sábado, 29 de junho de 2019

"A HONRA DE PODER SER CHAMADO SERVO DO SENHOR"

Texto Chave: Josué 1:1,2 "Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel."

ESTUDANDO A TORAH PODEMOS OBSERVAR O SEGUINTE.

A NÍVEL DE CURIOSIDADE:

1. SÓ NO LIVRO DE GÊNESIS -

Moisés não é mencionado nenhuma vez.

Josué de igual modo não é mencionado nenhuma vez.

2. SÓ NO LIVRO DO ÊXODO -

Moisés apesar de ser mencionado mais de 250 vezes, dessas ele é mencionado 1 vez se colocando na condição de servo do Senhor, no capítulo 4:10; é mencionado 1 vez como amigo de Deus, no capítulo 33:11a; e é mencionado apenas 1 vez como Moisés o servo do Senhor, no capítulo 14:31

Josué é mencionado apenas 7 vezes; dessas ele é mencionado 2 vezes como servidor de Moisés, nos capítulos 24:13 e 33:11b

3. SÓ NO LIVRO DE LEVÍTICO -

Moisés é mencionado cerca de 80 vezes; e em todas elas apenas como Moisés.

Josué não é mencionado nenhuma vez.

4. SÓ NO LIVRO DE NÚMEROS -

Moisés é mencionado mais de 210 vezes; dessas 1 vez Moisés se coloca na condição de servo, em Números 11:11; e 2 vezes o Senhor o identifica como seu servo, em Números 12:7,8.

Josué e mencionado pouco mais de 10 vezes; e nestas apenas 1 vez é mencionado como servidor de Moisés, em Números 11:28; o restante é mencionado apenas como filho de Num.

Porém, até Calebe foi identificado no LIVRO DE NÚMEROS como servo do Senhor pelo próprio Senhor; só Josué que não o foi, em Números 14:24,30.

5. SÓ NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO -

Moisés é mencionado 38 vezes ao todo; sendo que 1 vez ele é identificado como homem de Deus em 33:1; e 1 vez como servo do Senhor e isso na sua morte em Deuteronômio 34:5

Josué é mencionado 9 vezes; e dessas 1 vez ele é identificado como alguém cheio do espírito de sabedoria, em Deuterenômio 34:9.

6. SÓ NO LIVRO DE JOSUÉ -

Moisés é mencionado 38 vezes; dessas ele é identificado como o servo do Senhor, ao todo 18 vezes; e 1 vez como homem de Deus, em Josué 14:6.

Josué é mencionado mais de 150 vezes; e ele começa sendo descrito como o servo de Moisés, não como servo do Senhor, em Josué 1:1; e quase que todas as vezes ele é mencionado, ora como Josué, ora como Josué filho de Num; e 1 dessas vezes ele é mencionado se colocando na condição de servo do Senhor, em Josué 5:14; e por fim, 1 dessas vezes, em sua morte, Josué é identificado em Josué 24:29 como servo do Senhor.

Ou seja:

Em Deuteronômio, Moisés é identificado como servo do Senhor após a morte, por alguém que acrescentou o relato da morte de Moisés ao texto de Deuteronômio; quem acrescentou reconheceu Moisés como servo do Senhor!

Em Josué, Josué é identificado como servo do Senhor após a morte, por alguém que acrescentou o relato da morte de Josué ao texto de Josué!

CONCLUSÃO: Ser chamado de servo do Senhor é uma honra que se pode receber não só em vida mas até depois de morto.

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário