sexta-feira, 16 de agosto de 2019

"4 NÍVEIS DE PECADOS"


"4 NÍVEIS DE PECADOS"

Existem quatro níveis de pecados nas Escrituras.

OS QUATRO NÍVEIS DE PECADOS NAS ESCRITURAS SÃO:

1) “chet ou chatah" = errar o alvo. 

Esse é o pecado sem a intenção daquele que comete o erro; praticado por não saber, por distração, por engano, por tropeço.

2) “Avon” = perversidade, depravação, iniqüidade, culpa. 

Esse é o pecado cometido com intenção, pois sabia o que estava fazendo; mas tal pessoa foi incitada ou impulsionada por seu “Ietzer Hará”, isto é, por sua inclinação má, ou seja, por sua carnalidade aflorada por impulso, paixões carnais, que por sua vez cegam o entendimento momentaneamente do indivíduo, tirando a noção das conseqüências que advirão de seus atos; no jargão jurídico, seria a privação de sentidos ou passionalidade.

3) “Aveirá” = Ofensa, transgressão de um limite moral. 

Esse nível de pecado é o pecado esporádico, ocorrido com a intenção de pecar deliberadamente, premeditação, sabendo das conseqüências da transgressão; mas neste caso, o indivíduo ainda aceita a soberania de Deus.

4) "Pesha e Meriy” = rebelião. 

Este nível de pecado é a prática constante e habitual do pecado de forma consciente, deliberada, no qual o pecador rejeita a soberania de Deus, endurece definitivamente o coração, ensurdece definitiva e completamente os ouvidos, e se lança de cabeça no mais profundo abismo, como descer o pico Everest em um carro sem qualquer freio se quer. 

"Se continuarmos deliberadamente a pecar depois de termos recebido o conhecimento da verdade, então já não há sacrifícios que possam perdoar os pecados. Só nos resta esperar o terrível julgamento de Deus e um fogo violento que há-de destruir os seus inimigos. Quem transgride a Lei de Moisés é condenado à morte sem piedade, desde que a sua culpa seja provada por duas ou três testemunhas. Pensem bem quanto maior não deve ser o castigo que merecem aqueles que desprezam o Filho de Deus! E que será daqueles que insultam o Espírito de Deus de quem receberam tantos dons e daqueles que desprezam o sangue da aliança que os purificou?” Hebreus 10:26-29

Ninguém está livre de incorrer em qualquer falta, seja ela qual for; mas se lhe dermos continuidade e não nos esforçarmos por deixar tudo quanto Deus aborrece, já não resta ajuda, nem força, nem apoio, nem sacrifício, que nos valha, tal pessoa caminha a passos largos para a perdição, para o lago de fogo com enxofre.

Pecado mortal, é todo aquele de que o pecador mesmo tendo conhecimento de que é pecado, ainda sim não se arrepende, e orgulhosa e obstinadamente se mantém na prática, como que desafiando a Deus em clara e aberta rebelião contra Deus, não procurando de Deus o perdão, e menos ainda sua reabilitação!

Aqui podemos aplicar isoladamente a frase um abismo chama outro abismo, significando neste caso que: Chet ou Chatah chama Avon, Avon chama Aveirá, e Aveirá chama Pesha e/ou Meriy; OU SEJA, a tendência é se agravar cada vez mais com o tempo, como ocorre com o vício!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário