sexta-feira, 2 de agosto de 2019

"O CORRETO SENTIDO DE: TUDO ME É LÍCITO MAS NEM TUDO ME CONVÉM"


Tema: "O LAÇO DO LIBERALISMO, E, O MAU USO DA LIBERDADE"

"Lícito", sig: permitido.

Como entender o famoso: TUDO me é lícito?

DO PONTO DE VISTA DE DEUS, DA LEI/INSTRUÇÃO DE DEUS:

Será que é lícito praticar idolatria?

Será que é lícito possuir a madrasta mesmo após o já falecimento do pai?

Será que é lícito oferecer culto a deuses estranhos?

Será que é lícito comer sacrifícios oferecidos aos ídolos em templos pagãos?

É lícito roubar a esposa do irmão?

É lícito roubar o marido da irmã?

É lícito defraudar?

É lícito ser egoísta?

É lícito ser avarento?

É lícito enganar?

É licito furtar?

É lícito ser falsa testemunha?

É lícito assassinar?

É lícito a prostituição e/ou fornicação?

É lícito se envolver com feitiçaria?

É lícito a suposta consulta aos mortos?

OS MANDAMENTOS DIVINOS SE DIVIDEM EM DUAS CATEGORIAS: permissívos, E, proibitívos; sendo assim, do ponto de vista de Deus, da lei/instrução de Deus, nem tudo é lícito, nem tudo é permissivo; existem proibições sim!

Os mandamentos permissivos são os que tem o tom de: "Faça isso!"

Exemplos básicos: faça restituição quadruplicada; pague o salário do trabalhador em dia; etc.

Os mandamentos proibitivos são os que tem o tom de: "Não faça isso!"

Exemplos básicos: Não faça ídolos; não retenha o salário do trabalhador; etc.

ENTÃO COMO ENTENDER O FAMOSO: "TUDO me é lícito, mas nem tudo me convém?!"

Será que Deus liberou geral agora??????? Porque se tudo é lícito ou permitido porque Deus liberou, então a expressão "TUDO" significa que Deus liberou geral agora!

É óbvio que não né!

A cultura de determinado lugar, o sistema vigente em determinado lugar, pode até me permitir tudo, é o famoso liberalismo; mas, não me convém praticar tudo, caindo nesse liberalismo, e fazer aquilo que, apesar de permitido pela cultura e pelo liberalismo, é proibido pela santa, espiritual, bendita, perfeita, e boa, lei/instrução de Deus.

Texto 1) 1 Coríntios 6:12 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."

O contexto é sobre prostituição; a cultura e o sistema vigente em Coríntos, liberava tal prática; mas a lei/instrução de Deus proibia e proíbe; era lícito de acordo com a cultura e o sistema vigente operante naquele lugar, e não para Deus e para a lei de Deus; nosso compromisso principal é com Deus e sua Santa Escritura; ser livre significa fazer uso adequado da liberdade e isso implica em viver dentro dos limites estabelecidos por Deus em seus mandamentos!

Texto 2) 1 Coríntios 10:23 "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."

O contexto é sobre idolatria, prostituição, e comer alimento oferecido a ídolos em templos pagãos com suas mesas pagãs perante os olhos de pessoas recém convertidas desse hambiente e destas práticas; como já dito, a cultura e o sistema vigente em Corínto, liberava tais práticas; é o famoso liberalismo; o famoso nada a ver; mas a lei/instrução de Deus proibia e proíbe; tudo podia até ser lícito de acordo com a cultura e o sistema vigente operante naquele lugar, mas não para Deus e para a lei/instrução de Deus; e o nosso compromisso principal é acima de tudo com Deus e com sua Santa Escritura!

O que edificava não era a cultura e o sistema operante vigente em Corínto, que na verdade além de não edificar ainda conduzia a escravidão pelo pecado.

O que edifica é a Palavra de Deus, a Lei/instrução divina, as Escrituras inspiradas do e pelo Eterno que é Deus Conservador e não Liberal; e é através de Sua Santa Palavra, que o Eterno estabelece limites para que nós nos mantenhamos livres, com nossa inteira confiança depositada em Cristo Jesus.

O se deixar levar pela cultura local corrompida e pelo sistema tenebroso operante no local (cultura e sistema estes que violam descaradamente os princípios espirituais morais e éticos do Eterno através do liberalismo) significa fazer mal uso da liberdade, e cair na libertinagem, já que a pessoa entra pelo caminho do liberalismo e sai do caminho do conservadorismo!

Isso se aplica ao que nós brasileiros estamos presenciando acontecer no Brasil através desse movimento e sistema esquerdista liberal que se opõe abertamente ao conservadorismo, aos valores judaico-cristãos, a família tradicional, etc.

Paulo não estava dizendo que tudo é lícito ou permitido no ponto de vista de Deus e da Torah como Jesus ensinou em sua base, profundidade e amplitude!

Paulo na verdade está abrindo os olhos quanto ao liberalismo que por sua vez conflita com os princípios espirituais, morais, e éticos do Deus Conservador, na Escritura inspirada e proveitosa.

O presente sistema operante no lugar pode até dizer que tudo é lícito, permitido; igualmente a cultura do lugar pode até ensinar que tudo é lícito, permitido; difundindo assim o liberalismo, mas nós que servimos a Deus, não podemos nos deixar levar ou dominar por tais práticas, porque nosso compromisso principal é com Deus e com sua Escritura; ainda que isso signifique ser tachado(a) de quadrado(a) ou retrógrado(a) pelos liberais do nosso século, que querem porque querem fazer com que tudo seja liberado, permitido, aceitado, tido como normal, como certo.

Não era porque tudo era lícito ou permitido em Corínto, que Paulo se deixou levar por aquele liberalismo local!

Não era porque tudo era lícito ou permitido em Corínto, que os irmãos deveriam se deixar levar por aquele liberalismo local!

Aquelas práticas em nada edificavam, sendo assim não poderiam se deixar dominar cativar aprisionar por aquele liberalismo local vivenciado por aquela sociedade.

Paulo não está dizendo que tudo é lícito porque Deus supostamente permite tudo, como se agora estivesse tudo liberado que antes não estava; *Deus não endoidou o cabeçote.*

O Brasil por ser laico permite o culto à demônios, mas não vou entrar nessa porque Deus e sua Lei divina proíbe tal coisa!

Essa é a forma correta de entender o famoso: "tudo me é lícito mas nem tudo me convém", do apóstolo Paulo!

"Liberdade do ponto de vista de Deus, é a faculdade / possibilidade / disposição, de praticar tudo aquilo que não é proibido pela lei / trorah / instrução divina de Deus que visam o bem, a preservação da vida e a manutenção da verdadeira liberdade."

"Não somos livres para fazermos tudo, somos livres em Deus e em Cristo para fazermos o que Deus nos permite dentro dos limites estabelecidos por Ele, que a cultura tenta derrubar, que o sistema vigente tenta derrubar através do liberalismo."

Minha oração neste momento é: Que o Eterno Conservador ajude a igreja de Cristo a se manter uma igreja conservadora dos princípios espirituais morais e éticos do Eterno, se mantendo assim livre de verdade, na liberdade em Cristo, alcançada pela confiança em Cristo e através da graça proveniente de Deus, em nome de Jesus!

GRAÇA E PAZ sobre os irmãos e irmãs lavados(as) e remidos(as) pelo sangue de Jesus!

Bibliografia:
Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário