sexta-feira, 21 de junho de 2019

"PARA TRÁS DE MIM, SATANÁS!"


Texto: Mateus 16:15-17,21-23 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

1. Interpretação correta, tem haver com: VIGILÂNCIA.

Ninguém que se diz cristão, é melhor que Pedro; na verdade todos estão sujeitos a cometerem o mesmo erro. Veja como são as coisas:

Uma hora Pedro faz uma declaração por pura inspiração divina - Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo!

Mas no momento seguinte Pedro por falta de entendimento achou que poderia impedir o plano de Deus na vida de Jesus que incluía sua morte na cruz.

Quando alguém está correndo risco claro, os que estão ao seu lado, para tentar protege-lo, tomam a frente para salva-guardá-lo,! para que nenhum mal lhe suceda!

Pedro por falta de entendimento, agiria exatamente assim com relação a Jesus, e de fato ele agiu, é só olharmos para o texto que fala da prisão de Jesus no Getemani, e então veremos que Pedro vai tomar a frente para tentar impedir que Jesus fosse levado preso.

Por isso Jesus disse pra Pedro: Para trás de mim satanás!

Satanás, quer dizer: adversário, opositor, aquele que se opõe, ou se coloca contra.

Pedro por falta de entendimento ele por meio do seu discurso vai sem entender acabar se posicionando como Satanás, ou seja, como adversário, como alguém que estava disposto a tomar a frente de Jesus para impedir que na verdade o plano de Deus na vida e através da vida de Jesus se cumprisse na terra!

Pedro por falta de entendimento, estava servindo de escândalo, ou seja, estava sem entender, se colocando como uma pedra de tropeço no caminho de Jesus, porque não queria aceitar o propósito de Deus na vida de Jesus e através da vida de Jesus, que incluía ser preso, sofrer, e morrer no madeiro.

Tanto é verdade que esse trecho "para trás de mim satanás...que não entendes as coisas de Deus mas só as dos homens..." que Jesus vai explicar para os discípulos essa questão da morte porque eles ainda não entendiam isso que era algo de Deus, era coisa de Deus:

Mateus 16:24-26 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

O entendimento de Pedro e dos discípulos só foram abertos por Jesus após sua ressurreição dentre os mortos.

Por isso que Pedro disse o que disse e fez o que fez no Getsemani!

É assim que muitos que se dizem cristãos agem, por falta de entendimento eles acham que podem impedir que o propósito de Deus na vida de uma pessoa se cumpra; e acabam com isso, se colocando como adversários (satanás), não que tais cristãos sejam endemoninhados, mas que o significado de Satanás se cumpre na maneira como agem, se opondo ao propósito específico que Deus tem na vida de determinada pessoa.

O cristão não precisa estar endemoninhado para ser um Satanás, e nem precisa estar possesso; na verdade, basta ao cristão, ainda que por falta de entendimento, ou talvez por inveja, se opor abertamente ao propósito que Deus tem na e através da vida de uma pessoa que serve a Deus, para que este propósito não se cumpra!

Pedro agiu assim sem maldades, por falta de entendimento.

Muitos agem assim de igual modo por falta de entendimento.

Mas outros agem assim motivados por pura inveja!

De que adianta, uma hora falarmos inspirados por Deus mediante um lampejo de revelação divina, e no momento seguinte, ou por falta de entendimento, ou por inveja, por não estarmos sendo vigilantes, nos posicionarmos como Satanás na vida dos nossos irmãos, simplesmente porque não queremos que o propósito de Deus se cumpra na vida dos tais, e assim nos opomos a tais propósitos!

Não se posicione como um satanás, não se coloque como um adversário, como alguém que se levanta em oposição, para tentar impedir que o propósito de Deus na vida de uma pessoa se cumpra.

2. Outra interpretação que não se aplica a Pedro, mas que também pode acontecer e acontece, e que para que não aconteça também requer: VIGILÂNCIA.

Pedro não foi usado pelo diabo nesse texto; há quem diga que Pedro uma hora fala inspirado por Deus e no momento seguinte por falta de vigilância falou inspirado por Satanás e Jesus então revela isso à Pedro.

PORÉM, isso não é verdade, porque o motivo de Jesus ter dito: PARA TRÁS DE MIM SATANÁS, já foi perfeitamente explicado acima!

MAS mesmo que isso não tenha acontecido com Pedro nesse momento da repreensão, isso de fato não é nenhum absurdo e pode sim acontecer com qualquer cristão que é descuidado quanto a: VIGILÂNCIA.

De que adianta falarmos inspirados por Deus, mediante um lampejo de revelação divina, de que adianta termos ou recebermos revelação divina do alto da parte de Deus o Pai, se no momento seguinte por falta de VIGILÂNCIA nós emprestamos nossa boca para Satanás falar através dela? não foi esse o caso de Pedro mas esse é o caso de muitos que se dizem cristãos!

Sendo assim: VIGILÂNCIA! VIGILÂNCIA DOBRADA!

De nada adianta, uma hora falar por inspiração divina se no momento seguinte nós que nos intitulamos cristãos por ignorância ou inveja nos posicionamos como um verdadeiro satanás não no sentido de endemoninhado mas no sentido tão somente de opositor, de adversário, que tenta de alguma forma ou maneira impedir que o propósito que Deus tem na vida e com a vida de uma determinada pessoa venha a se cumprir!

De nada adianta também, uma hora falar por inspiração divina se no momento seguinte por falta de vigilância nós emprestarmos nossa boca para satanás falar ou se expressar através dela!

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário