sexta-feira, 2 de agosto de 2019

"NÃO PERMANEÇO AONDE DEUS NÃO MAIS ESTÁ!"


Tema: "NÃO PERMANEÇO AONDE DEUS NÃO MAIS ESTÁ!"

Texto: Êxodo 33:8-11 "E aconteceu que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficou em pé à porta da sua tenda: e olhavam para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda. E aconteceu que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda: e o SENHOR falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantou, e inclinaram-se cada um à porta da sua tenda. E falava o SENHOR a Moisés cara a cara, como qualquer fala com o seu amigo: depois tornou ao arraial: mas o seu servidor Josué, filho de Num, mancebo, nunca se apartava do meio da tenda."

TRECHO EXTRAÍDO DA PARASHAT "KI TISSÁ":

Depois do pecado do bezerro, Moisés remove sua tenda para fora do acampamento.

Depois do pecado do bezerro, ao ouvir que a Presença Divina (Shechiná = Xêrriná) não permaneceria mais no meio do povo para guiá-los, Moisés raciocinou: “O discípulo deve seguir o exemplo de seu mestre. Hashem (YHVH = O Nome do Eterno) está aborrecido com os filhos de Israel, retirou-se do meio deles. Portanto, devo fazer o mesmo.”

Ao deixar o acampamento, a Presença Divina o seguiu e pairou sobre a sua tenda. 

Todo aquele que precisasse de Hashem (O Nome [do Eterno]) deveria ir até a tenda de Moisés. 

Sempre que Moisés saía da tenda, o povo se levantava em respeito a ele, exclamando: “Vejam este grande homem que tem a garantia de que, aonde quer que vá, a presença Divina [Shechiná = Xêrriná) o seguirá!”

Sempre que os filhos de Yisrael viam a nuvem da Presença Divina descendo sobre a tenda de Moisés, ajoelhavam-se perante ela. 

Depois que Hashem (Axêm = O Nome) terminava de passar as instruções para Moisés, este voltava ao acampamento para transmiti-las aos anciãos.

Pela maneira diferente com a qual todo o povo se prostrava perante a Presença Divina (Xêrriná), Hashem viu o quanto almejavam o retorno de Sua presença. 

Por isso, disse [O Eterno] a Moisés: “Se tanto o mestre como o aluno demonstram sua cólera para com o povo de Israel, como eles sobreviverão? Volte ao acampamento!”

“Não voltarei”, teria declarado Moisés.

“Se é assim, seu discípulo Yehoshua [Josué] irá substituí-lo!” disse-lhe O Eterno!

“Sabes que a minha decepção com eles foi em Tua honra!” teria respondido Moisés. 

Moisés então voltou com sua tenda para o acampamento; porém tentou revogar o decreto Divino de que a Shechiná (Xêrriná) não mais guiaria os filhos de Yisrael. “Não aceito Tua decisão de que um anjo nos guiará”, disse a Hashem (O Nome = YHVH = O Eterno). “Se for assim, prefiro não sair mais daqui! Não prometeste guiar-nos pessoalmente, apesar de saber do futuro pecado do bezerro? Como então podes dizer agora que mandarás um mensageiro à nossa frente? Se nos tratas desta maneira, não mais seremos distintos das outras nações. Eles são guiados por um anjo da guarda; agora Tu pretendes que nós também sejamos guiados por um anjo? Como posso aceitar esta mudança?”

Hashem (O Nome = YHVH = O Eterno) concordou com o pedido de Moisés, demonstrando que um tsadic (justo) possui a grandeza de anular um decreto Divino. 

Hashem adiou Seu decreto de mandar um anjo à frente dos filhos de Yisrael até a época do sucessor de Moisés, a saber, Yehoshua (Josué).

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário