quarta-feira, 19 de junho de 2019

“O NOME ACIMA DE TODO NOME”


"APRENDENDO COM QUEM É O EXEMPLO"

Texto: FP 2:5-11 

Traduzindo Direto Do Texto Grego, Nós Temos: “Tenha a mesma mente, o mesmo entendimento que Cristo, que existindo em forma de Deus, não apreendeu, não usurpou, não se apoderou, para si, o liderar sua existência da mesma forma que Deus; em vez disso, esvaziou-se, anulou-se, privou-se, a si mesmo, assumiu a forma de servo, aceitando a semelhança externa de um ser humano, e assim foi feito; na condição de homem humilhou a si próprio, fazendo-se submisso até para morrer morte de cruz. Por isso o DEUS EXALTOU-O a uma POSIÇÃO DE HONRA, e mostrou favor DANDO À ELE O NOME ACIMA DE TODO NOME, de modo que ou para que em o nome de Jesus todo tipo de joelho dobre-se ou curve-se, dos que estão no céu, e na terra, e no subterrâneo ou debaixo da terra, e todo tipo de língua ou linguagem, reconheça ou concorde plenamente que Jesus o Cristo é SENHOR para glória, louvor, honra, de Deus Pai.”

A própria Bíblia de Jerusalém 1981, traduz o verso 9 da seguinte forma: "Por isso Deus o sobreexaltou grandemente e O AGRACIOU com o Nome que é sobre todo o nome,

Bem como também:

The Concordant Literal New Testament 1966, lemos: wherefore, also, God highly exalts Him, and GRACES Him with the name that is above every name,

Transliterando: O Novo Testamento Literal Concordante de 1966, lemos: portanto, também, Deus o exalta altamente e AGRACIA-O com o nome que está acima de todo nome,

Lexham English Bible 2012, diz: Therefore also God exalted him and GRACIOUSLY granted him the name above every name,

Transliterando: Lexham English Bible 2012, diz: Por isso também Deus o exaltou e GRACIOSAMENTE concedeu-lhe o nome acima de todo nome,

The Riverside New Testament 1923, diz: Therefore, God has highly exalted him and has GRACIOUSLY given him the name which is above every name,

Transliterando: O Riverside New Testament 1923, diz: Portanto, Deus o exaltou muito e lhe deu, GRACIOSAMENTE, o nome que está acima de todo nome

MAS A FORMA COMO TRADUZI TAMBÉM ESTÁ CORRETÍSSIMA: "Por isso o DEUS EXALTOU-O a uma POSIÇÃO DE HONRA, e <mostrou favor> DANDO À ELE O NOME ACIMA DE TODO NOME,"

Com base no texto grego, isso foi uma GRAÇA, um FAVOR mostrado, pelo ETERNO!

FP 2:9 "...Deu..." (gr. xarízomai) sig: literalmente "exercer a graça, mostrar livremente favor", ou seja, de boa vontade ("graciosamente") doar.

Ou seja, não foi um simples dar da parte de Deus O Pai para com Jesus; foi sim um dar livremente PARA mostrar favor àquele que havia sido exaltado e que estava recebendo O Nome!

O Eterno mostrou favor para Jesus quando lhe deu algo próprio, a saber, o próprio nome do Eterno, YHVH.

TRÊS PONTOS IMPORTANTES:

1. Humildade a Deus o Pai no céu.

Foi humilde quando não bateu no peito no céu na condição de divino, pra querer ser como o Eterno o é, a saber, Soberano, que não se sujeita a ninguém, e que quando lhe aprouve intervém em situações.

Foi subordinado quando, na condição de humano, se sujeitou a vontade do Eterno, cumprindo um plano divino de salvação, que envolvia dor, sofrimento, e morte, e isso sem interferir em momento algum nos acontecimentos, sem fazer em momento algum uso de suas prerrogativas divinas, que fazia uso estando junto do Eterno como ser divino.

2. Dois nomes foram lhe dado, um na terra, e, outro após sua ascensão:

a) O de nascimento, que é o nome Yeshu'a/Jesus.

b) O de honra, que é o Nome do Eterno, a saber, YHVH, que é O Nome sobre todo o nome.

3. Tudo, toda honra que o Eterno direcionou ao Seu Filho Amado, é exclusivamente, de acordo com Paulo, "PARA GLÓRIA DE DEUS PAI"!

"Para que ao nome de Jesus" Ou seja, "para que ao Nome que em demonstração de favor da parte do Eterno para com ele lhe foi dado pelo Eterno", de modo que, a partir d'então o Filho que não é o Pai em si, passa a ser chamado pelo Nome sobre todo nome, que é o Nome do Pai, pois não há nenhum outro nome acima do Nome do Eterno que é YHVH; reconhecendo isso, deve-se reverenciar e honrar o Filho que se chama pelo nome do Eterno, declarando que ele é Senhor não só no sentido de superioridade do Filho, mas também e principalmente no sentido de que agora ele se chama pelo nome do Eterno; e tal reverência e honra, foi algo que o Eterno determinou ao Filho, para a Glória de si próprio, ou seja, para glória de Deus Pai, como Paulo finalizou o verso 11.

"Kurios, traduzido como senhor, no texto grego, não se limita a senhor no sentido de superioridade; Kurios abrange também o Tetragrama Sagrado; ou seja, usasse o termo kurios para se referir ao Nome do Eterno; pode-se ver em Atos 2:34, Mateus 22:44, Marcos 12:36, Lucas 20:42, a palavra grega Kurios sendo usada em lugar tanto da palavra hebraico Adon (senhor) como em lugar do Tetragrama Sagrado YHVH que é o Nome do Eterno, quando vai se fazer menção do Salmo 110:1 que começa: "disse o SENHOR ao meu Senhor" Ou, "disse YHVH ao meu Adon" E no texto grego de Atos e nos outros consta: "disse kurios ao meu kurios."

"Confesse que Jesus Cristo é SENHOR", ou seja, "confesse que Jesus Cristo é YHVH", isto é, "confesse que Jesus Cristo se chama pelo Nome do Eterno", pois tal Nome lhe foi dado em honra pelo Eterno, quando Este (o Eterno) lhe manifestou favor, após a ascensão deste para junto de Deus o Pai.

O nome de Jesus após sua ascensão e exaltação para junto de Deus o Pai, é Senhor (gr. kurios) no sentido de YHVH,  pois este é o Nome sobre todo nome, e, SENDO ASSIM, este é o nome que Jesus recebeu em demonstração de favor da parte de Deus o, Pai, para glória de Deus Pai.

VEJAMOS ALGUNS TEXTOS RÁPIDOS:

Jeremias 23:5,6 "Dias virão", declara o SENHOR, "em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra. Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é O NOME pelo qual será chamado: YHVH é a Nossa Justiça.

Jeremias 33:16 “Naquela época Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é O NOME pelo qual ele será chamado: YHVH é a Nossa Justiça.”

Ezequiel 48:35 “A distância total ao redor da Cidade será equivalente a dezoito mil côvados longos, isto é, nove mil quilômetros. E daquele dia em diante o nome da Cidade será YHVH Sháma, isto é, O ETERNO ESTÁ AQUI.”

ÓH! QUÃO LINDO ESSE NOME É! O NOME DE JESUS; OU SEJA, O NOME QUE FOI DADO À JESUS EM SUA EXALTAÇÃO PELO ETERNO QUE O EXALTOU; A SABER, O NOME SANTO, SAGRADO, DO PRÓPRIO ETERNO, YHVH!

Tenha a mesma mente, a mesma mentalidade, o mesmo entendimento, de Jesus o verbo divino que tabernaculou como ser humano: "ANULAR-SE A SI MESMO, SERVIR EM HUMILDADE E SUBMISSÃO."

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário