quarta-feira, 5 de junho de 2019

“O OUTRO DA MESMA ESPÉCIE!”


Texto: João 14:16,17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós... Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

“...Outro...” grego: állos (uma palavra primitiva).

"Állos" significa: outro do mesmo tipo; outro de um tipo semelhante.

O Parakletos, é outro da mesma espécie que o Filho originalmente o é; originalmente o Filho, antes de ser humano, ele é divino porque saiu de Deus de modo que não podemos negar sua divindade; ele foi gerado em Deus primeiramente num ponto na eternidade antes de toda a criação e antes do período identificado como Princípio, pois no princípio ele já era um ser divino distinto junto de Deus o Pai que o gerou a partir de sua divina Palavra, para que este fosse sua ferramenta divina por meio da qual tudo o que foi criado viesse a ser criado; SENDO ASSIM, o Filho gerado em Deus a partir da Palavra em Deus que nunca foi mudo, é da mesma espécie daquele que o gerou em um ponto na eternidade; e no tempo determinado este Ser divino (identificado como Palavra divina, e como Sabedoria divina), foi gerado num ponto na eternidade antes do princípio de Jo 1:1 e de Gn 1:1, como consta em Pv 8:23-31, onde ele é personificado pela sabedoria divina, E no tempo determinado por Deus, este ser a princípio espiritual e divino, foi concebido por Deus no ventre de uma moça virgem de forma sobrenatural vindo ao mundo como homem perfeito; O Pai e O Filho são originalmente da mesma espécie, da mesma substância, um saiu do outro, um se originou no outro.

QUE ESPÍRITO É ESSE?

Deus. 2 Coríntios 5:19 diz: "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação."

O Espírito Santo. Atos 5:3,4 "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?... Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus."

O Espírito do Senhor DEUS. Isaías 61:1 "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu..."

O Espírito de Deus. Mateus 3:16,17 “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

O Pai é Espírito. João 4:23,24 "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

O Pai no Filho. João 14:9-11 “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”

O Espírito Santo de Deus é outro da mesma espécie que o Filho originalmente o é.

O outro que é da mesma espécie que o Filho originalmente o é, é aquele que gerou um ser divino antes do princípio para ser sua ferramenta divina através da qual tudo seria criado e através de quem o plano divino originalmente daquele que o gerou e que foi elaborado na eternidade seria cumprido.

O outro da mesma espécie que o Filho, se trata de Deus, que é Espírito e Santo, e que estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, a saber, Deus; e Cristo deixou claro que  este Deus, este Espírito do Senhor Deus, este Espírito de Deus, este Espírito Santo, este Espírito da verdade da parte do Pai e que procede do Pai, trata-se do Pai, trata-se do Espírito do Santo Pai.

O Espírito Santo É TANTO outra nomenclatura para Deus o Pai, que é Espírito e Santo, COMO TAMBÉM é uma forma como Deus o Pai se manifesta em nossa dimensão sem que tudo seja simplesmente destruído, pela sua infinitude presença, pela sua infinitude glória, pela sua infinitude santidade, pelo seu infinito poder, pelo seu infinito esplendor; IMAGINE VOCÊ um Ser nessa proporção entrando em nossa dimensão em sua infinitude e plenitude presença, poder, glória, santidade; tudo seria simplesmente destruído; então Deus se manifesta de forma compacta em nossa dimensão e ainda sim preenche todo o nosso universo; e através dessa forma compacta com a qual ele entra em contato conosco que ele nos comunica dons espirituais, gera em nós fruto, nos convence, nos consola, nos ajuda, nos fortalece, nos comunica seus sentimentos, revela-nos segredos ocultos em sua mente; Deus é Espírito e O Espírito Santo é Espírito, mas não se tratam de dois Espíritos, e sim um único que se manifesta em nossa dimensão de forma compacta e segura sem nos destruir; o Espírito Santo é divino, trata-se de uma divindade, simplesmente porque o Espírito Santo é o próprio Deus bem como a forma como Este que habita na dimensão eterna, entra e se manifesta em nossa dimensão.

E os textos apresentados acima por si só mostram exatamente isso, que não se tratam de dois espíritos, mas um só o Pai que é Espírito e Santo bem como a forma como ele se manifesta em nossa dimensão de forma compacta e segura sem simplesmente não destruir-nos com sua infinitude presença, poder, glória, santidade, e fulgor!

Ah, mas o primeiro concílio de Nicéia e o concílio niceno-constantinopolitano estabeleceram algo como verdade absoluta, inerrante e intocável! Deixa eu dizer uma coisa: NOSSO COMPROMISSO NÃO É COM DOGMAS QUE CONCÍLIOS CATÓLICOS ESTABELECERAM COMO SENDO VERDADE INERRANTE, INFALÍVEL E INTOCÁVEL; NOSSO COMPROMISSO É COM AS SAGRADAS ESCRITURAS DEVIDAMENTE INTERPRETADA EM SEU CONTEXTO!

Nosso compromisso é com as Escrituras e não com o que os pais\padres da igreja católica estabeleceram como verdade absoluta, inerrante e intocável, em seus concílios.

CONCLUSÃO:

Quando Tiago escreveu o que escreveu em Tiago 2:19, pode ter a certeza que ele não tinha em mente nenhum dogma trinitário; será que ele não foi salvo por causa disso hein?!

Tiago 2:19 “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”

Deuteronômio 6:4 “Ouve, Israel, YHVH é nosso Deus, YHVH é um.”

Só existe 1 Ser Supremo Divindade Máxima Sem princípio, sem ponto de início, e este é YHVH, Aquele que num ponto na eternidade gerou um Ser divino através da Sua divina Palavra para que por meio deste todas as coisas fossem criadas, trazidas a existência tanto as espirituais quanto as materiais; Este Ser Supremo É Espírito E Santo; Este Santo Espírito É o Espírito de Deus que não é outro se não o próprio Deus, a saber, Deus o Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus o Cristo de Deus!

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário