)
ἐν (em)
ὁμοιώματι (semelhança eterna)
ἀνθρώπων (ser humano)
γενόμενος (veio a existência)
καὶ (realmente)
σχήματι (forma, aparência)
εὑρεθεὶς (achar)
ὡς (como)
ἄνθρωπος (ser humano)
ἐταπείνωσεν (tornar baixo, rebaixar)
ἑαυτὸν (ele mesmo, a si mesmo, a si próprio)
γενόμενος (tornar-se, ser feito)
ὑπήκοος (obediente)
μέχρι (até)
θανάτου (a morte do corpo)
θανάτου (a morte do corpo)
δὲ (mas)
σταυροῦ. (cruz)
διὸ (portanto, por esse motivo)
καὶ (realmente)
ὁ (o)
θεὸς (Deus)
αὐτὸν (ele próprio)
ὑπερύψωσεν (exaltou até a máxima altura)
καὶ (e)
ἐχαρίσατο (FAZER UM FAVOR, DAR GRACIOSAMENTE)
αὐτῷ (ele próprio)
τὸ (o)
ὄνομα (nome)
τὸ (o)
ὑπὲρ (acima)
πᾶν (todo)
ὄνομα (nome)
ἵνα (a fim de que, para que)
ἐν (em)
τῷ (este)
ὀνόματι (nome)
Ἰησοῦ (Jesus)
πᾶν (cada e todo)
γόνυ (joelho)
κάμψῃ (dobrar-se, ajoelhar-se em reverência)
ἐπουρανίων (que existe no céu)
καὶ (e)
ἐπιγείων (que existe sobre a terra)
καὶ (e)
καταχθονίων (subterrâneo)
καὶ (e)
πᾶσα (toda individualmente e coletivamente)
γλῶσσα (língua)
ἐξομολογήσηται (confessar, professar)
ὅτι (que)
κύριος (SENHOR)
Ἰησοῦς (Jesus)
Χριστὸς (Cristo)
εἰς (para)
δόξαν (glória)
θεοῦ (Deus)
πατρός (Pai)

Ele veio porque o Pai o enviou para cumprir um plano divino de Salvação elaborado pelo Eterno e o Filho prontamente veio como Filho obediente e como homem se mostrou ainda mais obediente a morte de cruz não alterando um detalhe se quer das coisas que com ele deveriam ocorrer!

O texto de Filipenses fala desse posicionamento humilde de se submeter ou se subordinar no céu, vindo ao mundo como homem e como homem continuando a se subordinar ao que o enviou ao mundo, a saber, O Deus que ele diz ser o Deus dele, a saber, O Pai.

Então na verdade não são três Seres divinos e sim Dois.

E desses dois um é sem princípio como Ser Divino, enquanto que, o outro que também é Divino teve um princípio de existência como Ser Divino distinto, é subordinado, submisso ao que o gerou num primeiramente num ponto na eternidade e posteriormente ao vir ao mundo em corpo humano por uma ação sobrenatural de Deus o Pai que é Espírito e Santo o Ser Supremo Echad.

O Filho não foi criado como os anjos.

O Filho foi gerado em Deus e por Deus a partir de Sua divina Palavra.

O FILHO FOI GERADO PELOS SEGUINTES MOTIVOS:
1. Ser a ferramenta divina por meio da qual toda a criação seria trazida a existência pela vontade do Eterno e pelo poder que se origina no Eterno Deus o Pai Ser Supremo Echad 1.
2. Cumprir um plano divino de salvação elaborado pelo Eterno desde a fundação do mundo e que incluía morrer, dar a própria vida.

O Filho é divino e não se deve negar sua divindade.

O Filho foi gerado e não criado.

O divino Filho é o Ser mais Sublime, maior que anjo, arcanjo, querubim, serafim, maior que todos os seres espirituais que foi criados através dEle, bem como Ele é maior que Abraão, Isaque, Jacó, Elias, todos os profetas.

ELE PORÉM, QUE É DEUS NO SENTIDO DE SER DIVINO (DE MODO QUE, NÃO SE DEVE NEGAR A DIVINDADE DELE), É MENOR QUE O ETERNO, EM SE TRATANDO DE:

1. Existência.

A sabedoria divina gerada num ponto na Eternidade é uma personificação do Cristo pré encarnado gerado num ponto na Eternidade antes do princípio para ser a ferramenta divina, o arquiteto do Eterno Ser Supremo Deus o Pai Echad; o Filho é pai da eternidade no mesmo sentido que o diabo é o pai da mentira, ou seja, o diabo é o autor da mentira e Jesus e o autor da eternidade ou da vida eterna da salvação pois cumpriu o plano divino de salvação elaborado por Deus (o Ser Supremo Pai Echad 1) na Eternidade.

2. Onisciência. Ap 1:1

Tudo o que Jesus humano sabia era mediante a revelação do Espírito que lhe habitava e que não lhe foi dado por medida. João 3:34 / Isaías 11:1-5

3. Onipresença.

Ele está em todos os lugares não literalmente e sim representado pelo Espírito do Eterno enviado, e que trata-se da forma compacta como o próprio Eterno Deus o Pai (que é Espírito e Santo) entra do lado de cá em contato conosco sem nos destruir, por isso, o termo grego outro da mesma espécie, pois Cristo é divino, e o Pai também é, pois o Filho foi gerado no Pai e saiu do Pai.  Mateus 18:20 / Mateus 28:20 / João 15:26

4. Onipotência.

O poder do Filho se origina no Pai, quando lemos que Jesus tem todo o poder, Jesus deixa claro que ele tem por que alguém deu para ele (Mateus 28:18); de modo que, Jesus não tem o mencionado todo poder no céu e na terra de si mesmo, ele tem porque lhe foi dado, logo se não lhe fosse dado ele não teria; o Pai é o El Shaday (Deus todo poderoso) citado em Gn 17:1 / Gn 28:3 / Gn 35:11, o Filho é o El Gibbowr (Deus forte) citado em Is 9:6 / 10:21.

O Filho recebe proskuneo (que não é adoração em si como é traduzido em nossas bíblias; proskuneo é demonstração de reverência, de respeito, prestação de homenagem) por ser ele o Messias real da linhagem de Davi, e porque o Eterno (ao exaltá-lo soberanamente para a mais alta posição junto de si a sua direita) determinou que todos se sujeitem (exceto o próprio Deus o Pai) e direcionem proskuneo ao Divino Filho que recebeu O nome sobre todo o nome e que trata-se do nome do Pai YHWH, de modo que o Filho então se chama pelo Nome do Eterno, tudo isso é para a glória de alguém específico: Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 que é O Eterno, Espírito e Santo.

A palavra grega para adoração é latreia e latreou, que aparecem muito poucas vezes nos textos gregos do novo testamento, e sempre ligado única e exclusivamente a Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 que é Espírito e Santíssimo.

Tudo isso, só se entende mediante iluminação divina do Espírito Santo, e do abrir da mente e coração que também é obra divina em nós; coisas estas que certamente faltaram aos bispos gentios convocados nos concílios (posterior ao concílio judaico da igreja em Jerusalém na época dos apóstolos de Cristo) para tratar principalmente acerca do Pai, do Filho e do que ou de quem seria o Espírito Santo de Deus.

O primeiro concílio de Niceia em 325d.C., estabeleceu que Jesus é Deus em todos os sentidos que o Pai o é; coisa que através de uma análise cuidadosa somada a iluminação do Espírito se percebe que não é bem assim!

Primeiro Concílio de Constantinopla ou o concílio niceno constantinopolitano em 381d.C., estabelece que o Espírito Santo é um outro Ser Divino distinto que é Deus em todos os sentidos que O Pai é e que eles ensinam que o Filho também é ou seria.

Um trecho do concílio niceno constantinopolitano diz o seguinte: "Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos..."

De fato ele foi literalmente gerado num ponto na eternidade antes do princípio, antes de todos os séculos.

Não é como no caso de Apocalipse que ao dizer que Jesus é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, não diz no sentido literal, já que Jesus literalmente morreu a cerca de dois mil anos atrás; mas significa que a morte dele já era sabida desde sempre e dado como já cumprido vindo a se cumprir a seu tempo no tempo determinado por Deus o Pai Ser Supremo Soberano Echad 1! Apocalipse 13:8

Assim como também com relação aos nomes no livro da vida desde a fundação do mundo dados como já escritos! Apocalipse 17:8

Vou compartilhar abaixo 29 links do meu (pr. Thiago G. Sanchez) blogger, nos quais abordo acerca de assuntos ligados ao tema Monoteísmo Bíblico, que através da iluminação do Espírito e do abrir da mente e coração certamente entenderá, sendo abra o coração e mergulhe na profundidade; medite em um por dia, lendo o texto e conferindo as referências na Bíblia como faziam os Bereanos:

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

10)

11)

12)

13)

14)

15)

16)

17)

18)

19)

20)

21)

22)

23)

24)

25)

26)

27)

28)

terça-feira, 26 de novembro de 2019

“5 mentiras contadas pelo pecado!”

“5 mentiras contadas pelo pecado”
Texto Chave: Romanos 7:11

Paulo faz algo que soa como uma confissão um desabafo: O PECADO… ME ENGANOU E ME MATOU”

O pecado busca nos enganar com suas mentiras e não é só no dia 1 de Abril. Aqui estão 5 mentiras que ele nos conta:

PRIMEIRA MENTIRA: Este é um pecado tão pequeno, insignificante! Não é realmente grande coisa aos olhos de Deus.
VERDADE: Todo pecado é uma terrível ofensa a Deus. O menor dos meus pecados exigiu a morte do Filho de Deus. Isaías 43:24,25

SEGUNDA MENTIRA: Ceda ao pecado desta vez, aí acaba. Você só precisa tirá-lo do seu sistema.
VERDADE: Toda vez que caio em um pecado torna-se mais difícil quebrar o poder desse pecado. O pecado tem uma maneira de afundar seus ganchos farpados profundamente em meu coração. Quanto mais eu ceder ao pecado, mais enredado eu fico. Romanos 6:16 \ 2 Pedro 2:19

TERCEIRA MENTIRA: Este pecado é parte de quem você é. Você sempre luta contra isso e você sempre vai pecar dessa forma.
VERDADE: O pecado não define a minha identidade! Cristo me libertou do poder escravizador do pecado. Eu definitivamente não tenho que obedecer às paixões pecaminosas que surgem em mim. Talvez eu tenha que lutar contra isso para sempre, mas o meu passado não define o meu futuro. Romanos 7:18-25; 8:1,23 \ Gálatas 5:16-26 \ Colossenses 3:5-17 \ 2 Coríntios 5:17

QUARTA MENTIRA: Você precisa cair nesse pecado para ser feliz.
VERDADE: O pecado nunca fornece a verdadeira felicidade. Ele promete doçura, mas em última instância oferece uma carga de destruição, insatisfação, relacionamentos arruinados e dureza de coração. Romanos 7:11

QUINTA MENTIRA: Deus quer que você seja feliz, por isso está tudo bem cair em pecado.

VERDADE: Deus quer mesmo que eu seja feliz. No entanto, a sua felicidade só crescerá tão alto quanto a sua santidade. O pecado, por fim, corrói e destrói a verdadeira santidade e automaticamente a verdadeira felicidade. Romanos 7:11

Bibliografia:
Este esboço em si não é de minha autoria, foi extraído de: voltemos ao Evangelho.
A seleção das referências foi feita por mim.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

"QUEM É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA?"


"QUEM É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA?"

1 João 5:20 A luz do contexto

Parte A: "...Este é o verdadeiro Deus..."

"Este" quem?

 Contexto:

1. Este - de quem somos nascidos e à quem amamos. V 1

2. Este - à quem amamos e guardamos os seus mandamentos. V 2

3. Este - à quem provamos nosso amor por ele guardando os seus mandamentos que não são pesados. V 3

4. Este - de quem nascemos e assim vencemos o mundo por meio da fé. V 4

6. Este - no testemunho do qual cremos ser verdadeiro. V 10

5. Este - cujo testemunho é maior que o testemunho dos homens. V 9

7. Este - que nos deu a vida eterna por meio do Filho. V 11

8. Este - em cujo Filho nós cremos para termos a vida eterna. V 13

9. Este - que dá a vida àqueles que não pecam para morte. V 16

10. Este - de quem todo aquele que nasce não vive na prática habitual do pecado. V 18

11. Este - de quem somos. V 19

12. Este cujo Filho é vindo. V 20

Obs. Todos estes 12 este se referem única e exclusivamente ao Pai.

Este é o verdadeiro Deus, em total harmonia com João 17:3

Parte B: "E [este é] a vida eterna"

"Este" quem?

Contexto:

1. Este - que é o Cristo. V 1

2. Este - que cremos ser o filho de Deus. V 5

3. Este - que veio por água e por sangue. V 6

4. Este - de quem o próprio Pai testificou. V 9

5. Este - em quem a vida eterna está. V 11

6. Este - que é preciso ter se quisermos ter a vida eterna. V 12

7. Este - por meio de quem temos a vida eterna. V 13

8. Este - que já e vindo. V 20

Este é a vida eterna, em total harmonia com João 17:3

Obs. Todos estes 8 este se referem única e exclusivamente a Jesus.

CONCLUSÃO: Está mais do que provado que o verso 20 está, com base em seu contexto, em perfeita e plena harmonia com o entendimento que Jesus passou em João 17:3, este, o Pai é o único (Echad) Deus verdadeiro, o Ser Supremo, e Seu Divino filho que Tabernaculou (i.é, foi enviado ao mundo como homem habitando em um corpo de carne e osso) no meio dos homens é verdadeiramente a vida; de modo que: é por meio dessa compreensão e fé, nós temos a Vida Eterna!

Pr. Thiago G. Sanchez

domingo, 24 de novembro de 2019

"O PRIMEIRO AMOR" [diferenciada!]


"O PRIMEIRO AMOR"

Texto: Ap 2:4 "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor."

O termo grego para "Abandonar ou Deixar", APHIEMI, Ap 2:4, tem (de acordo com o dicionário James Strong de Hebraico Grego e Aramaico) o sentido de: deixar ou abandonar alguém para trás, e até de divórcio.

Esse deixar tem o mesmo sentido da palavra hebraica traduzida como deixei ou abandonei em Is 54:7, AZAB, que (de acordo com o dicionário James Strong de Hebraico Grego e Aramaico) tem o sentido de: deixar, soltar, abandonar, afastar-se de, deixar para trás, deixar só, negligenciar, apostatar.

Pois bem, tendo isso em mente...

Sendo assim, ao ler Apocalipse 2:4 tenha em mente um relacionamento conjugal entre Deus e pessoas abraçadas por Ele, para ser povo dEle.

Não é da época que essa carta foi escrita que isso acontece; veja:

Jr 3:14
Ez 16:8
Ez 16:32

Muitos estão agindo como Israel:

Ap 2:1-4

Israel fazia as coisas concernente a Deus, culto, liturgia, frequentavam o Templo, mas não amavam mais a Deus, faziam as coisas para Deus, mas amavam outra coisa que não mais era aquele que foi seu primeiro amor, a saber, Deus!

O Israel da Antiga Aliança, havia abandonado, deixado alguém, abandonado alguém, divorciado de alguém.

A igreja de Efésios era ativa mas havia deixado o primeiro amor.

As pessoas estão servindo a Deus mas amando outras coisas deixando assim de amar (e amar de todo coração, alma, entendimento, forças), Aquele que era para continuar sendo até o fim seu primeiro e único amor; agindo infelizmente de modo semelhante ao Israel da Antiga Aliança, que trocou Deus verdadeiro que era o primeiro amor deles, por outros amores com os quais se envolveram e caíram!

As pessoas na igreja em Éfeso, que haviam se casado com Deus através de Cristo, nesse dado momento da carta, mesmo fazendo as coisas para Deus e para Cristo, já não estavam mais amando a Deus que foi o primeiro amor deles como deveriam amar do princípio ao fim!

Não basta ser ativo na obra do Eterno e no Reino do Eterno!

De que adianta ser ativo, se o amor por Deus for deixado e direcionado a outras coisas que não mais seja o Eterno?!

Faça todas as coisas no Reino de Deus, porque Deus é ainda o teu amor ou ainda o teu amado do princípio, e porque você ainda ama a Deus como no princípio.

Existem relacionamentos com Deus que precisam ser restaurados urgentemente!

Faz as coisas, é muito ativo, mas DEIXOU alguém lá trás.
Faz as coisas, é muito ativo, mas ABANDONOU alguém lá atrás.
Faz as coisas, é muito ativo, mas DIVORCIOU-SE de alguém lá atrás.
Faz as coisas, é muito ativo, mas SOLTOU-SE de alguém lá atrás.
Faz as coisas, é muito ativo, mas AFASTOU-SE de alguém lá atrás.
Faz as coisas, é muito ativo, mas NEGLIGENCIOU alguém.
Faz as coisas, é muito ativo, mas APOSTATOU-SE de alguém.

Faça as coisas não por causa dos benefícios supérfluos que tais coisas podem vir a te trazer; Continue a fazer as coisas como no princípio, ou seja, porque Deus é o teu Amado e por amar a Deus e ponto final!

A final, como bem sabemos: 1 Co 13:1-3 diz: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará."

Que Deus continue sendo nosso primeiro amor e que as coisas que fizermos sejam por amor, pois do contrário, teremos que nos arrepender e voltar, ainda que sejamos tão ativos!

Ap 2:5 "... volta à prática das primeiras obras ..."

Até odeia aquilo que deve ser odiado mesmo! V 5

MÁS: Volte a fazer as coisas, porque Deus é o teu primeiro amor ou amado, e porque você ama a Deus o teu primeiro amor!

Reflita Nisso!

#RestauraçãoJá
#ÉTempoDeVoltar

Conclusão: Ap 2:6

Pr. Thiago Sanchez