segunda-feira, 10 de junho de 2019

"A MENSAGEM DA CRUZ"




Texto: 1 Coríntios 2:2

Paulo foi um irmão nosso em Cristo abraçou a importante missão, o importante compromisso, de anunciar a mensagem da cruz, a mensagem de um Cristo, Messias, Ungido, Crucificado!

MENSAGEM ESSA, QUE POR SUA VEZ, FALA DE DUAS COISAS QUE PRECISAM SER CONHECIDAS, ENTENDIDAS E MUITO BEM COMPREENDIDAS, PARA ENTÃO ENTENDERMOS O QUE REALMENTE É A MENSAGEM DA CRUZ:

1)    Um justo que morreu EM LUGAR dos ímpios e dos injustos, e, POR CAUSA dos mesmos; Romanos 5:6 / 1 Pedro 3:18

2)    Um sacrifício humano ainda que na cruz ele estivesse na condição de Cordeiro. 1 Timóteo 2:5

POR CAUSA DESSAS DUAS COISAS, A MENSAGEM DA CRUZ VEIO A SER 5 COISAS PARA MUITOS QUE PERECEM; VEJAMOS E ENTENDAMOS O PORQUÊ:

1)    Uma CONTRADIÇÃO; Deuteronômio 24:16 / Ezequiel 18:20 (Veja um Exemplo de prática desta instrução divina: 2 Reis 14:5,6) Jeremias 31:29,30

2)    Uma ABOMINAÇÃO; Deuteronômio 18:9,10

3)    Uma LOUCURA; 1 Coríntios 1:18a / Vrs 23a

Levando em consideração as duas coisas sobre as quais mensagem da cruz fala, e tendo por base algumas instituições divinas já vistas no tópico 1 e 2, muitos chegam a essa equivocada conclusão!

4)    Um ESCÂNDALO; Vrs 23b

Porque escândalo? A resposta está no quinto tópico a seguinte.

5)    Uma MALDIÇÃO. Deuteronômio 21:22,23 / Gálatas 3:13 O Messias se fez maldito REALMENTE mas em nosso lugar (Paul não chamou a Torah de maldição; ele se refere a consequência da desobediência a vontade de Deus. Veja: Deuteronômio 27:13-26 / Deuteronômio 11:29-32); a mensagem da cruz em si é uma verdadeira bênção do Eterno primeiramente para os judeus e depois para toda a humanidade!

PARA NÓS QUE CREMOS (TANTO DENTRE OS JUDEUS QUANTO DENTRE AS NAÇÕES), QUE FOMOS ILUMINADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, A MENSAGEM DA CRUZ, É, MAIS DO QUE SIMPLESMENTE UMA BÊNÇÃO, ELA É:

1)    O PODER de Deus;

2)    A SABEDORIA de Deus. 1 Coríntios 1:24

Sabedoria divina essa, que por sua vez, reduz a sabedoria humana dos sábios judeus que são considerados sábios, e da inteligência humana dos inteligentes, os filósofos gregos, que são considerados inteligentes, a pó, a cinza, a nada; de modo que, diante de tal operação divina, diante de tal sabedoria divina, os sábios, os escribas, e os inteligentes, os gregos, com sua sabedoria humana, com seu conhecimento humano, com sua inteligência humana, com sua filosofia humana, são simplesmente reduzidos a nada e simplesmente desaparecem, diante deste Deus Sábio, cujo a sabedoria ultrapassa a de qualquer homem desta terra! Vrs 19,20,25

Veja que realmente é o que diz em: Lucas 2:34

Diante disso só podemos fazer o que o próprio Paulo recomendou em: Romanos 16:27

Se a morte de um justo, mas pecador, resultou em expiação, desviou a ira divina de sobre o povo, que dirá o sangue de um justo santo sem pecado?! Números 25:6-15

Creia nesta mensagem divina de todo o teu coração, e abrace-a com toda tua força!

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário