quarta-feira, 19 de junho de 2019

"DEUS É DEUS DE ALIANÇAS E NÃO DE DISPENSAÇÕES!"



Texto Chave: Mateus 26:28 "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados."

Quero falar por meio deste, sobre aliança e dispensações, confirmar uma e desmascarar a outra.

Será que Deus se relacionou com a humanidade desde o princípio por meio de dispensações?

O ensino de John Nelson Darby diz que sim! 


SEGUNDO JOHN NELSON DARBY DEUS SE RELACIONOU COM O SER HUMANO POR MEIO DE DISPENSAÇÕES, QUE SEGUNDO ELE SERIAM SETE:

1. Inocência.
2. Consciência.
3. Governo humano.
4. Patriarcal.
5. Lei.
6. Da igreja e graça.
7. Dispensação do Reino.

MAS

E a revelação das Escrituras, por si só, o que elas ensinam e dizem de fato?

As Escrituras mostram Deus lhe dando desde sempre, desde o princípio, com o ser humano por meio de alianças e não de dispensações.

VEJA MUITAS DESTAS ALIANÇAS:
1) Aliança Adãmica. Os 6:7
2) Aliança Noatica, Universal. Gn 9:9-17
Aliança Patriarcal 

3) com Abraão, Gn 15:12-21; Gn 17:4

4) com Isaque, Gn 26:3-5
5) com Jacó, Gn 28:13-15
6) Aliança Sinaítica com Israel que é uma aliança de casamento. Êx 24:1-11
7) Aliança com Josué. Js 1:1-8
8) Aliança Davídica Messiânica. 1 Cr 17:1-15 / 2 Sm 23:5
9) Nova Aliança de casamento com o mesmo povo mas aberta para todos que quiserem fazer parte dela, aliança essa que adentra a eternidade pois trata-se de um processo que só será plenamente cumprido quando der início a eternidade após o juízo final. Jr 31:31-34

VEJA COMO SÃO AS COISAS:

1. Darby diz "no Jardim, Deus se relacionou com o primeiro homem por meio de uma dispensação".

MAS

Deus diz "no jardim eu me relacionei com o homem por meio de uma aliança".

2. Darby diz "depois desta se relacinou com o ser humano por meio de mais duas outras dispensações, a da consciência e a do governo humano".

MAS

E Escritura diz "Depois da Aliança com Adão que por este foi quebrada, Deus fez outra aliança agora com Noé e a humanidade".

3. Darby diz "Deus em seguida se relacionou com o ser humano por meio da dispensação patriarcal".

MAS

A Escritura diz "Depois da aliança anterior, Deus fez outras três alianças com três patriarcas, Abraão, Isaque, e Jacó".

4. Darby diz "Deus em seguida se relacionou com o ser humano por meio da dispensação da lei".

MAS

A Escritura diz "Depois desta aliança com os três patriarcas, Deus fez uma aliança de casamento com a descendência destes patriarcas no Sinai e deu sua Torah como manual para que o povo tivesse um bom relacionamento com o Esposo mostrando assim seu amor e respeito por Ele".

5. Darby diz "Deus depois se relacionou com a humanidade, com as nações do mundo, ao redor de Israel, ou seja, com a igreja, no tempo da graça; e que por fim haverá a dispensação do milênio."

MAS

A Escritura diz "Depois da aliança anterior Deus fez outra aliança agora com Josué, e também com Davi, e outra aliança com o mesmo povo mas abrindo esta aliança para gentes de todas as nações do mundo por meio da fé, uma nova perfeita e eterna aliança de casamento, manifestando assim de forma ainda mais plena sua graça que desde sempre Deus manifestou pelo ser humano a começar pela decisão de criar o ser humano e até os dias de hoje; não existe dispensação da lei e dispensação da graça; o manual de prática na presente aliança ainda são os santos justos bons abençoados e espirituais mandamentos de Deus que antes estavam em pedras mas que agora passam para o coração mediante a internalização do Espírito de Deus para um relacionamento saudável entre o povo de Deus que é a Esposa, e o seu Deus que é O Esposo, O Marido; essa aliança não se cumpriu plenamente ao todo, isso só acontecerá quando a Esposa do Eterno adentrar na eternidade, pois até o presente momento ainda temos que dizer para os próprios servos de Deus: 'conheça ao Senhor'; e sem contar que ainda pecamos; mas na eternidade, após o juízo final, essas duas coisas por fim acabarão; e aí sim, a nova aliança iniciada na cruz, terá seu pleno e completo cumprimento na eternidade."

E aqui sim, entra uma ÚNICA dispensação que realmente é mencionada nos escritos da nova aliança, que é levantar um Israel composto por integrantes das duas casas de Israel crentes dentre um Israel incrédulo, e introduzir nesse novo Israel de Deus, os dentre os gentios puramente gentios pela fé, formando assim a Esposa, que o Eterno está preparando para viver com ele na Eternidade; e isso Deus está fazendo no período de intervalo entre a semana de anos de número 69 de Daniel 9 e a última semana de anos para completar as 70 semanas de anos de Dn 9, que quando terminar, se dará o retorno de Jesus após a grande tribulação; nesse período do intervalo profético Deus está tratando da casa de Efraim que virou devido a dispersão gentios dispersos temporariamente rejeitado mas que ainda tem em si o DNA dos eleitos e por isso o Evangelho está lendo levado ao encontro dos tais par que ouçam e então façam sua escolha pessoas se crerão ou não no Evangelho.

A PALAVRA DISPENSAÇÃO APARECE SIM ALGUMAS POUCAS VEZES NOS ESCRITOS DA NOVA ALIANÇA:

Ef 1:10 dispensação da plenitude dos tempos...

Ef 3:2 dispensação da graça de Deus [não é a dispensação da graça ensinada no dispensacionalismo; o sentido aqui é outro.]...

Ef 3:9,2-6 dispensação do mistério...

Cl 1:25 dispensação de Deus...

PORÉM, O QUE PAULO ESTÁ QUERENDO ENSINAR É QUE:

Aprouve a Deus num tempo determinado por Ele mesmo, enviar Seu Filho para formar um povo para Deus o Pai composto por pessoas dentre as duas casas de Israel crentes em Deus e no Messias, a casa de Efraim que virou gentios dispersos com o DNA dos eleitos, e a inclusão de gentios puramente gentios que abraçaram o evangelho e a fé no mesmo Deus e no mesmo Messias, e isso se dá a partir da Nova Aliança inaugurada oficialmente na cruz com o derramamento de sangue do Cordeiro de Deus; Deus manifestou essa graça de forma mais plena através de Cristo mediante a nova aliança feita com as duas casas de Israel, neste tempo presente que Paulo chama de "a dispensação da plenitude dos tempos", onde o mistério oculto (que é fazer com que pessoas das duas casas de Israel mais aqueles que na condição de puramente gentios dentre todas as nações abraçarem o mesmo evangelho e se tornem assim o povo do Eterno por intermédio da fé mesma fé em Cristo) foi revelado, e está até agora em processo de cumprimento.

Essa dispensação sim existe, e é nesse tempo que estamos; porém, a história da humanidade não se divide em dispensações, e sim em ALIANÇAS, e dentre todas estas alianças existe uma única dispensação!

Deus é Deus de alianças e não de dispensações.

Não existe pré tribulacionismo; a segunda vinda do Messias será uma só, nada de duas fases, isso é fruto de falta de compreensão com relação a algumas frases isoladas de alguns textos dos escritos da nova aliança, mas nada que não se possa esclarecer.

Deus não se relacionou com o ser humano por meio de dispensações e sim de alianças!

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário