terça-feira, 13 de agosto de 2019

"O FALSO ENSINO DA ANOMIA"

"O FALSO ENSINO DA ANOMIA"

Texto: Mt 24:11-13 "Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará. Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo."

VAMOS AO DESENVOLVIMENTO:

"Enganarão" = gr. Planao = fazer algo ou alguém se desviar; desviar do caminho correto. 

Então o texto fica: Então, numerosos falsos profetas surgirão e farão muitos se desviarem do caminho correto.

"Multiplicar" = gr. Plethuno = aumentar, multiplicar.

"Iniquidade" = gr. Anomia = sem lei, sem torah, desprezo e violação da lei, desprezo e violação da torah.

"Amor" = gr. Agape = amor.

Então o texto fica: ... E, por causa do aumento ou do crescimento de pessoas desprezando e violando a lei, torah, vivendo sem lei, torah, o amor de muitos se esfriará.

Ou seja, os falsos profetas sempre procuraram desviar o povo de Deus da lei, torah de Deus; muitos ao darem ouvidos aos falsos profetas e falsos mestres, acabavam se apostatando da lei, Torah, interrompendo a obediência aos mandamentos de Deus que antes obedeciam.

É isso que significa o esfriamento do amor: desvio do caminho correto, ter se desviado, porque foram convencidos a desprezar e violar a lei, torah de Deus, vivendo a vida como se não existisse lei, torah. 

Jesus disse que isso que já acontecia no passado, nos últimos dias ocorrerá em maior grau!

O ensino anomos vai aumentar nos últimos dias, vai desviar muitos da lei torah de Deus, fazer o amor destes se esfriar pois passarão a viver como se não existisse lei torah.

Não é o amor de muitos do mundo que irá se esfriar; é e o amor de muitos dentre o povo de Deus que irá se esfriar.

O Eterno havia alertado sobre esse ensino anomos por parte de falsos profetas no meio do povo dEle: Dt 13:1-4 diz: Quando surgir em teu meio um profeta ou um intérprete de sonhos, e te apresentar um sinal ou um prodígio, se essa obra maravilhosa que ele anunciou se realiza e ele te exorta: ‘Vinde e sigamos outros deuses (que não é o Deus que tu conheceste) e passemos a servi-los!’ Não deis ouvidos às palavras desse pregador ou sonhador. Porquanto é Yahweh, vosso Deus, que vos está pondo à prova para aflorar diante de todos o quanto, de fato, amais ao SENHOR de todo o coração e com toda a alma. Seguireis, pois, somente a Yahweh, vosso Deus, e a Ele amareis com reverência, cumprindo fielmente seus mandamentos e obedecendo à sua Palavra. A Ele tão somente servireis e vos apegareis!

Mt 5:17-20 diz: "Não penseis que vim revogar a TORAH OU OS PROFETAS; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. AQUELE, POIS, QUE VIOLAR UM DESTES MANDAMENTOS, POSTO QUE DOS MENORES, E ASSIM ENSINAR AOS HOMENS, SERÁ CONSIDERADO MÍNIMO NO REINO DOS CÉUS; AQUELE, PORÉM, QUE OS OBSERVAR E ENSINAR, ESSE SERÁ CONSIDERADO GRANDE NO REINO DOS CÉUS. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus."

Por isso, Jesus fala sobre voltar ao primeiro amor. 

Voltar ao primeiro amor significa voltar a primeira prática de obediência aos mandamentos de Deus. Apocalipse 2:4

Quem ama guarda os mandamentos de Deus; obediência aos mandamentos de Deus é demonstração de amor na prática; quem ama obedece; cessar a obediência significa deixar o primeiro amor.

Jesus disse: Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. 

Em outras palavras: Aquele que não der ouvidos a falsos profetas e falsos mestres com seu ensino anomos, e que se manter firme na lei torah de Deus a fim de não esfriar no amor e não deixar o primeiro amor em decorrência do desprezar e violar a lei torah de Deus que é o manual de instrução, fé, prática, o tal será salvo.

Quem é salvo obedece!

É perseverando na obediência a lei torah de Deus que não esfriamos no amor e não deixamos o primeiro amor.

O primeiro amor não fala de um sentimento em si, e sim de um posicionamento com relação a lei torah de Deus.

É através da perseverança na obediência fruto da fé que de igual modo perseveramos no amor!

Jesus diz que somente uma coisa resolve o problema do esfriamento do amor do povo de Deus: 

Não é subir monte! 

Não é fazer campanhas e mais campanhas na igreja! 

Não é ficar orando durante 6 horas sem parar por dia! 

Não é louvar durante 5 horas por dia!

Tudo isso é bom mas não resolve o problema do esfriamento do amor em si! 

A única coisa que resolve o problema do esfriamento do amor no meio do povo de Deus é: OBEDIÊNCIA (obviamente na base e com a motivação ou intenção correta)!

Quando em Rm 10:4 Paulo diz que o fim da lei é Cristo, Paulo não quer dizer término; na verdade o subtítulo de muitas bíblias em Dt 6 mostra o sentido correto de fim que Paulo tem em mente, que não é término, cessação; o subtítulo de muitas bíblias em Dt 6 consta: "o fim da lei é a obediência" Ou, "o fim da lei é o amor".

Ou seja, o fim ou finalidade da Torah lei do Eterno é uma vida de obediência por amor ao Eterno!

No máximo podemos levar romanos 10:4 para fim no sentido de término em se tratando de legalismo que é querer obter salvação, justificação e aceitação divina por meio do esforço próprio em seguir um conjunto de regras externas, distorcendo a real finalidade para a qual Deus seu sua Torah; através de Cristo somos levados a abrir mão, a colocar um ponto final, não no obedecer os mandamentos de Deus em si, mas sim de obedecer com a pretenção de achar que pode merecer por esforço próprio a própria salvação justificação e aceitação divina, o que é impossível porque precisaríamos não cometer um pecado sequer durante toda a nossa vida.

Paulo nunca foi contra a obediência a Torah na base e com a intenção ou motivação interior correta seja por dentre os judeus ou por dentre os gentios!

A igreja em Éfeso deveria voltar ao primeiro amor, no sentido de voltar a obedecer a lei torah de Deus na base que é o amor, na profundidade como Jesus ensinou, com fé 100% em Cristo e 0% em nós como Paulo ensinou, e pela capacitação do Espírito em nós internalizado. Ap 2:1-5

Eles faziam muitas coisas, mas não estavam obedecendo aos mandamentos de Deus; e essa é a realidade de muitas pessoas, querem prestar culto, querem servir a Deus, querem louvar a Deus, querem adorar a Deus, mas abriram mão de obedecer os mandamentos de Deus; ou seja, Jeremias 7 estava se repetindo, e está se repetindo!

O caminho correto porém é o contrário a anomia, fuja do caminho da anomia.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário