segunda-feira, 10 de junho de 2019

"5 COISAS RESPONSÁVEIS POR MANTER CRISTO NA CRUZ!"


Texto: 1 Coríntios 2:1,2 "E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado."

Cristo antes de ser crucificado, ele passou por 6 julgamentos.

Jesus primeiramente foi julgado por três vezes pelas autoridades judaicas:

1. Pelo sumo sacerdote Anás deposto pelos romanos. (Pedro o nega).
2. Pelo sumo sacerdote Caifás (o sumo sacerdote em exercício).
3. Pelo Sinédrio. (Judas da cabo da própria vida).

Cristo em seguida passou por mais três julgamentos, desta vez pelas autoridades gentílicas:

4. Pelo governador Pôncio Pilatos.
5. Pelo governador Herodes Antipas.
6. Pelo governador Pôncio Pilatos.

Mas a final: O que realmente manteve Cristo na cruz até o fim?

Antes disso, vamos falar o que não foi responsável por mante-lo na cruz até seu expirar:

1. Não foram as cordas que mantinham suas mãos amarradas a cruz.
2. Não foram os pregos que mantinham suas mãos e pés presos a cruz.
3. Não foi a fraqueza humana ou o desgaste humano.
4. Não foi a falta de alguém para desce-lo da cruz.
5. Não foi o sedile (apoio para os pés).

Vejamos agora o que realmente manteve Cristo na cruz até o fim:

1. Sua determinação. 1 Pedro 2:24 Jesus estava determinado a morrer por nós na cruz do calvário, para por meio de sua morte nos conceder o perdão para os nossos pecados. 1 João 2:2
2. Seu amor. João 13:1 \ João 15:13 Jesus amou os seus até o fim, de forma incondicional e sacrificial.
3. Sua Submissão a vontade do Pai. Mateus 26:42 Jesus foi submisso a Soberana vontade de Deus o Pai.
4. Sua lealdade. Apocalipse 13:8 Jesus foi leal a um plano ou propósito divino pré-estabelecido por Deus o Pai na antes mesmo que o ser humano pecasse. 2 Timóteo 1:8-10
5. Seu saber. Hebreus 12:2 Jesus sabia que lá no céu, junto de Deus o Pai que o enviou, Ele seria honrado e glorificado por Deus o Pai, ou seja, Jesus sabia que valeria a pena, e de fato valeu a pena!

Conclusão:

Filipenses 2:5-11 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Lucas 9:23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Gálatas 5:24,25 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito.

Romanos 6:6 Pois temos conhecimento de que a nossa velha humanidade em Adão foi crucificada com Ele, a fim de que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, para que nunca mais venhamos a servir ao pecado.

Gálatas 6:14 Quanto a mim, no entanto, que eu jamais venha a me orgulhar, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio da qual o mundo já foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Aos que pensam que evangelho é aventura:

Mateus 8:19,20 E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Seguir a Jesus não é uma aventura e sim um desafio que requer confiança e coragem!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário