segunda-feira, 12 de agosto de 2019

"O SIGNIFICADO DE DEBAIXO DA LEI E OBRAS DA LEI!"

"O SIGNIFICADO DE DEBAIXO DA LEI E OBRAS DA LEI!"

Texto: Gálatas 5:4

Todas as vezes que você encontrar no novo testamento o termo "debaixo da lei", este deve ser entendido como: "debaixo do legalismo", que é o fruto de uma obediência aos mandamentos com a motivação ou intenção errada, a saber, a fim de se auto tornar justo diante de Deus, bem como para se auto fazer merecedor da salvação divina, que é por pura graça e mediante a confiança Nele e no Messias\Cristo!

Outro Exemplo: Gálatas 3: 10 "Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."

O termo "Obras da lei", contra a qual Paulo também combateu, não significa necessariamente a obediência sadia e correta aos mandamentos divinos transmitidos por Deus através da vida de Moisés; o termo "obras da lei" deve ser entendido como "obras de legalismo", ou seja, obras praticadas para merecer a salvação e para se auto justificar; quando na verdade devemos obedecer os mandamentos divinos porque fomos salvos pela graça e justificados por Cristo gratuitamente por intermédio da fé/confiança nele; bem como, porque queremos nos manter salvos de verdade fazendo a vontade de Deus nosso Pai!

Paulo usa o mesmo termo grego "nomos" traduzido por "lei" para se referir a 4 coisas distintas, dependendo do contexto:

1. Nomos = Torah de Deus. Rm 7:12,14,16,22

2. Nomos = Torah do Pecado que guerreia nos membros que é o posto da Torah de Deus. Rm 7:21,23,25

3. Nomos = Legalismo que se trata de obediência para se auto justificar ao invés de obedecer por ter sido justificado pela fé na obra de Cristo no madeiro, sem precisar virar judeuzão do Paraguai e sem precisar se converter a uma religião Ísmo. Gl 2:16

4. Nomos = Lei de homens. Ef 2:15 

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário