sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"TORRE DE BABEL"


"TORRE DE BABEL"

Texto: Gênesis 11:1-9

VOLTANDO UM POUCO NA HISTÓRIA:

Deus havia expulsado o ser humano do jardim do Éden por causa do orgulho humano, da rebelião humana, e do querer ser independente ou auto-suficiente; foram estas coisas que levaram o ser humano a comer do fruto proibido. *Aqui temos o primeiro juízo divino trazido sobre o ser humano por causa do pecado: A expulsão do jardim de Deus, do jardim do Éden!*

ADIANTANDO UM POUCO A HISTÓRIA:

Deus havia enviado o dilúvio sobre a terra por causa das seguintes coisas que ele via os humanos praticarem habitualmente: promiscuidade, abuso dos fortes e ricos contra os fracos e pobres, inveja, ódio, roubo, violência, e imoralidade não apenas sexual mas em todos os níveis. *Esse foi o segundo juízo divino trazido sobre o ser humano por causa do pecado: A inundação Universal.*

ADIANTANDO UM POUCO MAIS A HISTÓRIA:

Após o dilúvio, conforme o número de seres humanos foi aumentando novamente sobre a terra, o problema surge novamente e isso é abordado em Gênesis 11:1-9. *Aqui encontramos o terceiro juízo divino sobre o ser humano por causa do pecado: A multiplicação das línguas idiomáticas.*

Os motivos desse terceiro juízo divino foram: rebelião e orgulho.

Quando se fala de rebelião e orgulho em Gênesis 11, se fala de Ninrode, que é mencionado em Gênesis 10 que já menciona em três versículos a existência de muitas línguas ou de muitos idiomas; porém, no capítulo 11 nos é dado a informação sobre como surgiu essas muitas línguas ou esses muitos idiomas na terra.

Não vou entra em questão de tradição, de lenda, vou me ater apenas ao texto em si que por si só já nos ensina muito e muito nos abre os olhos!

"Ninrode" sig: rebelião. 

NINRODE ATRAVÉS DE SUA REBELIÃO constrói uma cidade para ali se instalar definitivamente construindo ali seu Império e reunindo todos naquela região, desobedecendo a ordem divina que era povoar toda a torra e não se agrupar em um único ponto específico.

NINRODE ATRAVÉS DO SEU ORGULHO supõe que por meio do mero empenho ou esforço humano seria possível subir ao céu, chegar ao céu, onde Deus está.

A REBELIÃO é vista no construir a cidade. 

O ORGULHO é visto no edificar a torre uma espécie de Zigurate.

NINRODE E OS EDIFICADORES DA CIDADE tipificam a rebelião de muitos que por desprezo e rebeldia dizem não para a vontade de Deus e fazem aquilo que não é a vontade de Deus como que desafiando a Deus pois sabem que estão fazendo aquilo que não agrada a Deus.

NINRODE E OS CONSTRUTORES DA TORRE tipificam o orgulho de muitos que supõem que podem por si só subir ao céu, chegar ao céu!

*O que Ninrode e os seres humanos buscavam aqui, é o que muitos buscam hoje em dia:*
Segurança carnal;
Estabilidade;
Fama terrena;
Independência (com relação a Deus) - fruto da auto-suficiência!

*A Cruz é o grito de Deus aos seres humanos:*
"Vocês não podem por si só subirem ou chegarem ao céu; vocês não podem salvar a si mesmos; abracem pela fé a minha boa vontade que graciosamente lhes manifesto por pura bondade da minha parte e uma vez feito isso obedeçam aos meus mandamentos produzindo assim boas obras que me agradem!" Efésios 2:8-10

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário