quarta-feira, 19 de junho de 2019

"CONCEITO ORIGINAL SOBRE GRAÇA"



Tito 2:11 "Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas."

GRAÇA, muito mais do que uma mera dispensação como o dispensacionalismo pré tribulacionista ensina.

Sei muito bem o que consta em: João 1:17 Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo.

Mas isso não é algo que não existia antes!

O texto não está dizendo que antes de Cristo não havia graça e verdade.

Vamos enxergar a graça e a verdade na aliança sinaítica e entender o que significa a expressão graça e verdade através de alguns poucos textos que eu selecionei dentre tantos que eu poderia expor aqui:

Salmo 25:10 Todas as veredas do Senhor são Chessed\Checed [definição curta: favor\graça; mas traduzido como misericórdia, benignidade, bondade, levando a crer que a graça era manifesta uma veizinha ou outra no antigo testamento, sendo que ela está presente em todo o antigo testamento, e dela procede a misericórdia, a bondade, a benignidade divina, ou seja, essas coisas são o resultado da GRAÇA de Deus] e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.

Salmo 26: 3 Pois a tua graça (hb. Chessed\Checed) está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade.

Salmo 40:10 Não ocultei dentro do meu coração a tua Tsedaka; apregoei a tua Emunah e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça (hb. Chessed\Checed) e a tua verdade.

Salmo 40: 11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua graça (hb. Chessed\Checed) e a tua verdade sempre me guardem.

Mas a final o que significa dizer que a graça e a verdade vieram por meio de Cristo!

Vejamos: Salmo 57: 3 Ele dos céus enviará seu auxílio e me SALVARÁ do desprezo daquele que procurava devorar-me (Selá). Deus enviará a sua graça (Chessed\Checed) e a sua verdade.

A lei\torah veio por meio de Moisés mas a Torah não salva o homem, ela direciona o homem ao caminho que conduz a salvação, e este caminho é a confiança no Messias e em seu sacrifício, este é o mistério que esteve oculto e que a seu tempo foi revelado por Deus.


A graça e a verdade vieram por meio de Cristo, QUER DIZER QUE: O auxílio divino, a salvação, o livramento divino, vieram (claro, mais plenamente) por meio de Jesus o Cristo, tendo em vista que antes da nova aliança havia sim salvação disponível ao ser humano através da graça e mediante a confiança no Deus verdadeiro demonstrada na prática através do esforço sincero em querer fazer sua vontade e servi-lo da melhor forma possível.


GRAÇA, Trata-se de um atributo divino do Eterno.

Graça é o que Deus é.


Deus é amor, Deus é justiça, Deus é santo, Deus é bondoso, Deus é graça!

ESSE ATRIBUTO FOI E É MANIFESTO:

1. Na eternidade ao decidir criar o ser humano que o próprio Eterno sabia que não merecia ser criado porque imediatamente ao ser criado iria quebrar sua aliança no Jardim do Éden.
2. Quando deu 120 anos pro povo se arrepender + 7 dias, antes de enviar o dilúvio.
3. O simples fato de respirar, de se levantar, isso é manifestação da graça.
4. A misericórdia de Deus é manifestação da graça porque não merecemos a misericórdia de Deus.
5. O tempo que Sodoma e Gomorra teve antes de Deus enviar juízo é graça porque a misericórdia procede da graça do Eterno.
Etc. Etc. Etc.

Porém, no tempo presente, por intermédio de Cristo, essa graça atributo divino, se manifestou e se manifesta de forma muito mais plena e profunda, porque neste caso, o Eterno enviou o próprio Filho Unigênito Amado, para dar a vida na cruz no Calvário por miseráveis pecadores.

Bastaria 1 dia sem a graça de Deus e estaríamos todos perdidos, arruinados!

#PegaAVisão
#EuEraCegoEHojeVejo

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário