domingo, 9 de junho de 2019

"SIGNIFICADOS PROFÉTICOS DAS FESTAS, TODOS LIGADOS A CRISTO"

Texto Chave: Colossenses 2:16 diz: "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo."

I.              Introdução.

O termo 'SOMBRA' aqui não é usado no sentido pejorativo, negativo, para desvalorizar tais coisas determinadas por Deus para o povo dEle; na verdade é o oposto, Paulo está é mostrando o devido valor e a devida importância, pois não se tratam de coisas sem sentido, sem nexo, vazias de sentido, importância e significado (como as coisas que os críticos de plantão observavam), antes se tratam sim de coisas que tem íntima e profunda conexão com Cristo, questões proféticas, trata-se de coisas que estão ligadas a ele e ao que está por vir, e visam também uma vida regrada, onde saber distinguir entre o permitido e o proibido é algo com o qual passamos a estar habituados através de pequenas questões observadas, a final é de vagar que se começa e com o tempo vamos aprofundando o negócio.

Na verdade estes irmãos estavam sendo criticados por observarem as coisas de Deus encontradas nas ESCRITURAS, e quem os estava criticando eram pessoas presas aos ensinamentos humanos, filosofias humanas, rudimentos do mundo sob a influência do theos deste século; estes eram os críticos; e Paulo está simplesmente dizendo: "não se importe com o que estes críticos pseudo-intelectuais estão dizendo; não caiam na lábia deles para observar as mesmas coisas que eles estão observando!"

PORQUE O QUE ELES ESTÃO OBSERVANDO TRATA-SE DE:
1. Filosofias e vãs sutilezas;
2. Tradições de homens;
3. Rudimentos do mundo;
4. Ordenanças do mundo;
5. Preceitos e doutrinas de homens;
6. Aparência de sabedoria;
7. Humildade fingida;
8. Sem valor algum no combate contra a satisfação da carne.

Leia atentamente: Vrs 8,20,22,23

PERCEBA QUE NADA DISSO DIZ RESPEITO A TORAH DE DEUS, PORQUE A TORAH DE DEUS DEFINITIVAMENTE NÃO SE TRATA DE:
1. Filosofias e vãs sutilezas;
2. Tradições de homens;
3. Rudimentos do mundo;
4. Ordenanças do mundo;
5. Preceitos e doutrinas de homens;
6. Aparência de sabedoria;
7. Humildade fingida;
8. Sem valor algum no combate contra a satisfação da carne.

PELO CONTRÁRIO, SE TRATA DA PALAVRA DE DEUS!

E, COMO PAULO ESCREVEU:

2 Timóteo 3:14-17 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes AS SAGRADAS LETRAS, QUE PODEM FAZER-TE SÁBIO para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. *"TODA"* ESCRITURA E DIVINAMENTE INSPIRADA E PROVEITOSA PARA ensinar, PARA repreender, PARA corrigir, PARA instruir em justiça; PARA QUE o homem de Deus seja perfeito, E perfeitamente preparado PARA toda boa obra."

João 5:39 "Examinais as ESCRITURAS, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;"

II.            AGORA SIM, VAMOS AOS SIGNIFICADOS PROFÉTICOS DAS FESTAS, TODOS LIGADOS A CRISTO:

1. MATZOT (pães azimos; tem conexão com a pureza de vida de Cristo do começo ao fim na terra dos viventes).

2. YOM KIPPUR (dia da expiação; tem conexão com a expiação dos pecados realizada pelo Santo Cristo, e a contínua intercessão pelos pecadores que ele ainda faz até agora).

3. PÊSSACH (páscoa; tem ligação com o livramento e libertação mediante a morte de Cristo).

4. BIKURIM (primícias; tem ligação com a primeira ressurreição para não mais morrer, que foi a de Cristo).

5. SHAVUÔT (sete semanas + 1; tem conexão com a intercessão de Cristo junto ao Pai, ao retornar para junto dEste, para que o Pai envie como ajudador o Seu Santo Espírito).

6. ROSH HA'SHANAH (cabeça do ano) OU, YOM TERUAH (o dia do estrondoso despertar; tem conexão com o retorno de Cristo no Reino de Deus anunciado pela sétima e última trombeta que resultará na ressurreição de muitos para a vida).

7. SUCOT (tabernáculos; tem conexão com a encarnação da divina Palavra de Deus, E também com a Era Messiânica Milenar na qual as festas de Deus deverão ser celebradas).

8. SHABAT (descanso; tem conexão com Cristo em quem se encontra descanso para a alma, e com a eternidade que é um descanso sabático no qual todos que estão ligados a Cristo como corpo deste, pela fé entrarão).

A igreja de Cristo não precisa de novas reformas doutrinárias no presente século XXI; chega de reformas doutrinárias; a igreja de Cristo precisa é de restauração doutrinária, a igreja de Cristo precisa romper preconceitos, dar meia volta, e voltar para as suas raízes originais da fé Cristã do primeiro século do período apostólico; sem legalismo, sem proselitismo, sem judaização; mas pra isso acontecer, é necessário um despojamento, porque com o passar dos séculos foi lançado muito entulho no poço espiritual da igreja de Cristo, exatamente como foi feito com os poços de Abraão que até tinha água boa, mas pra chegar até ela Isaque teve que tirar muito entulho de dentro do poço, a mesma coisa devemos fazer porque tem muito entulho teológico, e esse entulho teológico tem impedido, tem atrapalhado a igreja à volta para casa, às suas raízes originais da fé, se aproximando de Israel, povo esse com o qual Cristo nos conectou mediante a sua morte fazendo de ambos um só povo mediante a fé de ambos nele, surgindo assim o povo eleito de Deus, a boa oliveira com varas de zambujeiros, a descendência espiritual de Abraão a semelhança de Isaque o filho da promessa e da livre Sara!

POR EXEMPLO:



Teologia da substituição é entulho.
Teologia pré-tribulacionista é entulho.
Teologia dispensacionalista é entulho.

Nossas raízes originais da fé não estão nos concílios católicos, no padre Agostinho, Tertuliano, Irineu, Efraim o Sírio, no padre Lutero, em Armínio, em Calvino, em John Wesley, em Charles H. Spurgeon, Margareth Macdonalds, John Darby, Hernandes Dias Lopes, etc; nossas raízes originais da fé não estão no Brasil, nos EUA, na Inglaterra, em Roma, na Alemanha, na Arábia Saudita, no Egito, no Iraque etc; nossas raízes originais da fé estão em um único lugar: SIÃO, JERUSALÉM.

Isaías 2:3 "Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."

PROFECIA QUE AINDA SE CUMPRIRÁ:
Miquéias 4:1-5 "Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorram os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse. Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus."

De Sião saiu a sã doutrina a dois mil anos atrás; de Sião ainda tem saído a lei/instrução/ensino; E, de Sião tornará a sair a sã doutrina na Era Messiânica Milenar; gostemos nós disso ou não!

Que a igreja de Cristo faça em certo sentido como fez o filho pródigo que após ter deixado suas raízes originais pra trás, devido a um relacionamento a princípio não muito amistoso com seu outro irmão, por fim, ele caiu em si, viu que na casa do pai havia pão, deu meia volta, e voltou imediatamente pra casa, sem se importar com o que os outros iam pensar ou dizer; e aí é se preparar para grandes mudanças positivas!

Que a igreja de Cristo volte de pressa pra casa, volte pra Sião, volte pra Jerusalém, e se una aos outros irmãos dentre os judeus que assim como nós creem em Deus e em Cristo como Messias de Israel e Salvador do mundo.

Sião, Jerusalém, FOI, É, E CONTINUARÁ SENDO, a Sede Mundial da igreja de Cristo na terra dos viventes!

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário