sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"Não estou debaixo da lei! O QUE ISSO REALMENTE SIGNIFICA?"

Não estou debaixo da lei!

_Tá, mas o que significa isso de verdade, sem pré conceito?_

*Esclarecimento Importante abaixo:*

Quando a bíblia diz que *"o fim da lei é Cristo"*, este fim significa: finalidade; uma das principais finalidades da Torah, se não a principal, é apresentar o Messias e conduzir o indivíduo à fé/confiança/fidelidade nele ou para com ele.

INTERESSANTE DE MAIS que o subtítulo de Deuteronômio 6 em algumas bíblias é: *"O Fim da lei/Torah É a obediência".*

Ou seja, "A FINALIDADE DA TORAH É LEVAR O POVO A UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA".

*fim da lei/Torah* é entendido como finalidade E NÃO como término ou cessação!

*"Não estar debaixo da lei"* é *NÃO ESTÁ PRESO A UM SISTEMA MORTO LEGALISTA QUE VISA ALCANÇAR JUSTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO POR MEIO DO ESFORÇO HUMANO EM OBEDECER UM CONJUNTO DE REGRAS EXTERNAS;* Paulo escreve que Jesus nasceu num período onde esta distorção era uma realidade; PORÉM, a obediência Correta e Sadia à Torah em sua base que é o amor como Jesus ensinou, com fé 100% nele e na obra dele, bem como por já ter sido salvo, aceito, e justificado por meio dEle pela fé/confiança nele e em sua obra na cruz, ISSO NÃO SE CONSTITUI LEGALISMO MORTO que Paulo combateu na carta aos romanos e também combateu severamente através da carta aos Gálatas!

Paulo era contra o indivíduo dentre os gentios crente em Jesus, ter que ser circuncidado na genitália masculina para se tornar um judeuzão do Paraguai, convertido a uma religião Ísmo, onde ele teria de obedecer não só a Torah, os escritos e profetas, como também as inúmeras e incontáveis tradições dos anciões, leis de cerca, doutrinas ou leis rabínicas, de homens, para só então ser salvo; como se boa vontade de Deus graciosamente manifesta em seu plano divino de salvação não fosse suficientemente suficiente para salvar o indivíduo pela fé.

Não preciso virar judeu pra ser salvo. 
Não preciso me converter ao judaísmo para ser salvo! 
De igual modo:
O judeu não precisa virar gentio para ser salvo! 
O judeu israelita não precisa se converter ao cristianismo para ser salvo, como ocorreu com os ditos MARRANOS!
É errado tanto o judaizar (transformar o gentio num judeuzão pela circuncisão, fazendo o mesmo se vestir como tal) quanto o cristianizar!

O fim principal da lei são dois:
1. Conduzir o, indivíduo à Cristo e à fé nele.
2. Levar o indivíduo a uma vida de obediência por amor a Deus e em respeito a Ele, amando a Deus e ao próximo na prática por meio de ações corretas e não apenas de palavras vazias ou ocas, e tal obediência não é para ser salvo mas porque foi salvo, não é para ser justificado e sim porque foi justificado, não é para ser aceito e sim porque foi aceito, e para assim se manter dia após dia pois quem foi aceito, salvo e justificado, deve viver uma vida de obediência pela fé, pois como Paulo diz uma vez que confio em Cristo estou ponto um ponto final em todo e qualquer legalismo ou tentativa de obter aceitação, justificação e salvação por meio do meu próprio esforço e de minhas próprias obras; obedeço porque entendo que quem é salvo de verdade obedece e obedece porque sabe que é isso que Deus espera do salvo, aceito e justificado pela fé, e os que assim procedem vivem dentro da verdadeira liberdade de Deus em Cristo.

Lei sem graça é legalismo.
Graça sem lei é, libertinagem. 
Ambas as coisas caminham juntas, lado a lado, em Harmonia. 
Assim como a fé e obras devem caminhar juntas em perfeita Harmonia.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário