segunda-feira, 12 de agosto de 2019

"A CORRETA COMPREENSÃO DE O FIM DA LEI É CRISTO!"

"A CORRETA COMPREENSÃO DE O FIM DA LEI É CRISTO!"

Texto: Romanos 10:4

"Fim" vem do grego "telos" e significa tanto: fim, no sentido de término; como também no sentido de objetivo, propósito, finalidade.

Em grego foi usada a palavra telos (τελος) e em aramaico sake (סָכֵה), sendo que ambas denotam finalidade, objetivo.

Então, em Rm 10: 4, Paulo quer dizer que o objetivo da Torá é nos levar ao Messias, e não que a Torá foi abolida pelo Messias.

Fim no sentido de objetivo. 

O objetivo da Torah é o conduzir os homens a fé no Messias. Ela serve de aio para conduzir a Cristo. É através da Torah que se anunciava as boas novas pois é ela que de Cristo fala e quando obedecemos ela estamos acertando o alvo mas quando a desprezamos erramos o alvo e caímos na anomia.

Rm 10:4 ARCA, Almeida Revista e Corrigida, Anotada, diz: "Porque o fim (a meta) da lei [é] Cristo para justiça de todo aquele que crê."

Rm 10:4 BDJ, Bíblia de Jerusalem, 1981, diz: "Porque a finalidade da Lei é Cristo para a justificação de todo o que crê."

Rm 10:4 BPCNT, Biblia Peshita Completa Novo Testamento, diz: "Pois o Mashiach é o objetivo da Torá para justificar a todo aquele que crê."

Rm 10:4 NTJud, Novo Testamento Judaico, diz: "Pois o Mashiach é o objetivo da Torá para justificar a todo aquele que crê."

Rm 10:4 OL-pt, O Livro, diz: "Pois o propósito da Lei é conduzir-nos a Cristo para a justificação de todo o crente."

Como Deus iria inutilizar ou dar cabo de algo responsável por conduzir os homens a Cristo? E que o próprio Deus disse que gravaria e escreveria na mente e no coração!

Podemos dizer também que: O fim do Legalismo é a fé no Messias, que me leva a desistir de uma vez por todas de tentar por esforço próprio merecer algo que só se obtém por meio de Cristo e da confiança na obra que ele executou no madeiro.

Ambas as compreensões batem perfeitamente com o contexto original.

Rm 10:4 OL, Tradução O Livro em Português Comum, diz: "Eles não percebem que Cristo oferece àqueles que nele confiam tudo aquilo que afinal tentam obter pela observação da lei."

VIVA, Biblia Viva, 2002, diz: "Vocês não compreendem que Cristo dá àqueles que confiam nele tudo quanto vocês estão procurando conseguir através da guarda de suas leis. Ele torna tudo isso desnecessário."

É o famoso: EU DESISTO de tentar obedecer para merecer justificação; a partir de agora eu creio e como resultado de minha justificação através de Cristo eu obedeço produzindo boas obras como resultado da minha salvação graciosa pela fé!

Obedecer a Torah e não crer em Jesus é o mesmo que não obedecer a Torah.

É como se a torah personificada por uma pessoa virasse e dissesse: você deve me obedecer, mas se você não confiar em Jesus seus esforços serão todos em vão, pois pela fé sou internalizado em você pelo Espírito, e o Espírito de Deus internalizado em ti te capacita com poder, para então viver uma vida de obediência Sadia e agradável a Deus!

Entendendo a Torah dessa forma, acaba de uma vez por todas o legalismo; mas não a obediência sadia a Torah em si!

O ponto central é: confiamos que nossa justificação se dá de que maneira?

R: Única e Exclusivamente graciosamente através da confiança em Cristo e em sua obra realizada no madeiro.

O que Deus, porém, espera de nós, a partir d’então?

R: Um viver onde venhamos demonstrar na prática que amamos a Deus e Cristo, bem como que amamos o nosso próximo a quem vemos, porque a fé sem obras é morta, um cadáver, um corpo sem espírito.

A obediência para a santificação é a finalidade ou o objetivo da torah; interessante o subtítulo em negrito em algumas bíblias no texto de Deuteronômio 6; em algumas bíblias consta: “o fim da lei\torah é a obediência.” 

Fim aí não é no sentido de término e sim de finalidade, de objetivo. Uma vida em santificação; como purificará o jovem o seu caminho? Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário