sábado, 24 de agosto de 2019

“A GUERRA DOS SEIS DIAS” [Pr. Thiago G. Sanchez]


“A GUERRA DOS SEIS DIAS”

A GUERRA DOS SEIS DIAS


Ocorreu: Entre os dias 5 e 10 de junho de 1967; ou seja, poucos anos depois dos judeus terem sofrido com o Holocausto pelas mãos dos alemães nazistas no período da segunda guerra mundial ocorrida entre 1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945.


Envolveu: Israel, Egito, Síria, Iraque, e Jordânia.


Tratou-se de: Um conflito armado entre Israel que contava com um efetivo de 50.000 soldados israelenses, com 197 aviões, com 779 vítimas, 2.000 feridos, nenhum avião destruído E a frente árabe, formada por Jordânia, Egito, e Síria, apoiados pelo Kuwait, Iraque, Argélia, Arábia Saudita, e Sudão, uma coalisão de 280.000 soldados Árabes, com 812 aviões, com 24.000 vítimas, 45.000 feridos, 400 aviões destruídos.


ANTES DE A GUERRA ESTOURAR


Em 1945, os países árabes haviam feito uma aliança entre si, a Liga Árabe, onde afirmava-se que SE Israel atacasse algum país árabe, como por exemplo, Egito, Síria, Líbano, Jordânia, etc. TODOS deveriam revidar a ofensa. Igualmente, o Egito, governado por Gamal Abdel Nasser (1918-1970), preparava-se militarmente para atacar o Estado de Israel.


Para aumentar a tensão regional, Em 1964 foi criada a Organização pela Libertação da “Palestina” (OLP), entidade que seria responsável por conduzir a política dos territórios “palestinos”. Além disso, o Egito expulsou as tropas das Nações Unidas, os cascos-azuis, da Península do Sinai, fazendo com que as Forças Armadas israelenses se preparassem para um possível ataque.


Desde a criação do Estado de Israel, Em 1948, os estados árabes vizinhos ameaçavam acabar com o recém-fundado estado judeu e a tensão era constante.


A JUSTIFICATIVA PARA O CONFLITO QUE DUROU SEIS DIAS


Por parte dos Árabes foi por fim a existência de Israel, efetuar a liquidação final de Israel; exatamente como Hamã que planejou o extermínio de todos os filhos de Israel sob domínio Persa.


Por parte de Israel foi uma luta pela sobrevivência; Israel contra o mundo, contra nações Árabes, que se uniram para exterminar os judeus filhos de Abraão, da linhagem de Isaque; o que aos olhos humanos parecia tão impossível quanto parecia impossível aos olhos humanos Davi derrotar Golias; mas assim como Deus ajudou Seu povo sob o domínio Persa dando origem a festa de Purim, assim também Deus ajudou Seu povo em 1967 na guerra dos 6 dias.


RESULTADO DA GUERRA DOS SEIS DIAS


A Guerra dos Seis Dias deixou milhares de mortos, especialmente entre as forças árabes INIMIGAS DE ISRAEL E DO ESTADO DE ISRAEL, que contavam com reforços da Arábia Saudita, Argélia, Iraque, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia.


ALGO SOBRENATURAL OCORREU DURANTE OS SEIS DIAS DE GUERRA


Em Sharm el-Sheikh (uma cidade situada na ponta sul da Península do Sinai), 2 paraquedistas israelenses encontraram-se com um tanque egípcio cheio de armas, canhões carregados, e 18 soldados se renderam dizendo que quando viram os soldados israelitas as mãos ficaram paralisadas, de modo que não conseguiam mover um dedo, de modo que um medo terrível se apossou de todos eles.


No Sinai prisioneiros egípcios disseram ter visto anjos ao lado dos israelitas; um homem de branco teria aparecido por alguns segundos entre as fileiras, e os egípcios assombrados fugiram.


A imprensa divulgou que grandes números de objetos foram observados no ar provocando pânico entre as tropas árabes.


1.000 Soldados egípcios se entregaram porque se viram rodeados de milhares de israelenses e por 10 tanques.


A terra de Gaza foi abandonada e encontrada deserta.


O comando egípcio deu ordem para abandonar todo o equipamento e fugir de volta para o Egito.


UMA VERDADEIRA PROVA DE QUE DEUS FOI COM ISRAEL


Israel, mesmo estando em desvantagem em se tratando de números humanamente falando, teve sua existência preservada, CERTAMENTE COM A AJUDA DO BRAÇO DO ETERNO. Lembrando-nos a frase de Eliseu: “Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles!” E a frase de Ezequias: “Com eles está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós!” E lembra-nos algo que O Eterno prometeIS 60:22 “O menor virá a ser mil...”


Israel não só venceu como também incorporou (agregou, anexou) ao seu território: as áreas da Península do Sinai, a região da Faixa de Gaza, a região da Cisjordânia, as Colinas de Golã, e a área oriental da cidade de Jerusalém.


Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário