sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"COMO A NOVA ALIANÇA PODE SER MAIS GLORIOSA QUE A ANTIGA?"


"PORQUE A NOVA ALIANÇA NO CALVÁRIO É MAIS GLORIOSA QUE A ANTIGA ALIANÇA NO SINAI?!"

Texto: 2 Coríntios 3:7-18

A antiga aliança é em si uma aliança gloriosa ainda que esta glória fosse passageira ou momentânea ou temporária. 

Temporária porque aquilo que deveria ser um Ministério de vida, a saber, os mandamentos em pedra que eram 10 ao todo, o decálogo, se tornara um Ministério de morte.

Ministério de morte em decorrência do problema existente no ser humano. 

Foi esse problema interno no ser humano que acabou tornando o que era para ser um Ministério de vida em um Ministério de morte. 

O Ministério da letra em si ou por si só acaba sendo um Ministério de morte. 

O que era para resultar em bênção por si só, acabou resultando em maldição e condenação.

A glória passageira dessa aliança mostra que tal aliança não seria uma aliança eterna.

O Ministério do Espírito tem seu início na nova aliança. 

A nova aliança é mais gloriosa porque não é um Ministério meramente de letra, mas um Ministério do Espírito.

Na antiga aliança não havia Espírito dentro do povo e a Torah estava em Pedras. 

Na nova aliança há o Espírito dentro do povo e a Torah é gravada no coração e na mente.

A glória da nova aliança não é passageira porque essa aliança se torna perfeita devido a realização da manutenção divina que O ETERNO realiza internamente no ser humano; logo esta nova e incomparavelmente gloriosa aliança também é uma aliança eterna!

Agora sim na nova aliança verdadeiramente temos um Ministério de vida, de bênção, de justificação, pois agora recebemos a capacitação do alto para uma vida de obediência na condição de povo de Deus, de justos, de justificados, e salvos.

O véu que é removido através de Cristo não pode ser em hipótese alguma a Torah de Deus, simplesmente porque conflitaria com o que saiu da boca do Eterno. Jeremias 31:33.

Qualquer texto que fale sobre nova aliança nos escritos da nova aliança, não pode conflitar ou contrariar o que o ETERNO falou sobre o destino da lei de Deus em si na nova aliança; O Eterno fala de remover mas não é remover fora a fim de descartar, MAS sim, remover de um lugar para outro, ou seja, da pedra e transferir para dentro do coração e para a mente através do Espírito Santo internalizado. 

O véu não pode ser a Torah significando que agora ficamos livres da Torah porque em Cristo ou através de Cristo ela é removida e descartada; isso seria um perfeito absurdo porque ia contra o que o próprio Eterno deixou registrado através do profeta em Jeremias 31:33! 

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário