sábado, 3 de agosto de 2019

"GRAÇA DE DEUS"


Objetivo: APRENDER E ENTENDER QUAL É A CORRETA PALAVRA GREGA E HEBRAICA PARA GRAÇA FAVOR IMERECIDO DE DEUS.

 "DEBAIXO DA GRAÇA NO SENTIDO DE FAVOR IMERECIDO?"

Texto: Rm 6:14 "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."

Vamos ao texto grego:

"γαρ αμαρτια ου κυριευω υμων γαρ ου εστε υπο νομος αλλα υπο χαρις"

Vamos entender o que quer dizer palavra por palavra:

γαρ (gar) = porque

αμαρτια (amartia) = o pecado

ου (ou) = não

κυριευω (kurieuo) = terá domínio como senhor sobre

υμων (humon) = vocês

γαρ (gar) = pois

ου (ou) = não

εστε (este) = estás

υπο (hupo) = sob

νομος (nomos) lei [no sentido de legalismo]

αλλα (alla) = mas

υπο (hupo) = sob

χαρις (charis) = boa vontade ou bondade

Juntando tudo temos:

Porque o pecado não terá domínio como senhor sobre vocês pois não estais sob lei [no sentido de viver debaixo de legalismo] mas sob a boa vontade ou bondade [de Deus].

Adentrar na nova aliança significa abraçar a boa vontade ou bondade de Deus e não mais tentar por meio do próprio esforço alcançar justificação e salvação por puro mérito próprio.

Deus manifestou sua boa vontade para com os homens através do enviar Cristo ao mundo!

Muitos haviam transformado a obediência a Torah em uma obediência legalista.

Rejeitar a nova aliança para viver ainda na aliança sinaitica e transformando a Torah em legalismo, significa confiar no próprio esforço humano, e inclui o rejeitar o Espírito de Deus concedido pela fé através da nova aliança que nos transforma e nos capacita com poder para uma vida de obediência liberto do domínio do pecado.

Paulo está dizendo:
Vocês abriram mão de confiar no próprio esforço em obedecer para obter justificação, aceitação, e salvação; abraçaram a boa vontade de Deus, a bondade de Deus, manifesta através de Cristo e por meio da nova aliança; deste modo vocês são transformados internamente, capacitados com poder; e assim foi possibilitado à vocês o serem livres do senhorio do pecado; de modo que, graças a ação do Espírito de Deus agora no interior de vocês, sois capacitados com poder para uma vida de obediência ao Senhor não para obter justificação, aceitação, e salvação, mas sim por ter já pela fé obtido justificação, aceitação, salvação, e para preservar ou conservar esta justificação, aceitação e salvação que pela boa vontade de Deus vos foi graciosamente concedido e que pela fé em Cristo tomaste posse.

Conclusão:

Não é debaixo da graça no sentido de favor imerecido que Paulo diz que estamos e sim debaixo da bondade ou boa vontade de Deus! 

A palavra grega Charis vertida para o português como graça, não é graça no sentido de favor imerecido; A palavra grega Charis na verdade é: bondade, boa vontade.

Graça no sentido de favor imerecido é outra palavra grega!

A palavra grega "Charis", NA VERDADE NA VERDADE equivale a palavra hebraica "Chessed/Checed".

A palavra grega "Dorean" NA VERDADE equivale a palavra hebraica "Chên".

Apocalipse 22:17 "E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça (DOREAN = dom gratuíto, sem pagamento) a água da vida."

"Charis" NÃO É graça no sentido que "Chên" é graça, favor imerecido.

"Charis" gr.5485 sig: bondade.

"Charisma" gr.5486 sig: dom ou dons que denotam poderes sobrenaturais.

Exemplo: João 1:17 "Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a CHARIS (bondade) e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo."

"Chessed" hb.2617 sig: benevolência, bondade, benignidade, misericórdia, amor.

Exemplos:

Salmo 25:10 "Todas as veredas do Senhor são misericórdia [hb. CHESSED = bondade] e verdade para aqueles que guardam o seu pacto [ALIANÇA] e os seus testemunhos."

Salmo 57:3 "Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia [hb. CHESSED = bondade] e a sua verdade."

Salmo 40:10,11 "Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça [CHESSED = bondade] e a tua verdade. Não retenhas de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça [CHESSED = bondade] e a tua verdade."

"Dorea" gr.1431 sig: dom, dádiva, presente.

"Dorean" gr.1432 sig: dom gratuito, sem pagamento, livremente, não merecido, graça.

"Doreomai" gr.1433 sig: presentear, dar.

"Dorema" gr.1434 sig: dom, dádiva, benefício.

"Doron" gr.1435 sig: dádiva, presente, dom, graça.

"Chên" hb.2580 sig: graça, favor.

Conclusão: Traduzir a palavra grega "Charis" como graça, no sentido de favor divino imerecido é um claro equívoco, assim como ligar essa palavra grega com a palavra hebraica "Chên" é outro equívoco!

Assim como traduzir proskuneo como adoração é outro claro equívoco; pois a palavra grega correta para adoração é Latreia e/ou Latreoou.

"Favor imerecido", NO GREGO É Dorean, Doron, Dorea, Doreomai, Dorema, E NÃO Charis!

Favor imerecido no hebraico é Chên e não Chessed/Checed!

"pela charis (bondade) sois salvos, por meio da pistis (confiança); isso não vem de vós é doron (presente, dádiva, graça, dom) de Deus." Efésios 2:8

SALVAÇÃO NUNCA FOI PELA LEI, TORAH, SIMPLESMENTE PORQUE DEUS NÃO DEU A LEI, TORAH, PARA SALVAÇÃO, ELE A DEU SIM PARA PRESERVAÇÃO DA VIDA!

Deus sempre manifestou sua graça; a graça de Deus sempre esteve disponível ao ser humano; o problema é que desde sempre nem todos a abraçaram e a abraçam.

Antes da morte de Cristo a graça de Deus era algo tanto alcançado perante Deus como manifesto por Deus.

Graça no hebraico como já foi mostrado é Chên.

Encontramos tal palavra em alguns textos.

VEJAMOS A GRAÇA SENDO ALCANÇADA PERANTE DEUS:

Gênesis 6:8 "Porém Noé achou graça diante do SENHOR."

Gênesis 18:3 "e disse: Senhor meu, se acho graça em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo;"

Gênesis 19:19 "Eis que o teu servo achou graça diante de ti, e engrandeceste a tua misericórdia que me mostraste, salvando-me a vida; não posso escapar no monte, pois receio que o mal me apanhe, e eu morra."

Êxodo 33:12 "Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos."

Êxodo 33:13 "Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo."

Êxodo 33:16 "Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?"

Êxodo 33:17 "Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome."

Êxodo 34:9 "e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança."

Juízes 6:17 "Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, SENHOR, que me falas."

Provérbios 3:3-4 "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens."

VEMOS POR SUA VEZ A GRAÇA SENDO MANIFESTA POR DEUS DESDE SEMPRE:

I. A graça começa a ser manifesta por Deus ao ser humano na eternidade ao decidir criar o ser humano que não merecia ser criado porque pecaria e ainda sim Ele criou.

Apocalipse 13:8, que diz: "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo".

II. A graça é vista sendo manifesta no perguntar à Adão onde ele estava, e, no expulsar Adão do jardim, pois Deus poderia simplesmente os matar ao invés de chamar pelo nome e os expulsar do jardim.

Gênesis 3:9,23 "E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? … O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado."

III. O amor de Deus manifesto pelo enviar o filho dEle é a graça sendo manifesta porque não merecíamos tal demonstração de amor.

Romanos 5:8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."

IV. Os 120 anos que Deus concedeu antes de enviar o dilúvio é uma demonstração da graça de Deus para com a humanidade pecadora porque Noé não precisava de 120 anos pra construir a arca.

Gênesis 6:3 "Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos."

V. Os 7 dias a mais são também uma manifestação da graça de Deus, um tempo extra.

Gênesis 7:1,4 "Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. … Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz."

VI. A misericórdia e o fato de ainda estarmos respirando é fruto da graça de Deus manifesta tendo em vista que não merecemos nem a misericórdia de Deus.

Lamentações 3:22 "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;"

VII. O perdão concedido aos habitantes de Nínive que não mereciam é também uma manifestação da graça de Deus.

Jonas 1:2 "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim."

VIII. O amor de Deus por Israel e a escolha de Deus por Israel é uma manifestação clara da graça de Deus.

Deuteronômio 7:7-8 "Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito."

IX. Em Cristo a graça do Eterno se manifestou de forma muito mais plena e profunda!

Tito 2:11-14 "Porquanto a graça (CHARIS = bondade, boa vontade) de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."

Enoque foi salvo pela graça por meio da fé abrangendo confiança e fidelidade.

Noé foi salvo pela graça por meio da fé abrangendo confiança e fidelidade.

Abraão, Isaque, Jacó também foram salvos pela graça por meio da fé abrangendo confiança e fidelidade.

A graça de Deus não é uma simples dispensação, como passou a ser ensinado de uns 300 anos para cá, a começar por John Nelson Darby, que basicamente ensinava que a graça de Deus seria uma dispensação com data de início pra começar e com prazo para acabar ou encerrar.

A graça de Deus é uma qualidade divina, uma característica divina, um atributo divino, manifesto por Deus, desde a eternidade para com o ser humano quando Deus decide criar o ser humano; Deus é graça assim como Deus é amor, asim como ele é justiça, assim como ele é santo, assim como ele é bom, assim como ele é misericordioso, assim como ele é justo, etc.

Sempre foi a graça e sempre será a graça!

A graça é vista no simples fato da humanidade continuar a respirar mesmo após a queda de Adão até os dias de hoje!

Desde a eternidade nunca éramos merecedores, nunca fomos moralmente merecedores de dádiva alguma da parte de Deus!

REPETINDO O QUE JÁ DISSE LÁ ATRÁS: "A graça sempre esteve disponível e ao, alcance de todos; porém, nem todos a abraçaram naquela época e nem todos abraçam na época atual!"

A graça de Deus começou a ser manifesta na eternidade, e continuará pela eternidade, de eternidade a eternidade.

Apocalipse 22:17 "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça (DOREAN = dom gratuíto, sem pagamento, graça) a água da vida."

Bibliografia:
Texto elaborado e digitalizado por Pr. Thiago G. Sanchez, com a utilização do dicionário de grego hebraico e aramaico, de James Strong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário