sábado, 15 de junho de 2019

"MOISÉS - SUMO SACERDOTE TEMPORÁRIO"



“AINDA NÃO VIROU BAGUNÇA AS COISAS DO ETERNO!”

Texto: Levítico 9:1

O Mishcan (sig. tenda, residência, tabernáculo = habitação terrestre de Deus entre os filhos de Israel) foi consagrado durante 7 dias, nos quais Moisés na condição de sumo sacerdote temporário, oferecia oferendas, sacrifícios (corbanot) ao Eterno. Esse oitavo (sig. shemini) dia referido no texto é o oitavo dia do primeiro mês que é o mês de Nissã, o mês da saída do povo de Israel da terra do Egito.

Moisés foi sumo sacerdote por 7 dias, e no oitavo dia Arão foi consagrado (separado e dedicado à um serviço divino) e assumiu a partir d’então o ofício de sumo sacerdote juntamente com seus filhos que de igual modo foram consagrados (separados e dedicados à um serviço divino) à sacerdotes. Êxodo 40:1,2,16,17,34-38

No oitavo dia pela primeira vez saiu fogo da Shechiná (Presença do Divino) para consumir o sacrifício oferecido na Tenda, mas por algum motivo não foi de imediato. Levítico 9:22-24

Esse, não foi só o primeiro dia de Arão como sumo sacerdote, foi também o primeiro dia dos filhos de Arão como sacerdotes e também houve manifestação divina! Nadav (Nadabe) e Avihu (Abiú) ERAM TSADIKIM (Justos). “Nadav” significa que era apto à nobreza (nedivut). “Avihu” implica que era merecedor de tornar-se pai do povo judeu (av OU ab = pai). Junto com as demais pessoas, Nadav e Avihu viram um fogo vindo do céu descer sobre o Altar no pátio e queimar os corbanot (sacrifícios). Enquanto todos se alegravam, Nadav e Avihu FICARAM INSATISFEITOS. Sentiam que desejavam aproximar-se mais de Hashem (O Nome; referência ao Eterno), do que simplesmente ficarem parados observando um fogo miraculoso que descia do céu. Queriam levar o próprio corban (sacrifício, oferenda) para expressar seu amor. Também esperavam que ao oferecer um corban adicional, Hashem revelaria ainda mais de Sua Shechiná (Presença Divina). Eles vão decidir entrar no santo dos santos (Côdesh Hácodashim) para oferecer incenso ao Eterno! Nadav e Avihu também decidiram que seria correto levarem seu próprio fogo sobre o Altar! Talvez eles não tivessem ousado entrar no Côdesh Hacodashim (a parte mais sagrada do Mishcan, o santo dos santos, onde até mesmo os Sumos Sacerdotes só podem entrar em Yom Kipur), se não tivessem bebido vinho antes. Porém, após beberem, FICARAM EMPOLGADOS e não hesitaram em entrar no Santo dos Santos e oferecer incenso. O Eterno se viu na obrigação de punir os dois para servir de exemplo aos outros, porque se não houvesse uma punição, outros pensariam que também poderiam entrar no Côdesh Hacodashim (santo dos santos) e oferecer seus próprios corbanot (sacrifícios, oferendas); O Eterno deixou claro com a morte de Nadav e Avihu, que as coisas do Eterno não devem ser feitas NUNCA de qualquer maneira, ainda que em decorrência de uma empolgação carnal, ainda que motivado por uma boa intenção interior. Levítico 10:1-3

Na presente Nova Aliança, na condição de sacerdotes do Eterno, e de servos de Jesus o Sumo Sacerdote, nós servos do Eterno e do Messias, temos livre acesso para entrarmos todos os dias do ano, e quantas vezes ao dia quisermos na presença do Eterno, porém, o que não pode faltar é a devida reverência, tendo em vista que não é porque temos acesso livre ao santo dos santos, a presença do Divino, ao Trono da Graça do Eterno, que o negócio virou bagunça, que é de qualquer jeito, de qualquer maneira, de qualquer modo, passando por cima de princípios divinos estabelecidos pelo Eterno!

AINDA NÃO VIROU BAGUNÇA AS COISAS DO ETERNO...

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário