sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"COMO ASSIM CRISTO ABOLIU A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS?"

AFINAL O QUE REALMENTE SIGNIFICA: *"ABOLIU, na sua carne, A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS?”*

Texto: Ef 2:14,15 "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, *ABOLIU, na sua carne, A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS,* para que dos dois criasse em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz".

*Esta PARECE ser uma contradição entre as palavras de Jesus e as palavras do apóstolo.* Jesus disse que não veio para "abolir" a Torá e sim para cumprir deixando assim o exemplo como Senhor para que seus servos sigam suas pisadas; MASo apóstolo dos gentios (Paulo) diz SUPOSTAMENTE que Jesus aboliu na sua carne a "Torá dos Mandamentos na Forma de Ordenanças"!

*Que estória é essa?!*

Na verdade são os detalhes do texto que provam que na verdade na verdade Paulo em momento algum está contradizendo Jesus! 

Muitos teólogos (nada contra os mesmos!) se baseiam neste texto para afirmarem que JESUS ABOLIU A LEI/TORAH/DOUTRINA/ENSINO, que se trata de um manual de casamento entregue no Sinai onde ocorreu o casamento entre Deus e o Seu povo através da aliança de casamento ali feita quando Deus se casa com Seu povo.

*Mas, cometem um erro básico de interpretação.*

Paulo NÃO afirmou que, o que JESUS aboliu foi: A LEI/TORAH/INSTRUÇÃO/ENSINO/DOUTRINA de Deus! 

Foi a "LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS" que de fato foi abolido na Cruz. 

O que Paulo realmente está dizendo?

VAMOS PARA O TEXTO GREGO para uma compreensão correta:

A palavra grega para "mandamentos", nos Escritos do N.T., é: εντολη = entole; que sig: mandamento, ordem, ou regra, prescrito(a) por alguém INCLUINDO homens com autoridade para criar e estabelecer tal mandamento, ordem, ou regra.

Em lugar de "ordenanças", no grego consta o substantivo: "dogmas" (δογμα) [dogma].

Esta expressão pode ser traduzida corretamente como: dogma, decreto, doutrina de homens, etc!

O que Paulo está dizendo que JESUS aboliu foram "AS ORDENANÇAS EXTRA-BÍBLICAS DO HOMEM".

E não a Torah porque não seria louco de contradizer Jeremias 31:33!

*Se observarmos o início do trecho citado e analisarmos a história perceberemos que isto faz mais sentido além de jogar por terra toda uma contradição por exemplo com o que o Eterno diz em Jeremias 31:33!*

O texto diz que Jesus derrubou a parede de separação que estava entre judeus e gentios, jogando assim aquilo que causava inimizade, preconceito, e fazendo a paz. 

Esta parede era literal.

No templo em Jerusalém existiam compartimentos para os visitantes do templo. 

Estes compartimentos eram separados por paredes ou muros; existia o pátio dos sacerdotes, dos homens judeus, das mulheres, e dos gentios.

Sendo assim os judeus estavam mais próximos do templo e os gentios separados destes, estavam bem mais distantes. 

Mas, pergunta-se: Onde está na Torah ou nos Profetas uma ordenança que diz que por exemplo os gentios que temiam/respeitavam e serviam ao Deus de Israel, deveriam ficar longe dos judeus ou separados por *<<um muro>>* dos mesmos? 

Em lugar nenhum! 

Na verdade esta era uma *"INTERPRETAÇÃO EXTRA-BÍBLICAS DE HOMENS ESTABELECIDA COMO MANDAMENTO OU ORDENANÇA OU COMO DOGMA OU COMO LEI",* 

Tema então um dogma de homens, estabelecido como lei, que afastava ou distanciava os não-judeus do Templo, da presença de Deus, e dos próprios judeus israelitas, enquanto que os judeus ficavam mais perto do Templo, ou seja, de Deus, como se fossem melhores e/ou superiores.

Um texto interessante: Ezequiel 44:7,9 diz: Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram a minha aliança, por causa de todas as vossas abominações. Assim diz o Senhor DEUS: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel.

*PERGUNTO:* Leia novamente pausadamente e veja se em que lugar nessa instrução divina, Deus diz pra edificar *<<um muro>>* de separação? 

*Em lugar nenhum!* _Deus disse sim é verdade que nenhum estrangeiro incircunciso de coração ou de carne entrará no Santuário dEle, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel!_

*Mas veja que coisa interessante:* _Mediante a nova aliança, nós que sem cristo somos gentios e estrangeiros separados de Deus e da Comunidade de Israel bem como das promessas como Paulo escreve, ao crermos no Deus de Israel e no Seu Messias que deu a vida no Madeiro, deixamos de ser estrangeiros, deixamos de ser gentios, também não nos tornamos judeus, mas através da fé\confiança em Deus e no Seu Messias, ao adentrarmos na nova aliança feita por Deus com toda a casa de Israel e de Judá, nós nos tornamos pela fé\confiança, membros integrantes da família de Deus, bem como circuncidados no coração, somos unidos a Israel, o Deus de Israel se torna nosso Deus, passamos a ter acesso as mesmas promessas dadas à eles!_

Sendo assim, não deve mais haver da nossa parte e da parte deles, distinção e separação, pois através da nova aliança e mediante a fé fomos ambos unidos, passamos a fazer parte de Israel, e podemos estar junto com eles no mesmo lugar, no mesmo espaço, e não isolados e distantes, separados por causa de uma parede levantada não pela Torah em si mas por mandamento, ordem de homem!

Efésios 2:19 Portanto, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Foi exatamente esta distinção que OCASIONAVA SEPARAÇÃO que Jesus veio abolir, E NÃO A TORAH DE DEUS. Para que dos judeus e gentios fizesse apenas um povo, nele, cada um cumprindo seu respectivo chamado.

Pr. Thiago G. Sanchez

9 comentários:

  1. Com certeza é isso que o texto declara

    ResponderExcluir
  2. muito bom consegui entender todo o texto

    ResponderExcluir
  3. Excelente interpretação Bíblica.Bastante esclarecedora.

    ResponderExcluir
  4. Quanta besteira,falta de entendimento, pois o próprio Senhor Jesus disse que toda lei e os profetas dependem de apenas dois mandamentos, amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmo. O próprio Senhor Jesus disse que a lei e os profetas duraram até João e desde então se ouve a respeito do Reino. Mesmo porque o Paulo mesmo falou que a lei não é feita pro justo mas pro pecador quando cita os dez mandamentos. É só ler. E como disse o escritor de Hebreus, tira o primeiro para estabelecer o segundo. E diz que a lei é abolida por ser nula. E mais, diz que a lei não é acrescentada à fé e que só nos serviu de aio até vir a fé mas depois da fé, não precisamos de aio. E mais, diz que a lei nada purificou e estava enferma pelo pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, quanta besteira vc falou agora.
      Busque a direção do Espírito Santo e vc entenderá perfeitamente o que significa os dois mandamentos que Cristo citou.

      Excluir
  5. Te faltou ver Colossenses 2:14 onde Paulo diz que riscou a cédula que nos era contrária nas SUAS ORDENANÇAS. Não está dizendo que a cédula cravada na cruz era de ordenanças de homens mas sim do próprio Senhor. Tanto se refere aos mandamentos que incluem os sábados (todos os sábados já que fala sábados (semana), lua nova (mês) e festas (ano). É só ver os próximos versículos do mesmo texto. São as ordenanças do Senhor que era a parede de separação e não as ordenanças humanas. A lei dada aos judeus é que mantinha os gentios longe do concerto, estranhos ao concerto, somente o sacrifício perfeito ou seja o Cordeiro de Deus poderia derrubar essa parede, ou seja a lei dos mandamentos que foram estabelecidos no Sinai, a fim de fazer a reconciliação por Si mesmo, na Sua carne desfez essa parede, essa leis as Suas ordenaças,que separava os povos fazendo a paz fazendo de ambos os povos, judeus e gentios um povo só,

    ResponderExcluir
  6. Então sendo assim, Jesus aboliu a lei, a torah conforme essa perspectiva? Ora, então o homem pode adorar outros deuses? adorar imagens de esculturas? pode matar? pode adulterar? pode roubar e seguir essa suposta mudança que Jesus fez? Se é assim, o homem carnal precisa se converter em que? Outra coisa, se O próprio Jesus pôde mudar a lei de Deus assim, por que Ele não perdoou o pecado de Adão sem precisar morrer na cruz? Prefiro ficar com a resposta do próprio Jesus que disse: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; vim para cumprir. (Mateus 5:17)

    ResponderExcluir