sexta-feira, 28 de junho de 2019

"A TORAH DO ETERNO; DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO"

POUQUÍSSIMOS CRISTÃOS SABEM DISSO:

A última letra da Torah em Deuteronômio 34:12 é ל (Lamed), e a primeira letra da Torah em Gênesis 1:1 é ב (Bet).

Quando as colocamos juntas temos לב (LEB ou LEV), a palavra hebraica para “coração“.

Ou seja, a Torah é algo que está dentro do coração לב do SENHOR.

É de coração para coração!

É do coração do SENHOR para o coração do povo dEle!

O SENHOR transmitiu Suas instruções (Torah) que estavam dentro do coração dEle, para que estas estejam também dentro do nosso coração do Seu povo.

E ISSO PODE SER VISTO EM MUITOS TEXTOS:

Deuteronômio 4:6,9 "Sendo assim, cuidai de obedecer a eles e praticá-los, pois dessa maneira todos os demais povos observarão a sabedoria e o correto juízo que tendes. Ao ouvir todos esses decretos, os povos dirão: ‘Em verdade esta grande nação é constituída de um povo sábio e inteligente!’ Tão somente guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, a fim de que jamais te esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida. Ensina-as com dedicação aos teus filhos e aos teus netos."

Deuteronômio 6:4-6 "Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus! Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração!"

Deuteronômio 11:18 "Gravai, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa mente, atai-as como um sinal em vossas mãos, e afixai-as nas vossas testas, como memorando, entre vossos olhos."

Deuteronômio 32:45-47 "Quando Moisés terminou de proclamar todas essas palavras diante da congregação de Israel, ainda declarou: ‘Guardai no coração todas as orientações que hoje vos transmiti solenemente, para que ordeneis a vossos filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta Torá, Lei. Porque esta Palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por essa mesma Palavra, prolongareis os vossos dias sobre o solo do qual ides tomar posse em breve, assim que atravessardes o Jordão!"

Salmo 37:31 "A Torah de Deus está no seu coração, e seus passos não vacilam."

Salmo 40:8 "Tenho imensa alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua Torah está no íntimo do meu ser."

Salmos 119:11,98 "Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. O teu mandamento me torna mais sábio do que os meus inimigos, porque eu o tenho sempre comigo."

Provérbios 2:10,11 "Pois a sabedoria habitará em teu coração, e o conhecimento será agradável…"

Provérbios 3:1-3,5 "Filho meu, não te esqueças das minhas ordenanças, mas permite que o teu coração guarde os meus mandamentos,…"

Provérbios 7:3 "Amarra os meus mandamentos aos teus dedos; escreve-os na tábua do teu coração!"

Isaías 51:7 "Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo que tem a minha Torá, Lei, no coração."

Jeremias 31:33 “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis ( תורה torah ), também no coração ( לב leb ) lhas inscreverei; Eu Serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.”

Romanos 2:14-16 "Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, Torah [pergaminho escrito pra ler, estudar, e aprender], fazem, por natureza, o que a lei, Torah ordena, eles se tornam lei, Torah para si mesmos, embora não tenham a lei, Torah [pergaminho pra estudar e conhecer a vontade do Eterno]. Estes mostram a obra da lei, Torah gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos das pessoas, de acordo com o meu evangelho."

SENDO ASSIM, se você faz parte do povo do Eterno, então busque encher-se DE TODA a Palavra do SENHOR … na sua mente e no seu coração ( לב )!!!

Baruch HáShem Kadosh Adonai!
Bendito seja o Nome Santo do SENHOR

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário