sexta-feira, 16 de agosto de 2019

“CRENTE SECRETO? OU, TESTEMUNHA PÚBLICA?”


Tema: “Crente secreto? ou, Testemunha pública?”

Texto: João 12:42,43

O crente em Jesus é advertido a não ocultar sua fé e sim confessá-la abertamente.

Existem por sua vez crentes secretos que até reconhecem para um pequeno círculo de amigos que Jesus é o Salvador e Libertador de sua vida, mas que todavia se recusam a fazer isso publicamente e até mesmo o negam.

Dois fatores levam as pessoas a fazerem isso:

1)      Vergonha
2)      Medo

Naquela época o motivo era medo, medo de ser perseguido, medo de ser morto, medo de ser expulso. João 16:1,2 \ João 9:22

“Ser expulso da sinagoga” em grego é: “aposunagogos”, literalmente sig: “de-sinagogado”, excomungado, excluído da assembléia santa dos israelitas.

O judaísmo (religião do povo judeu; e Jesus era judeu) possui três formas de excomunhão, embora nenhuma seja comum hoje. A mais leve, n’zifar (repreensão), podia ser declarada por uma pessoa e normalmente durava sete dias. A seguinte niddui (disciplina, rejeição) geralmente requeria três pessoas para a declararem e durava trinta dias, e exigia-se que os demais permanecessem cerca de dois metros da pessoa em questão. A mais severa (Cherem), era uma expulsão de duração indefinida; e uma pessoa sujeita a cherem era tratada como um morto. [COMENTÁRIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO, de D. Stern]

Jesus falou sobre isso, em Mateus 18:15-20

Para uma família tão pobre a ponto de permitir que se filho mendigasse, (Pedir esmolas deveria ser evitado tanto quanto praticar caridade ou tsedacá\justiça deveria ser algo frequente) ser expulso da sinagoga teria sido um desastre mortal.

Estar sob cherem seria o custo para seguir e professar publicamente a fé em Jesus (Yeshu’a Há Mashiach)

No caso de Cefas, O Simão Pedro, este negou Jesus (Yeshu’a Há Mashiach) três vezes por medo de morrer.

Ainda hoje existem aqueles que vivem no anonimato por medo; medo de serem perseguidos dentro de uma casa onde a fé professada é outra, medo de serem expulsos de casa, medo de sofrerem perdas, perderem honrarias, prestígio, e privilégios da parte dos homens.

Existem também aqueles que vivem no anonimato por vergonha de serem alvo de zombaria, de chacota, de piadinha.

QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS REVISTA E NOS DÊ A DEVIDA CORAGEM PARA ASSUMIRMOS PUBLICAMENTE NOSSA FÉ!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário