sexta-feira, 21 de junho de 2019

“PARA TRÁS DE MIM, SATANÁS!” diferente


(Compreensão Diferenciada)

Mateus 16:23 KJA diz: “E virando-se Jesus repreendeu a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens.

Jesus não disse o que disse, para um suposto ser espiritual que supostamente estava nesse momento usando Pedro como um instrumento para desviar Jesus do propósito principal de sua vida aqui na terra.

O TEXTO POR SI SÓ, EM SEU INÍCIO, É CLARO POR SI MESMO; VOU EXPOR COMO ALGUMAS VERSÕES APRESENTAM ESSE MESMO TEXTO:
ACF2007 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro:
ALM 21 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro:
KJA - E virando-se Jesus repreendeu a Pedro:
LTT2009 - Mas Ele (Jesus), havendo-Se voltado, disse a Pedro:
MSG -   Jesus, porém, ficou firme: “Pedro, saia do meu caminho.
NTLH - Jesus virou-se e disse a Pedro:
NVI - Jesus virou-se e disse a Pedro:
O LIVRO - Mas Jesus, voltando-se para ele, respondeu:
PAST - Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:
PSH - Ele, porém, voltando-se, disse a Kefá:
RVP2009 - Mas Ele, voltando-Se, disse a Pedro:
TB - Mas ele, voltando-se, disse a Pedro:
VFL - Mas Jesus se virou e disse a Pedro:
VIVA - Mas Jesus se virou e disse a Pedro:

Sendo assim, vemos que o que Jesus disse ele o disse para Pedro; e porque Jesus disse o que disse para Pedro?

Pedro momentos antes havia pronunciado algo corretamente não porque tivesse entendimento das coisas de Deus e sim por revelação direta do Pai naquele momento: Tu és o Cristo o filho do Deus vivo!

Só que Pedro não tinha entendimento espiritual das coisas; por esse motivo Pedro apesar de num momento ter afirmado que Jesus o Cristo é o filho de Deus, no outro, vai por falta de entendimento das coisas de Deus tenta afastar Jesus da cruz, da missão para a qual veio ao mundo e estava no mundo; ou podemos dizer assim, Pedro vai desejar que com relação ao que Jesus dissera que sobreviria a si mesmo (e que o próprio Pedro via como uma tragédia apenas, mas que se tratava de um propósito divino a ser cumprido na terra na pessoa de Jesus) sofresse uma intervenção divina de Deus; Só que se Deus intervisse, o plano divino de salvação seria frustrado por Aquele mesmo que o havia elaborado na eternidade!

É como se Pedro dissesse: Que Deus não permita isso acontecer contigo!

É como se Pedro estivesse dizendo: Que Deus o elaborador desse plano divino de salvação impeça esse plano de se cumprir!

Pedro era de início uma pessoa sem entendimento das coisas de Deus, mostrou isso não só nesse momento, como também um pouco mais a frente, no monte da transfiguração onde ele por falta de entendimento vai equiparar Cristo a Moisés e Elias, deixando assim de discernir a centralidade de Cristo!

E com relação ao pensamento e desejo de Pedro que este manifestou em Mateus 16:22 e que Jesus abertamente reprovou, vemos que no jardim do Getsêmani, Pedro sabendo que Jesus seria preso, e sabendo que isso resultaria na morte de Jesus, ele vai querer fazer valer o que ele já havia dito à Jesus: ISSO DE MODO ALGUM VAI TE ACONTECER!

E é como se na hora H, Pedro por impulso dissesse consigo mesmo: Já que Deus não o livrará, eu vou livrá-lo; Jesus não será preso e muito menos morto, se depender de mim isso não irá acontecer, eu não vou deixar.

Ou seja, na hora H, Pedro tomasse a frente de Jesus, se colocasse no caminho entre Jesus e o propósito de Deus, e fizesse isso para impedir que Jesus cumprisse aquilo para o qual Deus o trouxe ao mundo!

Por isso Jesus disse para Pedro no verso 23: Para trás de mim!
Por isso Jesus chama Pedro de Satanás no verso 23: Para trás de mim Satanás!

Porque o título Satanás quer dizer adversário, opositor.

Pedro estava por falta de entendimento das coisas de Deus, tomando a frente de Jesus e se opondo, sem entender, ao propósito de Deus, porque na cabeça e no entendimento de Pedro, Jesus tinha que ser afastado da cruz, impedido de ir para cruz!

Pedro fez justamente isso quando Jesus estava para ser preso, ele toma a frente de Jesus e faz uso de um instrumento cortante.

Pedro estava também, sem entender, tentando Jesus a não fazer a vontade de Deus. Por isso Jesus lhe disse: Que me serves de escândalo!

Ou seja: Pedro, você por sua falta de entendimento espiritual está agora agindo como pedra de tropeço, como uma armadilha ou cilada no meu caminho a frente, você está se colocando como um impedimento no meu caminho em direção ao cumprimento da missão divina!

Pedro estava falando o que estava falando por causa de sua total falta de entendimento espiritual com relação as coisas de Deus; Pedro ainda não era um indivíduo espiritual.

Por isso Jesus também lhe diz: Você não compreende as coisas que são de Deus e sim as que são dos homens!

Jesus sabia perfeitamente que Pedro até o presente momento, não tinha entendimento, não era sábio, nas coisas de Deus, nas coisas espirituais ligadas a Deus e ao plano de Deus; Pedro era até então um ser humano natural com uma mentalidade natural e que só consegue entender as coisas aqui de baixo ligadas aos homens; ou seja, Pedro agiu da forma que agiu, falou da forma que falou neste último momento, por total ignorância quanto as coisas espirituais ligadas a Deus e ao plano divino!

Jesus não estava chamando Pedro de endemoninhado!
Jesus não estava chamando Pedro de demônio!
Jesus não estava dizendo que o demônio estava usando Pedro!

Jesus estava dizendo que Pedro por ignorância estava agindo como um opositor ou adversário (que no hebraico a palavra é: Satanás) por pura ignorância espiritual se opondo a algo que ele não entendia que era propósito de Deus na vida de Jesus e para a vida de Jesus aqui na terra!

Satanás é um título que não é exclusivo do anjo da morte.

Esse título se aplica perfeitamente (devido ao seu significado) aqueles que se colocam como pedra de tropeço no caminho de alguém em cuja vida Deus tem um propósito e uma missão específica para que tal pessoa a cumpra ou execute aqui na terra; muito fazem isso por ignorância ou falta de entendimento, outros fazem isso por pura inveja, outros fazem isso por puro egoísmo!

CONCLUSÃO: O texto não diz que Satanás usou a boca e vida de Pedro, isso não passa de ESPECULAÇÃO, e o próprio texto por si só refuta essa ESPECULAÇÃO HUMANA.

#PegaAVisão
#EuEraCegoEAgoraVejo

 ________________________________
Bibliografia:
Elaborado e digitalizado em 06-12-2018 por Thiago Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário