sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"RESUMIR A TORAH ERA UMA PRÁTICA MUITO COMUM!"

"RESUMIR A TORAH"

Trata-se de uma prática judaica e não significa de modo algum que os demais mandamentos que foram deixados de fora não devem ser obedecidos; significa que tudo está condensado neles ou nele.

*VEJAMOS ESSA PRÁTICA JUDAICA MUITO COMUM DE CONDENSAR E RESUMIR TODA A TORAH E OS PROFETAS, ATRAVÉS DE ALGUNS EXEMPLOS NA ESCRITURA E NOS ESCRITOS DA NOVA ALIANÇA:*

1) *Paulo resume em um:*
Romanos 13:9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

O mandamento de amar o próximo está em Levítico 19:18, mas como se deve amar o próximo é ensinado por toda a Torah em si como Paulo bem sabia.

2) *Moisés resume em três:* 
Deuterenômio 10:12 Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma,

3) *Davi resumiu ou reduziu em onze:*
Salmos 15:1-5 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.

4) *Isaías resumiu ou reduziu em seis:*
Isaías 33:14-15 Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.

5) *Amós resume em um:*
Amós 5:6 Buscai o SENHOR e vivei, para que não se lance na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

6) *Miquéias resume em três:*
Miqueias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?

7) *Jesus resumiu em dois:*
Mateus 22:36-40 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.

8) *Jesus resumiu em um:*
Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Não significa que todos os outros que foram deixados de fora no resumo foram jogados fora, como muitos por não entenderem essa prática comum entre o judeus israelitas desde muito tempo acabam supondo de forma errada; na verdade se trata de um resumo onde todos os demais estão tudo condensado dentro de cada referente resumo da lei e dos profetas!

Alguns dizem e ensinam que "depois de Jesus só existem dois mandamentos - amar a Deus e amar ao próximo". Isto é um erro grave. Jesus na verdade ressaltou que toda a Torah e os profetas dependem dos dois principais mandamentos; isso significa que, estes dois mandamentos são os alicerces dos demais, a base dos demais, mas jamais são a causa de abolição!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário