terça-feira, 20 de agosto de 2019

"O FALSO ENSINO DA CIRCUNCISÃO EXTERNA PARA OS DENTRE OS GENTIOS EM CRISTO!"


"A NOVA ALIANÇA, O REAL DESTINO DA TORAH DE DEUS, E A O FALSO ENSINO DA CIRCUNCISÃO EXTERNA PARA OS DENTRE OS GENTIOS EM CRISTO!"

A Nova Aliança consiste no que o Eterno mesmo deixou claro:

Texto: Jr 31:31-34 diz: “Dias virão”, afirma o SENHOR, “quando estabelecerei uma nova Aliança com a Casa de Israel e a Casa de Judá. Não será como a Aliança que firmei com seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito, pois eles não honraram o meu pacto, mesmo sendo Eu o Marido divino deles!” assevera Yahweh. “Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias”, afirma o SENHOR: *“Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações.* Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo! Ninguém mais terá a necessidade de orientar o seu próximo nem seu irmão, pregando: ‘Eis que precisas conhecer quem é Yahweh, o SENHOR!’, porquanto serei conhecido no interior do ser de cada pessoa, desde os mais jovens até os idosos, dos mais pobres aos mais ricos.”, garante o SENHOR. “Porque Eu mesmo lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei recordar mais dos seus erros e pecados!”

LOGO, Se não ocorreria abolição ou anulação ou encerramento da Torah de Deus, e Paulo fala que algo foi abolido na cruz *(conf. Efésios 2:14,15)*, e se cremos que Paulo não foi um falso mestre que contraria o que o Eterno disse acerca do destino da Torah na nova aliança *(conforme já visto em Jeremias 31:33)*, então concluímos que os mandamentos que ele escreve dizendo que foram abolidos são os dogmas de homens, os mandamentos de homens elevado a mandamentos de Deus, e elevado até acima dos mandamentos de Deus, como ocorria nos dias de Jesus judeu Yeshua *(conforme podemos ver em Mateus 15:1-8)*.

Nós passamos pelo mesmo processo que eles pela fé ao abraçarmos a Nova Aliança feita por Deus com os hebreus, as 12 tribos de Israel:

Rm 2:14-16 diz: "De fato, quando os gentios que não têm Lei, Torah praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei, Torah para si mesmos, muito embora não possuam a Lei, Torah; pois demonstram claramente que *os mandamentos da Lei, Torah estão gravados em seu coração.* E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, em outros momentos lhe servindo por defesa. Todos esses fatos serão observados na humanidade, no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, por intermédio de Jesus Cristo, de acordo com as declarações do meu Evangelho."

Os dentre os gentios deveriam seguir algumas instruções básicas iniciais, para se separarem, para se consagrarem, e aos sábados poderiam frequentar o mesmo ambiente de estudo da Torah que eram as sinagogas, a fim de conhecerem mais a vontade de Deus, aprendendo sobre a vontade de Deus, e aplicar-se as boas obras como povo salvo a fim de agradar ao Eterno, sem precisar virar judeu e se converter a judaísmo; ou seja, foi estabelecido pelos apóstolos de Cristo que os dentre os gentios crentes em Cristo, serviriam ao mesmo Deus, frequentariam o mesmo ambiente de estudo em cada shabat, obedeceriam aos mesmos mandamentos de Deus, mas não precisariam virar judeu e se converter a religião judaísmo para ser salvo, porque o que assegura salvação não é o fato de ser judeu e pertencente à religião judaísmo, mas a graça do Eterno e a confiança total em Jesus o Messias de Israel e Salvador do mundo.

At 15:19-22,28,29 diz: "Portanto, julgo que não se deve constranger aqueles que dentre os gentios se convertem a Deus, todavia, escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da imoralidade, da carne de animais sufocados e do sangue. Porque desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, bem como é lido nas sinagogas em todos os dias de sábado. Então, os apóstolos e os presbíteros, com toda a Igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los para Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos. ... Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destes preceitos necessários: Que vos abstenhais de alimentos sacrificados aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Fareis muito bem se vos guardardes desses procedimentos, pois desejamos que tudo de bom vos aconteça”.

Detalhe: At 15:28-29 diz: Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós NÃO VOS IMPOR MAIOR ENCARGO ALÉM DESTES preceitos necessários: Que vos abstenhais de alimentos sacrificados aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Fareis muito bem se vos guardardes desses procedimentos, pois desejamos que tudo de bom vos aconteça”.

POR IMPOSIÇÃO só estes, os demais (tirando a circuncisão externa para os hebreus) são uma prática espontânea mediante o entender pelo Espírito que trata-se de vontade do Eterno para quem graciosamente faz parte do povo salvo Dele!

O erro esta em ser circuncidado para ser salvo, supondo que, só assim, realmente será salvo, e não pela graça por meio da confiança total em Cristo; como se a graça, Cristo e a confiança em Cristo não fossem suficientemente suficiente para salvar o ser humano!

VAMOS Agora entrar na questão do falso ensino da circuncisão externa para salvação dos dentre os gentios em Cristo:

At 11:1-3 diz: Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o argüiram, dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.

Para os da circuncisão, a saber os judeus, os dentre os gentios deveriam ser igualmente circuncidados no piu-piu, pois mesmo havendo eles recebido a Palavra, ainda sim, de acordo com os da circuncisão, tais dentre os gentios eram considerados imundos ou impuros pelos judeus da circuncisão, de modo que na cabeça do judeu, ele não poderia ter contato com tais dentre os gentios, e menos ainda entrar na casa destes, e pior ainda comer com estes!

Esse era o pensamento inicial de Pedro! 

At 10:1,9-15,26-28,34-35,44-45diz: Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, … No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. … Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; … Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. … Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;

PORÉM, após a experiência que Pedro teve em Atos 10, a mentalidade, a compreensão, de Pedro mudou; Pedro entende que na verdade na verdade, os dentre os gentios NÃO circuncidados no piu-piu e que serviam ao Deus de Israel, não eram imundos ou impuros, como os da circuncisão supunham, pois tais dentre os gentios criam em Deus e viviam de forma justa temendo ao Eterno e fazendo o bem, como foi o caso de Cornélio; e Cornélio até então nem crente em Yeshu'a era!

Porém, Pedro vacila e Paulo o repreende na face:

Gl 2:11-15: Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar -se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,

Pedro sabia que os dentre os gentios não precisavam ser circuncidados no piu-piu mas quando viu alguns da circuncisão se aproximando, imediatamente se distanciou e começou a dizer que os dentre os gentios precisavam ser circuncidados como os judeus, não porque isso fosse verdade e sim para agradar os espiões que foram ter com ele!

Veja as Palavras de Pedro (algum tempo depois da experiência vivida em Atos 10, e depois da repreensão que lhe foi dirigida pelo apóstolo Paulo em Antioquia), e, as palavras de Tiago irmão do Senhor:

At 15:1,5-35: Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. … Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés. Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. Havendo grande debate, PEDRO tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. E toda a multidão silenciou, passando a ouvir a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios. Depois que eles terminaram, falou TIAGO, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos. Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados. Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos, escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações. Visto sabermos que alguns que saíram de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas. Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a epístola. Quando a leram, sobremaneira se alegraram pelo conforto recebido. Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram. Tendo-se demorado ali por algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz aos que os enviaram. pareceu bem a Silas permanecer ali. Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

OS dentre os gentios que encontram-se unidos Cristo pela fé NÃO DEVEM ser circuncidados para salvação!

Gl 2:3-9: Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios) e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;

O Pacto da circuncisão foi dado para Abraão e seus descendentes segundo a carne:

Atos 7:8 E deu-lhe o pacto da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia: e Isaque a Jacó e Jacó aos doze patriarcas.

A minha fé e obediência ao Eterno faz de mim um circunciso sem precisar circuncidar o piu-piu para ser salvo, basta-me apenas a circuncisão do e no coração:

Rm 2:25-29: Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão? E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei. Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

Não somos enxertados na boa Oliveira através de circuncisão do piu-piu e sim através da fé/confiança!

O Eterno até diz que a circuncisão é para estrangeiros no meio de Israel:

Nm 15:16: A mesma lei e o mesmo rito haverá para vós outros e para o estrangeiro QUE MORA convosco.

Porém, em Cristo não existe estrangeiro:

Ef 2:19 diz: Assim, já NÃO SOIS estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

Ap 1:5-6: e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Ap 5:9-10: e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

1 Pe 2:9-10: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Paulo só circuncidou Timóteo porque era filho de mãe judia!

At 16:1-3: Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego.

Gentio entra na aliança abraâmica pela fé/confiança em o Mashiach; é assim que o dentre os gentios se torna filho de Abraão a semelhança de Isaque.

Rm 3:30 diz: visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.

Gl 2:1-5: Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão. Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

Gl 1:6-10: Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

Gl 5:1-7,13-15: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? … Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

Conclui-se que aqueles que pela fé receberam o Espírito do Eterno em seu interior e por meio deste foram circuncidados no coração, não precisam e nem devem ser circuncidados no piu-piu menos ainda pra ser salvo, porque não se trata de uma exigência do Eterno para os tais na nova aliança e sim de ensinamentos de homens.

A circuncisão dos dentre os gentios na nova aliança é interna no coração. 

Todo gentio que se circuncida pra ser salvo cai da graça e nega a Cristo!

“Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne” (Filipenses 3:3). 

“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gálatas 6:15).

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário