segunda-feira, 12 de agosto de 2019

“SER GUIADO PELO ESPÍRITO SIGNIFICA O QUE DE FATO?"

“SER GUIADO PELO ESPÍRITO NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE OBEDIÊNCIA À TORAH”

Texto: Gálatas 5:18 diz: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”

Não estão debaixo da lei no sentido de não viverem se inclinando para as obras da carne que nada mais são que transgressões da Torah. Vrs 19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.

Mas isso vale também para os que querem obedecer torah para se auto salvar ou se auto justificar, como se estivessem fora da nova aliança, como se não tivessem recebido o Espírito de Deus internalizado; quando a pessoa adentra na nova aliança ela deve pela capacitação do Espírito obedecer torah agora internalizada mas da forma correta, confiando a salvação e justificação à graça de Deus e à obra no calvário fruto do plano divino de salvação da parte de Deus; neste caso obras da lei se trata não da obediência a Torah em si, mas a obediência com a pretensão de obter justificação e salvação como se em Cristo isso já tivesse sido obtido, o que se caracteriza legalismo; Paulo não ensinava judeus e gentios a não obedecer a torah confiando a salvação e justificação a obra de Jesus no calvário; Paulo na verdade ensinava judeus e gentios a obedecer torah confiando a salvação e justificação à graça e à obra realizada no calvário; sendo assim é obedecer porque foi salvo e justificado pela graça por meio da fé e da obra de Jesus no calvário; e não obedecer para ser salvo e justificado, como se ao crer em Cristo isso já não houvesse de fato acontecido dando a entender que a obra realizada por Jesus e a graça de Deus, não fossem suficientes para justificar e salvar a pessoa.

Os que são guiados pelo Espírito não vivem na transgressão da Torah; o resultado do Espírito internalizado é a pessoa fazer o oposto do que são as obras da carne. Vrs 22-25 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”.

O que Paulo chama de crucificar a carne. Vrs 24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.

Quando a pessoa adentra na nova aliança, o Espírito é internalizado, a torah é gravada na mente e no coração: 

Jr 31:31-34 “Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados”.

Ez 11:19-21 “E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração andar após as suas coisas detestáveis, e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus”.

Ez 36:25-28 “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus”;

Ah, mas isso é para a casa de Israel e de Judá e não para os dentre os gentios! SERÁ MESMO! Vejamos o processo da nova aliança realizada nos gentios também. Rm 2:14-16 “porque, quando os gentios, que não têm [conhecimento da] torah lei, fazem por natureza as coisas da torah lei, eles, embora não tendo [conhecimento da] torah lei, para si mesmos são torah lei, pois mostram a obra da torah lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho”.

Não existe Nova Aliança sem Torah, na verdade a torah na nova aliança é internalizada pelo Espírito de Deus e tal pessoa mediante o processo da nova aliança e a capacitação divina interna já não vive na transgressão da Torah.

1 João 3:4 “Todo aquele que pratica hamartia (em grego) /hatah (em hebraico) /pecare (em latim) [e que significa: errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho] transgride a Lei [Torah]; de fato, hamartia/hatah/pecare [errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho, ficar aquém do padrão que é o ponto central do alvo] é anomia [desprezo e violação da Torah]”.

Sendo assim, obedecer a Torah na base e com 100% confiança em Cristo, é algo tanto para judeus quanto para gentios; até porque na nova aliança para Deus ambos são igualmente salvos por meio da fé\confiança.

Romanos 10:11-13 Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”. Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Porque: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!

Romanos 3:22 “isto é, a justiça de Deus, por intermédio da fé em Jesus Cristo para todas as pessoas que crêem. Porquanto não há distinção.”

Romanos 3:29 “Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também,”.

Romanos 3:30 "visto que há um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos [no piupiu] e os incircuncisos [no piupiu]".

Colossenses 3:11 “Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós”.

Gálatas 3:27-29 “pois todos quantos em Cristo fostes batizados, de Cristo vos revestistes. Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e plenos herdeiros de acordo com a Promessa”.

Efésios 2:18 “pois por meio dele tanto nós como vós temos pleno acesso ao Pai por um só Espírito!” 

Efésios 3:6 “significando que, por intermédio do Evangelho, os não-judeus são igualmente herdeiros com Israel, membros do mesmo Corpo e co-participantes da Promessa em Cristo Jesus”.

Sendo assim, como ficou comprovado, não há distinção entre judeu e gentio, pois os gentios são enxertados na boa oliveira que é israel se tornando assim filhos de Abraão a semelhança de Isaque fiel e obediente e por isso não precisa ser circuncidado no piupiu para virar judeu do paraguai pois ao ser circuncidado no coração e introduzido na boa oliveira tal gentios deixa de ser gentio e passa a ser membro integrante do Israel crente no Messias, Israel este que é chamado de Boa Oliveira!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário