sábado, 31 de agosto de 2019

"O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO?"

"O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO?"

Texto 1: Mateus 12:31,32
Texto 2: Marcos 3:28,29

Volta e meia eu ouço alguém lançar a pergunta: O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?

A resposta mais comum é: atribuir ao diabo o que deve ser atribuído a ação de Deus! 

Não deixa de estar certo; porém, a bem da verdade, é muito mais do que isso; isso é apenas a ponta do Aiciberg.

*VEJAMOS ENTÃO O AICIBERG COMPLETO PARA UMA COMPREENSÃO ABRANGENTE SOBRE O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO:*

O Espírito Santo de Deus é a ÚNICA forma divina pela qual somos convencidos do pecado, da Justiça, do juízo. João 16:8-11

A dureza de coração demasiada, deliberada, por pura rebeldia, desafiando a Deus, de forma consciente, e proposital, em não querer dar o braço a torcer para se arrepender e crer, faz com que tal pessoa diga: isso não é o Eterno, isso não é do Eterno; a ponto até de dizer: que isso é o Diabo, que isso é do Diabo; e isso estando consciente que não é o diabo e do diabo; tal pessoa ainda sim, se mantém nesse caminho de consciente e aberta rebeldia sabendo muito bem o que está fazendo, e prossegue neste caminho até o fim de modo que morre nele. Hebreus 10:26-31 / Números 15:30,31 / Levítico 24:10-16 / 1 João 5:16,17

Pecar propositalmente só pra desafiar a Deus, pra ver se Deus mata mesmo, se Deus pune mesmo, é um comportamento que atraía (e ainda atrai) sentença de morte para o próprio indivíduo que gosta de desafiar ao Eterno com sua rebeldia consciente e proposital infringindo os mandamentos de Deus por puro DESPREZO. Números 15:32-35

"Pecar voluntariamente" ou seja "a mão levantada", consciente e proposital, desafiando a Deus e com coração e ouvidos ensurdecidos para a voz do Espírito do Eterno querer entrar pelo caminho da rebeldia contra o Eterno, podendo vir a entrar por um caminho sem volta que é o pecado para a morte onde a pessoa se lança precipício abaixo dentro de um carro sem qualquer freio onde o fim é fogo do juízo, ou seja, a condenação da alma no lago que arde com fogo e enxofre; o sacrifício de Jesus não é carta branca pra você pecar pecar pecar pecar pecar pecar pecar pecar e continuar pecando habitualmente como estilo de vida!

Isso numa visão ampla é caminhar a passos largos para a dita blasfêmia contra o Espírito Santo do Eterno.

Este pecado é sem perdão, porque se trata de rebeldia consciente e deliberada, refletida em uma completa dureza de coração, de um total ensurdecer dos ouvidos, de uma completa insensibilidade ao Espírito do Eterno, a ponto de dizer que todas as experiências que vivenciou no Caminho era algo fantasioso, utópico. Hebreus 6:4-6

Essa ação por parte do indivíduo, por sua vez, impossibilita o perdão, porque se não há divino arrependimento genuíno por parte da pessoa, não há perdão!

Por isso, tal pecado não tem perdão, pois resistir ao Espírito do Eterno, é resistir a única forma pela qual somos divinamente convencidos do pecado, da Justiça, e juízo, levados assim ao arrependimento e a fé, para então sermos perdoados e salvos. 

Quem convencer o homem do pecado não é Cristo em si; quem convence o homem do pecado é o Eterno Deus por intermédio do Seu Santo Espírito.

Blasfêmia é mais do que um dizer, Trata-se de um comportamento consciente e deliberado que a pessoa adota e do qual não está disposto a se despojar, e no qual permanece até a morte.

Sendo assim, do ponto de vista de Cristo e da Bíblia num contexto de capa a capa, a bonita frase "enquanto Há vida Há esperança", muito agradável aos nossos ouvidos, NÃO SE SUSTENTA neste caso com relação a este comportamento específico!

Pr. Thiago G. Sanchez

"ANGEOLOGIA"

"ANGEOLOGIA"

Anjos se dividem em: anjos, arcanjos, serafins, querubins, tronos.

Os anjos em si NÃO são nossos servos, no sentido de sermos nós senhores sobre eles.

Os anjos SIM são servos de Deus no sentido de Deus ser Senhor sobre eles.

Os anjos juntamente conosco são servos de Deus, por isso é dito que eles são conservos (servem o mesmo Deus juntamente conosco, assim como nós). Apocalipse 19:10 \ 22:9

Os anjos e nós servimos e obedecemos ao mesmo Deus e ao mesmo Filho de Deus.

Não recebemos ordem direta dos anjos de Deus da parte deles mesmos.

Anjos são porta-vozes de Deus.

Anjos são trabalhadores ou auxiliadores de Deus no Reino do Eterno.

Não damos ordem nos anjos de Deus.

Não encontramos em nenhum lugar da Bíblia Deus dizendo que nós podemos dar ordem aos anjos de Deus para que eles façam o que mandarmos eles fazerem como nossos servos!

Quem dá as ordens é Deus! Hebreus 1:14 \ Salmo 91:11

É Deus quem ordena aos anjos que nos guardem. Salmo 34:7

É Deus quem ordenou aos anjos para que servissem a Cristo. Mateus 4:11

Foi Deus quem ordenou e enviou o anjo para transmitir resposta a oração de Daniel. Daniel 10:12

Foi Deus quem enviou o anjo para transmitir resposta a oração de Zacarias. Lucas 1:13

Foi Deus quem enviou o anjo para transmitir a boa notícia para Maria. Lucas 1:30

Foi Deus quem enviou o anjo para transmitir o esclarecimento para José sobre o ocorrido. Mateus 1:20

É Deus e não o homem quem manda e desmanda nos anjos de Deus!

Pr. Thiago G. Sanchez

"CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA ÍNTEGRA"

“9 CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA QUE ANDA NA PRESENÇA DE DEUS EM INTEGRIDADE”

Texto: FILIPENSES 2:14-16 diz: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”

*9 CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA QUE ANDA NA PRESENÇA DE DEUS EM INTEGRIDADE:*
1. NÃO É UM MURMURADOR.
2. NÃO VIVE EM CONTENDAS.
3. É DIFERENTE DOS DE FORA QUE NÃO ANDAM NA PRESENÇA DE DEUS EM INTEGRIDADE.
4. ACOLHE A PALAVRA DA VERDADE, ISTO É, OUVE, GUARDA, E PRATICA A PALAVRA DE DEUS.
5. NÃO É PERVERTIDO.
6. NÃO É CORRUPTO.
7. É LUZ E NÃO TREVAS.
8. TEM ALIANÇA COM DEUS. 
9. É SOFREDOR. 

GÊNESIS 17:1,10-13 diz: "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. … Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua."

Através da circuncisão da carne, estabelecida pelo Eterno, nós aprendemos que: Muita das vezes, obedecer ao Deus na presença de quem andamos, irá doer, machucar, sangrar, ferir, na carne!"

Mas, quem anda com Deus EM INTEGRIDADE, deve estar ciente de que: Obedecer a Deus, sempre será verdadeiramente a melhor alternativa, a melhor escolha, a escolha certa, a se fazer; mesmo sabendo, que muita das vezes, tal obediência irá doer na carne; ainda sim, trata-se da melhor escolha a se fazer.

Por isso, Jesus, QUE ANDOU EM INTEGRIDADE, encerrou sua oração dizendo: "...TODAVIA SEJA FEITA A TUA VONTADE E NÃO A MINHA!"

#EscolaDoAprendizado
#EscolaSemFronteiras
#PegaAVisão

Pr. Thiago G. Sanchez

"A LÍNGUA HUMANA"

Tema: "A LÍNGUA HUMANA"

Texto Inicial: Tiago 3:1-12

Tiago fala sobre algo que, no meio judaico, é conhecido como: LASHOM HARA, que significa: Língua do mal.

LASHOM HARA, SE REFERE À PECADOS LIGADOS A LÍNGUA:
1. A fofoca. 
2. A calúnia. 
3. Os falsos boatos (espalhar mentiras). 
4. A difamação. 
5. A maledicência. 
6. A perjúria. 
7. A maldição.
8. A murmuração.

NEM TUDO é influência do diabo; você não precisa do diabo para fazer mal uso da língua usando-a indevidamente; basta apenas dar vazão a natureza humana decaída!

QUER PROVA DENTRO DA BÍBLIA:
Apocalipse 20:1-3 E Zacarias 14:16-19

Romanos 3:13 diz: "A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;"

CONCERNENTE AO MEMBRO DO CORPO CHAMADO LÍNGUA:
1. Tiago alertou: "A língua é fogo!"
2. O Talmude diz: "Uma palavra pode valer uma sela (moeda), mas o silêncio vale duas." T.B. Meguilá 10a
3. O provérbio Oriental diz: "Palavras são prata e o silêncio é ouro."
4. Um comentário no Talmude diz que: "para a língua Deus criou duas paredes e/ou duas portas, uma de matéria dura e outra de matéria mole, a saber, os dentes e os lábios, mas ainda sim ela consegue atravessar essas duas barreiras e semear sua influência destrutiva."

UM PEDIDO DE DAVI:
Salmos 141:3 diz: "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios."

A alusão, neste caso, é à guarda policial posta nos portões das cidades e nas muralhas, para manter fora da cidade tudo o que era daninho.

PRECISAMOS MANTER FORA DE NOSSA VIDA:
1. A fofoca. 
2. A calúnia. 
3. Os falsos boatos (espalhar mentiras). 
4. A difamação. 
5. A maledicência. 
6. A perjúria. 
7. A maldição.
8. A murmuração.

DEUS JÁ PÔS UMA GUARDA À NOSSA BOCA, E ESTA É COMPOSTA DE:
28 dentes e 2 lábios!

SABE DO QUE PRECISAMOS ALÉM DESTA GUARDA? Gálatas 5:22 
Resposta: Do Espírito de Deus!

Se Este já foi internalizado em nós, então já não têm desculpa!

Tg 1:26 diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã."

Pr. Thiago G. Sanchez

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

"DENUNCIANDO A ESTERILIDADE!" Profeta Miquéias


"DENUNCIANDO A ESTERILIDADE!"

Texto: Miquéias 7:1 diz: "Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma desejou."

O profeta Miquéias esperava encontrar algum fruto bom em Judá que redimisse sua maldade em geral. Miquéias era como alguém que tinha vai aos campos, na expectativa de encontrar fruto, mas se depara com esterilidade.

Não havia nem uvas nem figos para colher!

A nação estava destituída de elementos piedosos (literalmente, os leais ou fiéis ou piedosos, no hebraico, hasid).

Da mesma maneira que os primeiros figos são colhidos em junho, sendo muito apreciado pelos viajantes exaustos, o profeta buscou ansiosamente um homem bom.

Mas sua experiência era como a do salmista, que clamou: ‘Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos; desapareceram os fiéis entre os filhos dos homens’ (Sl 12:1)"

Mateus 21:19 diz: "E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente."

Lucas 13:6-9 diz: "E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; porque ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará, e, se não, depois a mandarás cortar."

O profeta Miquéias avaliou a conduta do príncipe, do juiz e do grande (Miquéias 7:2-4); bem como de parentes e amigos (Vrs 5,6).

A seção, porém, termina com uma declaração de fé e de esperança em Deus (V 7).

Mateus 3:10 diz: "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo."


Pr. Thiago G. Sanchez

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

"AGRADAR A DEUS AINDA É A MELHOR ALTERNATIVA!"


"AGRADAR A DEUS AINDA É A MELHOR ALTERNATIVA!"

Texto: Miquéias 6:8 diz: "OH homem, ele te declarou o que é bom, o que pede YHVH de ti: somente fazer justiça, e amar misericórdia, e te humilhar ante seu Deus"

AUTOR:
Miquéias, era nativo do Moreset, perto do Gat, aproximadamente a 32 km a sudoeste de Jerusalém.

SIGNIFICADO DO NOME:
Miquéias (Mikhayhu em hebraico), significa “Quem é como Yahweh?”.

O OBJETIVO:
Advertir ao povo de Deus que o julgamento se aproxima e oferecer o perdão a todos os que se arrependam.

O MOTIVO DO JULGAMENTO:
A rebelião do Jacó, e os pecados da casa do Israel (1:5).

O PROFETA FAZ UMA LISTA DESTES PECADOS QUE ESTAVAM ATRAINDO O JUÍZO OU CASTIGO DIVINO DE DEUS:

1. A idolatria (1:7),

2. A atividade má (2:1),

3,4,5. A cobiça, opressão, violência (2:2),

6. A proibição de se anunciar a verdade (2:6),

7. O roubo (2:8),

8. A injustiça (2:9),

9. O engano desejado (2:11),

10. A explorações brutal (3:3),

11,12. A heresia, as profecias que variavam não seguindo a verdade e, sim, o próprio auto-interesse (3:5,9),

13. A injustiça dos líderes (3:9),

14,15. A mentira, a falsidade (6:12),

16. A impiedade (7:2),

17,18,19. A maldade, o suborno, a corrupção (7:3),

20. A traição (7:5),

21,22,23. A ingratidão, a desonra, a perseguição (7:6),

Quando colocamos a Torah de Deus em sua base de lado e a suprimimos, a tendência é estas coisas aumentarem no nosso meio, no meio do povo de Deus!

JESUS DISSE O QUE:
"Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a ANOMIA [REJEIÇÃO PELA TORAH], o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:11-13).

O JULGAMENTO DE DEUS VIRÁ:
A verdade é que esse julgamento chega depois de lhes dar numerosas oportunidades para arrepender-se, para voltar-se à verdadeira obediência e adoração!

O QUE FAZER:
"OH homem, ele te declarou o que é bom, o que pede YHVH de ti: somente fazer justiça, e amar misericórdia, e te humilhar ante seu Deus" (Miquéias 6:8).

PORQUE:
"Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia" (Miquéias 7:18).

CONCLUSÃO:
Deus se deleita na fé que produz: justiça, misericórdia, e humildade; Miquéias condensa (resume, concentra) toda a Torah de Deus nestas três observâncias!

Pr. Thiago G. Sanchez

"A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO"

*"A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO"*

Texto: Lucas 15:11-32

*NESTA PARÁBOLA OBSERVAMOS ALGUMAS COISAS:*

Um pai que tinha dois filhos. V 11

A repartição da herança entre os filhos. V 12

O filho mais novo que se distancia da casa do Pai, do convívio com o Pai e com o irmão. V 13

O filho mais novo se achava moralmente digno e foi por se achar superior que ele se distanciou da casa do Pai porque ele supunha que tal convívio com o Pai e com o irmão não era mais possível.

A profunda miséria e a humilhação do filho mais novo. Vrs 14-16

A real intenção ou motivação interior do filho em voltar pra casa do Pai. Vrs 17,18

O filho mais novo ensaia dizer ser moralmente Indigno, mas isso é da boca pra fora. V 19

O amor do pai todavia constrange o filho mais novo, que representa os pecadores deste mundo. Vrs 20-24

A indignação e o ciúme do filho mais velho. Vrs 25-30

A explicação do Pai para o filho mais velho. Vrs 31,32

O filho mais velho, representava os religiosos dentre os judeus, que não compreendiam o princípio da graça divina (hb. Chen; gr. dorean) que de boa vontade e bondosamente (hb. chessed; gr. charis) abraça os pecadores que se voltam para Deus e para Cristo.

*CONCLUSÃO:*

Muitas pessoas vem para Deus e para Cristo com a motivação errada para receber ou obter o pão, e Deus e Cristo ainda sim os recebe de braços abertos em demonstração de amor incondicional, e tal amor é algo que constrange.

2 Coríntios 5:14 diz: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram."

Se o Pai da parábola assim recebeu o filho caçula de braços abertos mesmo este filho se aproximando com a motivação interna errada, que dirá aqueles que se voltam para Deus motivados pelo arrependimento não serão igualmente recebidos de braços abertos pelo Eterno através de Cristo. 

Que amor é esse...?! 

_Pr. Thiago G. Sanchez_

terça-feira, 27 de agosto de 2019

"RICO OU LÁZARO?"


"RICO OU LÁZARO?"

Texto: Lucas 16:19-31

. Motivo: Lucas 16:14
. Endereçada à: Lucas 16:14-17

O propósito de uma parábola não é facilitar a compreensão para todos que a ouvem; a mensagem oculta presente em cada história contada é para alguns entenderem e não para todos a compreenderem!

Na parábola temos dois personagens: Um rico e um Mendigo. 

I. O RICO -

Vamos aos simbolismos:

A púrpura simboliza a realeza. 

O linho fino simboliza o sacerdócio.

Esse rico Trata-se da religião Ismo nos dias de Jesus. 

Esse rico tinha cinco irmãos, logo temos ao todo seis irmãos. 

Dentro da religião Ismo haviam os:
Fariseus. 
Saduceus. 
Herodianos. 
Escribas. 
Zelotes. 
Essênios.

O rico vestido de púrpura e linho fino aponta para a nação de Israel e sua religião Ismo. Êxodo 19:6

Porque rico? Romanos 9:4,5

Sobre a mesa farta. Romanos 11:9

A Torah prega o amor a Deus, ao próximo, e a fé no Messias.

Israel como nação sacerdotal deveria e deve ser sal de luz, deveria e deve anunciar os mandamentos do Eterno para as Nações do mundo a fim de aproxima-las do Eterno; mas as tradições de homens, os dogmas de homens, as doutrinas de homens, dificultaram isso, porque levantou-se uma parede de separação chamada preconceito, por parte dos judeus para com os não judeus!

Muitos judeus dos dias de Jesus, apesar de religiosos, viviam como ímpios, viviam uma falsa religiosidade, viviam uma religiosidade de aparência aos olhos dos homens.

Eram como o Rico da Parábola.

II. O MENDIGO -

O mendigo se chamava El'azar ou Eleazar significa: Deus tem me ajudado; aquele a quem Deus ajuda. 

Esse mendigo era servo do Deus altíssimo, confiava no Eterno!

O mendigo aponta para os gentios. Efésios 2:12-22

A principal lição oculta da Parábola anunciada para os religiosos, é:

1. O ímpio é recompensado pelas boas ações em vida e é punido no pós vida. 

2. O justo é punido em vida e recompensado no pós vida.

Religião não salva seja qual for o Ísmo!

Não basta ser meramente um religioso!

Não estamos aqui pra levantar bandeira de religião nenhuma porque Jesus não fundou religião, Paulo não fundou religião; se existe uma bandeira que devemos levantar é a do Reino de Deus!

Ninguém vai pro céu simplesmente porque sofreu a vida inteira! 

Ninguém vai pro céu apenas por ter sido mendigo durante a vida! 

O caminho que conduz a vida é apertado e a porta é estreita! Mateus 7:13,14

Quer um Conselho? Tiago 1:26,27

Conclusão: Mateus 3:1,2,7-12

Ou seja, Jesus estava por meio da parábola, fazendo duras críticas ao judaísmo do primeiro século e suas seis ramificações ou divisões que o compunha naquela época, e que achavam que estavam agradando a Deus, mas que estavam procedendo como o Rico da parábola.

Pr. Thiago G. Sanchez

"O CRISTIANISMO EM SUA ORIGEM, NO CONTEXTO ORIGINAL BÍBLICO E HISTÓRICO"

"O QUE É O CRISTIANISMO EM SUA ORIGEM, NO CONTEXTO ORIGINAL BÍBLICO E HISTÓRICO"

Texto: Lucas 16:27,28

Diz: "Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento."

Os SEIS IRMÃOS desta Parábola, composto pelo homem rico mais os seus cinco irmãos, no contexto original são uma representação do judaísmo do primeiro século com suas seitas no sentido de pequenos grupos, de ramificações, de vertentes, e não no sentido pejorativo como soa principalmente hoje em dia.

OS SEIS GRUPOS SÃO:

1. Os fariseus.

At 15:5 diz: "Insurgiram-se, entretanto, alguns da SEITA DOS FARISEUS que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés."

At 23:6 diz: "Sabendo Paulo que uma parte do Sinédrio se compunha de saduceus e outra, de fariseus, exclamou: Varões, irmãos, eu SOU FARISEU, filho de fariseus! No tocante à esperança e à ressurreição dos mortos sou julgado!"

At 26:5 diz: "pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme A SEITA MAIS SEVERA DA NOSSA RELIGIÃO."

Fp 3:5 diz: "circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, FARISEU,"

2. Os saduceus. 

At 5:17 diz: "Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a SEITA DOS SADUCEUS, tomaram-se de inveja,"

3. Os escribas. 

4. Os herodianos. 

5. Os zelotes. 

6. Os essênios.

Muitos dos religiosos integrantes do judaísmo do primeiro século, estavam falhando em cumprir a missão divina que receberam do Eterno sobre a terra!

PORÉM, vai surgir mais uma SÉTIMA seita, seita no sentido de grupo, de ramificação, mais uma vertente, mais um braço, dentro do próprio judaísmo do Primeiro século; ainda que não aceita e grandemente combatida no seu início.

É por isso que, o que hoje é conhecido como religião cristianismo, era no seu princípio conhecido como seita dos Nazarenos e/ou seita do Caminho.

COMPROVE ISSO EM:

At 9:2 diz: "e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram DO CAMINHO, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém."

At 24:5,14 diz: "Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da SEITA DOS NAZARENOS, … Porém confesso-te que, segundo O CAMINHO, A QUE CHAMAM SEITA, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,"

At 28:22 diz: "Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito DESTA SEITA que, por toda parte, é ela impugnada."

Isso é Bíblia.
Isso é História.

SÓ EXISTE UMA FORMA DE NÃO CONCORDARMOS COM O FATO DE QUE O CRISTIANISMO EM SEU CONTEXTO ORIGINAL BÍBLICO E HISTÓRICO FOI UM NOVO BRAÇO QUE SURGIU DENTRO DO JUDAÍSMO DO PRIMEIRO-MINISTRO SÉCULO: Alterando a Bíblia, e, Modificando a história!

Alguns dizem erroneamente que Jesus fundou uma nova religião chamada cristianismo. ISSO É MENTIRA!

Outros dizem que Paulo fundou uma nova religião chamada cristianismo. ISSO É OUTRA MENTIRA!

Ambas as declarações estão erradas!

A BEM DA VERDADE, sempre foi um relacionamento conturbado de ambos os lados, foram muitos os conflitos desde o início já no período apostólico, os desentendimentos existiam; ATÉ QUE ocorre uma ruptura completa desta seita das demais seitas do judaísmo, e é aí que a seita [partido, vertente, grupo] dos Nazarenos ou do Caminho, se torna ou se transforma na religião Cristianismo, uma religião independente e distinta; e assim tem sido até os dias de hoje!

DEIXO BEM CLARO AOS QUE LERAM ATÉ AQUI, QUE:
Religião Ísmo NENHUMA salva; sendo assim, não levanto bandeira de religião X, Y, ou Z; não introduzo pessoas em religião dogmática X, Y, ou Z.

Sabe porque? Tiago 1:26,27

A VERDADEIRA RELIGIÃO REFLETE NUMA VIDA EQUILIBRADA: “Se alguém cuida ser religioso e não REFREIA A SUA LÍNGUA, mas engana o seu coração, a sua religião é vã”

A VERDADEIRA RELIGIÃO É PRIMEIRAMENTE SOCIAL: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS AFLIÇÕES”

A VERDADEIRA RELIGIÃO É REFLETIDA NUMA VIDA DE SEPARAÇÃO: “guardar-se isento da corrupção do mundo”

O cristianismo saiu de dentro do judaísmo assim como o protestantismo saiu de dentro do catolicismo; de modo que somos todos de certa forma irmãos.

Assim como haviam vertentes ou braços ou seitas dentro do judaísmo do primeiro século, há hoje em dia vertentes ou braços ou seitas dentro do cristianismo, cito dois exemplos básicos: arminianos, calvinistas.

Pr. Thiago G. Sanchez

domingo, 25 de agosto de 2019

"FOME EM GILGAL"

"FOME EM GILGAL"

Texto: 2 Reis 4:38-41

Diz: "Voltou Eliseu para Gilgal. Havia fome naquela terra, e, estando os discípulos dos profetas assentados diante dele, disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um cozinhado para os discípulos dos profetas. Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam. Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela."

TEMOS TRÊS PERSONAGENS PRINCIPAIS NESTE RELATO:

1. Eliseu, cujo nome significa Deus é salvação.

2. O moço de Eliseu.

3. Um dos discípulos dos profetas.

ELISEU RETORNA À GILGAL; QUE SIGNIFICA: círculo, roda. 

Neste retorno de Eliseu, algo terrível acontece, como foi visto na leitura do texto inicial.

PODEMOS EXTRAIR ALGUMAS LIÇÕES PARA NÓS, NOS DIAS ATUAIS:

1. Aquilo que você foi incumbido de fazer pelo Deus é salvação, não é para outro fazer em teu lugar; não fique transferindo responsabilidade; não espere outro fazer aquilo que é você quem tem que fazer.

2. Não seja apressado; dizem que apressado come cru; neste caso, apressado come morte. 

3. Falta de conhecimento é perigoso. 
Vide: Oséias 4:6 conhecimento.
Vide: Isaias 5:12 entendimento. 

4. Não preencha o vazio interior com coisas erradas desse mundo.

5. O vazio do estômago aponta para o vazio da alma.

6. Nem tudo o que é agradável aos olhos no mundo, é saudável para a vida.

7. Existem coisas que ao invés de alimentar conduz ou leva a morte.

8. O único remédio para o veneno mortal do pecado está na farinha, mais precisamente na farinha de TRIGO! João 12:24

Pr. Thiago G. Sanchez

sábado, 24 de agosto de 2019

"ELOHIYM" [Pr. Thiago G. Sanchez]

"ELOHIYM"

Pronuncia correta: EloRRiym.

TÍTULO NÃO EXCLUSIVO DO ETERNO.

I. As vezes refere-se a anjos que são seres divinos, divindades, detentoras de certo poder e que auxiliam o Ser Supremo em seu governo sobre toda a criação, todos submissos, subordinados ao Eterno:

Salmo 97:7 "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses [Elohiym]"

Hebreus 1:6 "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem"

II. As vezes se refere a divindades criadas pela imaginação dos pagãos:

Salmo 16:4 "Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses [Elohiym]; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome"

III. As vezes se refere aos juízes:

Salmo 82:1,2,6,7 «Salmo de Asafe» Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses [Elohiym], estabelece o seu julgamento. Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios? … Eu disse: sois deuses [Elohiym], sois todos filhos do Altíssimo. Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir."

IV. Moisés foi constituído pelo Eterno, por Deus [Elohim], ou seja, foi enviado na condição de Elohiym, ao Egito diante dos egípcios e de Faraó, pois Moisés foi enviado pelo Eterno, em nome do Eterno, para falar em nome do Eterno, agir na autoridade e poder do Eterno, como se fosse o próprio Eterno em carne e osso no Egito diante de Faraó, e em total sujeição ao Eterno:

Êxodo 7:1 "Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus [Elohiym] sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta."

V. O Satã e seus anjos das trevas também devem ser identificados como uma divindades, por se tratarem de seres divinos, detentores de certo poder, e que assim como os anjos de Deus, são igualmente subordinados ao Eterno fazem apenas o que o Eterno ordena e/ou permite, respeitando os limites estabelecidos pelo próprio Eterno Ser Supremo Soberano; Paulo se refere à Satã como sendo O THEOS deste século = Theos = Deus = ser divino ou uma divindade = um ser espiritual detentor de certo poder (theos equivale ao hebraico elohiym):

2 Coríntios 4:4 "nos quais O deus [gr. O theos; hb. O elohiym] deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."

Obs. Paulo não escreveu: um Theos; ele escreveu O Theos! E o grego não há esse negócio de theos com t maiúsculo ou minúsculo no texto grego!

Ou seja, Satanás trata-se de divindade, de ser divino, que foi criado por Deus como todos os anjos o foram, e que age com poder neste mundo, na vida dos filhos da desobediência, fazendo destes seus servos e instrumentos!

DICIONÁRIO JAMES STRONG DE HEBRAICO ARAMAICO E GREGO:

0430 אלהים ’Elohiym

plural de 433;

governantes, juízes

seres divinos = anjos

deuses [sentido de ídolos]

Pr. Thiago G. Sanchez

“A GUERRA DOS SEIS DIAS” [Pr. Thiago G. Sanchez]


“A GUERRA DOS SEIS DIAS”

A GUERRA DOS SEIS DIAS


Ocorreu: Entre os dias 5 e 10 de junho de 1967; ou seja, poucos anos depois dos judeus terem sofrido com o Holocausto pelas mãos dos alemães nazistas no período da segunda guerra mundial ocorrida entre 1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945.


Envolveu: Israel, Egito, Síria, Iraque, e Jordânia.


Tratou-se de: Um conflito armado entre Israel que contava com um efetivo de 50.000 soldados israelenses, com 197 aviões, com 779 vítimas, 2.000 feridos, nenhum avião destruído E a frente árabe, formada por Jordânia, Egito, e Síria, apoiados pelo Kuwait, Iraque, Argélia, Arábia Saudita, e Sudão, uma coalisão de 280.000 soldados Árabes, com 812 aviões, com 24.000 vítimas, 45.000 feridos, 400 aviões destruídos.


ANTES DE A GUERRA ESTOURAR


Em 1945, os países árabes haviam feito uma aliança entre si, a Liga Árabe, onde afirmava-se que SE Israel atacasse algum país árabe, como por exemplo, Egito, Síria, Líbano, Jordânia, etc. TODOS deveriam revidar a ofensa. Igualmente, o Egito, governado por Gamal Abdel Nasser (1918-1970), preparava-se militarmente para atacar o Estado de Israel.


Para aumentar a tensão regional, Em 1964 foi criada a Organização pela Libertação da “Palestina” (OLP), entidade que seria responsável por conduzir a política dos territórios “palestinos”. Além disso, o Egito expulsou as tropas das Nações Unidas, os cascos-azuis, da Península do Sinai, fazendo com que as Forças Armadas israelenses se preparassem para um possível ataque.


Desde a criação do Estado de Israel, Em 1948, os estados árabes vizinhos ameaçavam acabar com o recém-fundado estado judeu e a tensão era constante.


A JUSTIFICATIVA PARA O CONFLITO QUE DUROU SEIS DIAS


Por parte dos Árabes foi por fim a existência de Israel, efetuar a liquidação final de Israel; exatamente como Hamã que planejou o extermínio de todos os filhos de Israel sob domínio Persa.


Por parte de Israel foi uma luta pela sobrevivência; Israel contra o mundo, contra nações Árabes, que se uniram para exterminar os judeus filhos de Abraão, da linhagem de Isaque; o que aos olhos humanos parecia tão impossível quanto parecia impossível aos olhos humanos Davi derrotar Golias; mas assim como Deus ajudou Seu povo sob o domínio Persa dando origem a festa de Purim, assim também Deus ajudou Seu povo em 1967 na guerra dos 6 dias.


RESULTADO DA GUERRA DOS SEIS DIAS


A Guerra dos Seis Dias deixou milhares de mortos, especialmente entre as forças árabes INIMIGAS DE ISRAEL E DO ESTADO DE ISRAEL, que contavam com reforços da Arábia Saudita, Argélia, Iraque, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia.


ALGO SOBRENATURAL OCORREU DURANTE OS SEIS DIAS DE GUERRA


Em Sharm el-Sheikh (uma cidade situada na ponta sul da Península do Sinai), 2 paraquedistas israelenses encontraram-se com um tanque egípcio cheio de armas, canhões carregados, e 18 soldados se renderam dizendo que quando viram os soldados israelitas as mãos ficaram paralisadas, de modo que não conseguiam mover um dedo, de modo que um medo terrível se apossou de todos eles.


No Sinai prisioneiros egípcios disseram ter visto anjos ao lado dos israelitas; um homem de branco teria aparecido por alguns segundos entre as fileiras, e os egípcios assombrados fugiram.


A imprensa divulgou que grandes números de objetos foram observados no ar provocando pânico entre as tropas árabes.


1.000 Soldados egípcios se entregaram porque se viram rodeados de milhares de israelenses e por 10 tanques.


A terra de Gaza foi abandonada e encontrada deserta.


O comando egípcio deu ordem para abandonar todo o equipamento e fugir de volta para o Egito.


UMA VERDADEIRA PROVA DE QUE DEUS FOI COM ISRAEL


Israel, mesmo estando em desvantagem em se tratando de números humanamente falando, teve sua existência preservada, CERTAMENTE COM A AJUDA DO BRAÇO DO ETERNO. Lembrando-nos a frase de Eliseu: “Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles!” E a frase de Ezequias: “Com eles está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós!” E lembra-nos algo que O Eterno prometeIS 60:22 “O menor virá a ser mil...”


Israel não só venceu como também incorporou (agregou, anexou) ao seu território: as áreas da Península do Sinai, a região da Faixa de Gaza, a região da Cisjordânia, as Colinas de Golã, e a área oriental da cidade de Jerusalém.


Pr. Thiago G. Sanchez

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

"O SACERDÓCIO NA NOVA ALIANÇA"


"O SACERDÓCIO NA NOVA ALIANÇA"

Yisrael é uma nação eleita para ser uma nação de sacerdotes ou uma nação sacerdotal para o mundo.

Confira: Êxodo 19:6 E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

A linhagem de Sete era uma linhagem sacerdotal, uma linhagem de sacerdotes, por isso é dito que, por meio dela, ou por ela, o nome do Eterno era invocado.

Confira: Gênesis 4:26 E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR.

Deus elegeu todas as tribos (tirando a de Levi), para ser uma nação sacerdotal para o mundo para ser sal e luz no mundo, anunciando os mandamentos do Eterno e conduzindo as Nações do mundo a servir ao Eterno; E estabeleceu a tribo de Levi para ser uma tribo sacerdotal TEMPLÁRIA para a nação de Yisrael; e Isso não se restringe a antiga aliança, pois na Nova Aliança Eterna isso não foi alterado! Isaías 61:6-8

O sacerdócio Templário a ser desempenhado em Yisrael no Templo, era algo para alguns, e não para todo o povo do Eterno, na antiga aliança.

Confira: Êxodo 28:1,3,4 Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar... Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal. Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.

Confira: Números 1:51 E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.

Confira: Números 3:10,38 Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá... E os que assentarão as suas tendas diante do tabernáculo, ao oriente, diante da tenda da congregação, para a banda do nascente, serão Moisés e Arão, com seus filhos, tendo o cuidado da guarda do santuário, para guarda dos filhos de Israel; e o estranho que se chegar morrerá.

Confira: Números 18:4,7 Mas se ajuntarão a ti e farão a guarda da tenda da congregação em todo o ministério da tenda; e o estranho não se chegará a vós... Mas tu e teus filhos contigo guardareis o vosso sacerdócio em todo o negócio do altar, e no que estiver dentro do véu, isto administrareis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial, e o estranho que se chegar morrerá.

Porém, na antiga aliança, a nação de Yisrael, ou seja, todo o povo do Eterno, foi eleito e liberto para ser inteiramente uma nação sacerdotal, uma nação de sacerdotes, para o mundo, para as nações da terra.

Releia: Êxodo 19:6 E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

O sacerdócio Templário a ser desempenhado em Yisrael no Templo, será algo ainda para alguns e não para todo o povo do Eterno na nova aliança, a saber, para a tribo de Levi e os filhos de Zadoque; de modo que, durante o Milênio nenhum de nós estará autorizado a entrar no Templo e desempenhar o ofício sacerdotal templário; e se hoje o Templo em Jerusalém estivesse de pé, nós não estaríamos autorizados a entrar e administrar o serviço sacerdotal Templário; porque não há nenhuma profecia divina onde o Eterno promete que na nova aliança seria autorizado aos dentre todas as Nações por meio da fé entrarem no Templo em Jerusalém para oficiar como a tribo de Levi foi incumbida a oficiar.

Confira: Ezequiel 44:10-31

Assim como na antiga aliança, hoje na nova aliança, todo o povo do Eterno do qual nós fazemos parte, foi eleito e liberto para ser inteiramente nação sacerdotal santa, nação inteira de sacerdotes santos, para o mundo, para as nações, para o mundo em trevas, para as nações e os d'entre as nações, sem Deus e sem Cristo.

Confira: 1 Pedro 2:9 Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.

Confira: Apocalipse 1:6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amen.

Confira: Apocalipse 5:9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

O SACERDÓCIO É UM PRIVILÉGIO AINDA PARA ALGUNS DO POVO DE DEUS NA NOVA ALIANÇA?

RESPOSTA: SIM, E, NÃO!

SIM, é um privilégio para alguns, em se tratando de sacerdócio Templário no Templo em Jerusalém.

NÃO, em se tratando do sacerdócio para o mundo, como a linhagem de Sete, como as demais tribos de Israel, que era uma linhagem sacerdotal, e uma nação sacerdotal, para o mundo, responsável por invocar o nome do Senhor, ser luz do mundo e o sal da Terra, interceder pelas Nações, anunciar os mandamentos do Eterno.

Pr. Thiago G. Sanchez

"13 VERDADES APLICÁVEIS A NOSSA VIDA NOS DIAS DE HOJE"


"13 VERDADES APLICÁVEIS A NOSSA VIDA NOS DIAS DE HOJE"

Texto: 2 Crônicas 15:1-15 Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa. Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lançou as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR. Congregou todo o Judá e Benjamim e também os de Efraim, Manassés e Simeão que moravam no seu meio, porque muitos de Israel desertaram para ele, vendo que o SENHOR, seu Deus, era com ele. Reuniram-se, em Jerusalém, no terceiro mês, no décimo quinto ano do reinado de Asa. Naquele dia, ofereceram em sacrifício ao SENHOR, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas. Entraram em aliança de buscarem ao SENHOR, Deus de seus pais, de todo o coração e de toda a alma; e de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR, Deus de Israel, morresse, tanto o menor como o maior, tanto homem como mulher. Juraram ao SENHOR, em alta voz, com júbilo, e com clarins, e com trombetas. Todo o Judá se alegrou por motivo deste juramento, porque, de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao SENHOR, e por eles foi achado. O SENHOR lhes deu paz por toda parte.

13 VERDADES APLICÁVEIS PARA AS NOSSAS VIDAS:
1. Precisamos de Deus.
2. Precisamos conhecer a Palavra de Deus.
3. Precisamos da direção da Palavra de Deus.
4. O relacionamento entre Deus e o ser humano é uma via de interação de mão dupla.
5. Não podemos nos lembrar de Deus somente quando estamos em dificuldades.
6. Sem Deus a coisa desanda.
7. Sem Deus não alcançamos o real êxito que Deus tem para a nossa vida.
8. Precisamos ter uma aliança com Deus. 
9. Precisamos nos livrar do que é abominável para o SENHOR. 
10. Precisamos reparar a nossa vida.
11. Precisamos estar na obediência ao Eterno. 
12. Não podemos ser negligentes no fazer aquilo para o qual fomos chamados e elegidos pelo Eterno à fazer.
13. É de toda ou com toda a boa vontade que precisamos buscar a Deus.

Pr. Thiago G. Sanchez

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

"OS 5 PONTOS DA RESTAURAÇÃO, NA VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS!"


Tema: "OS 5 PONTOS DA RESTAURAÇÃO, NA VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS!"

Texto: Ezequiel 37:1,2 diz: "Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos."

Sobre OS OSSOS SECOS DESSA VISÃO, deixemos logo claro que representam Judá sem esperança alguma no cativo babilônico; não tinham esperança que o Deus que os tirou com mão forte do Egito, os faria sair também da Babilônia; para eles o fim deles seria morrer na Babilônia, no cativeiro.

DUAS COISAS JÁ APRENDEMOS AQUI NESTES DOIS VERSOS:
1. O Eterno nos leva aonde for preciso.
2. Nem sempre ele nos fará ver coisas agradáveis aos nossos olhos. 

INTRODUÇÃO:
Nabucodonosor fora um rei que invadiu Judá Reino do Sul por três vezes; NA PRIMEIRA invasão levou muitos cativos dentre eles estava Daniel, Hananias, Misael, e Azarias; NA SEGUNDA invasão mais gente foi levada cativa; NA TERCEIRA invasão Jerusalém foi devastada, o Templo destruído, e mais gente foi levada cativa; foi nesse período que Deus levantou e enviou Ezequiel para os judeus cativos na Babilônia.

ONDE FICAVA ESSE VALE?
De acordo com a tradição judaica do povo Israel, a Haggadot: Em uma região na Babilônia por nome Dura; foi nesse lugar que Nabucodonosor construiu um ídolo de ouro!

QUAL A ORIGEM DESTES OSSOS?
De acordo também com a mesma tradição judaica do povo Israel: Eram os ossos de 60 milhares de judeus infiéis que vinte anos antes aproximadamente, mais precisamente em Daniel 3, haviam, por medo de morrer, se curvado diante da estátua de ouro construída por ordem de Nabucodonosor; após ter visto o quarto homem na fornalha, Nabucodonosor indignado porque os que se curvaram não confiariam no Deus que serviam e que livrou os três amigos de Daniel, ordenou que aqueles que haviam se curvado fossem executados no campo de Dura situado em um vale!

Uma pergunta é feita para Ezequiel. V 3,4

Deus vai anunciar que vai fazer algumas coisas na vida do seu povo eleito. V 5,6

NESTES VERSOS O ETERNO DIZ AOS OSSOS SECOS, ELE QUE VAI FAZER:
1. Crescer tendões. 
2. Crescer carne. 
3. Crescer pele. 
4. Introduzir o Espírito Santo.

NOS VERSOS 7,8 NÓS VEMOS QUE A RESTAURAÇÃO ABRANGE 5 PONTOS:

1) OSSOS = estrutura, sustentação.
O povo estava sem estrutura, desestruturado; o povo não tinha sustentação.
DEUS IRÁ TORNAR POSSÍVEL O ESTRUTURAR-SE, O SUSTENTAR-SE DE PÉ!

2. TENDÕES OU NERVOS= Sustentação, Movimento.
(Os tendões ligam os músculos aos ossos)
O povo estava estagnado, a vida deles não ia pra frente.
DEUS IRÁ TORNAR POSSÍVEL O SUSTENTAR-SE E MOVIMENTAR-SE!

3. CARNE = Sensibilidade. 
O povo estava num estado de insensibilidade; já não conseguia sentir a dor alheia.
DEUS IRÁ RESTAURAR A SENSIBILIDADE!

4. PELE = Contato.
O povo já não tinha contato, porque qualquer contato causava em si dor, sofrimento.
DEUS IRÁ FAZER CESSAR A DOR, O SOFRIMENTO, DECORRENTE DO CONTATO PARA QUE VOCÊ POSSA NOVAMENTE TER CONTATO!

5. ESPÍRITO = vida espiritual. 
O povo estava morto espiritualmente.
DEUS IRÁ RESTAURAR A VIDA ESPIRITUAL!

A ordem divina. V 9,10
MUITOS USAM A EXPRESSÃO: "Eu profetizo", e grande parte faz isso fora da direção e da ordem de Deus! De modo que vemos uma banalização do termo que acaba resultando em descrédito da parte dos ouvintes!

Não é EU profetizo; é O SENHOR diz ou manda dizer; não é o EU quem profetiza, e sim o SENHOR quem manda dizer; muitos usam o termo eu profetizo para dizer o que Deus não mandou; muitos usam o assim diz o Senhor ou assim manda dizer o Senhor, para dizer o que Deus não mandou dizer!

SERÁ QUE ISSO É SÉRIO? O QUE O ETERNO ACHA DISSO?
Jeremias 23:31 / Jeremias 14:14,15 / Ezequiel 13:1-9

O povo de Judá no cativeiro não tinha esperança de escaparem daquela situação, daquela situação mudar; mas eles faziam parte do povo eleito do Eterno Deus de Abraão, Deus de Isaque, e Deus de Israel! Ezequiel 37:11-14

EM SE TRATANDO DE RESTAURAÇÃO:
1. Ela começa pelo ouvido!
(O ouvido é composto de ouvido externo e ouvido interno; o interno possui três pequenos ossos, a saber, a bigorna, o estribo, e martelo)
2. Ela começa através da Palavra de Deus. 
3. Ela inclue a ação do Espírito de Deus.
4. Para Deus operar em nós, precisamos dar ouvidos a Palavra dEle e estar unidos.

CONCLUSÃO: Existe sim, um Soberano que age neste mundo, modificando as coisas que, supostamente, aos olhos humanos, não podem ser mudadas!

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJA.

Pr. Thiago G. Sanchez