quarta-feira, 12 de junho de 2019

"AGAPÉ E AGAPÁO"



Texto Chave: João 13:35 diz: "NISTO todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros."

OS DISCÍPULOS DO MESTRE, DE ACORDO COM JESUS, SERIAM CONHECIDOS COMO TAIS PELA SOCIEDADE, MEDIANTE UMA ÚNICA COISA QUE NELES DEVERIAM SER VISTO; E ESTA ÚNICA COISA NÃO SERIA:

1. A indumentária.
(Ateus e incrédulos também se vestem bem!)

2. O portar uma rolo das Escrituras.
(Religiosos crentes também possuem e carregam uma bíblia pra cima e pra baixo!)

3. O poder aquisitivo.
(Muitos ateus e incrédulos tem auto poder aquisitivo!)

4. Os dons espirituais.
(Que inclusive pra muitos seriam o que nos identificariam com o Mestre, mas segundo o Mestre não!)

SERIA SIM: 

O amor cristão, agapáo.


Isto sim, praticado de forma mútua entre os irmãos na fé que fazem parte da Família de Deus na terra, independente de placa, é o que de fato nos identifica com o Mestre, bem como evidencia que temos o Espírito de Deus, e que somos verdadeiramente Filhos de Deus o Pai!

E, esse amor que Jesus se refere, exige a eliminação de inúmeras coisas que não devem haver no nosso meio.

POR EXEMPLO: inveja, mentira, cobiça, falsidade, fofoca, indiferença, egoísmo, desprezo, destrato, insensibilidade, etc.

O amor que Jesus se refere, também exige o demonstrar e praticar inúmeras coisas que devem haver no nosso meio.

POR EXEMPLO:

Verdade, Misericórdia, Compaixão, Sensibilidade, Bondade, Perdão, Solidariedade, etc.


No texto grego, em lugar de "ameis" no verso 35, está a palavra grega agapáo.

Agapáo, é o amor divino na prática, é o amor divino em exercício, é o amor divino demonstrado por meio de ato praticado para com algo ou para com alguém.

Agapé, porém, é o amor em si, é a existência do amor sentimento divino no interior, é a presença do sentimento divino amor em si, é o amor sentimento divino sentido.

Agapé (amor sentimento divino interno presente e sentido; presença real do amor no interior), e, Agapáo (amor divino praticado, demonstrado por meio de atitudes e ações praticadas externamente), simplesmente precisam andar juntos, pois se completam.

Agapáo é: O Agapé demonstrado externamente por meio de gestos, de atitudes, de ações concretas, praticadas em prol de algo ou de alguém.

No hebraico, a palavra hebraica Ahab ou Ahēb, equivale tanto a palavra grega Agapé quanto a palavra grega Agapáo, e é empregada com relação ao amor a Deus (Deuteronômio 6:5), e ao amor ao próximo (Levítico 19:18).

Na verdade a palvra hebraica Ahab ou Ahēb abrange todo tipo de amor: a Deus, ao próximo, ao irmão, a família, ao cônjuge, aos irmãos na fé, a Cristo.

FICOU COMPROVADO DURANTE A ALIANÇA ANTERIOR, OU SEJA, A ALIANÇA SINAÍTICA, A ANTIGA ALIANÇA, QUE:

O ser humano por si só não consegue ter Agapé e manifestar Agapáo, tanto para com Deus quanto para com seus irmãos, para com seu próximo; Deus então no tempo determinado fez algo para que essa realidade mudasse e o povo dEle pudesse exercitar perfeitamente esse amor, Ele realizou mudanças e reparos importantes, que denomino de processos da/na Nova Alança; e é por meio deste processo que hoje em dia, podemos se quisermos e nos enchemos do Espírito de Deus, ter verdadeiramente presente em nós Agapé e consequentemente manifestar Agapáo, pois somos capacitados à isso por Deus através do Seu Espírito em nós internalizado, presença essa da qual precisamos buscar e estar cheios.

Agapé, é fruto (gr. karpos), significando: fruto, ação, resultado, da internalização e operação do Espírito Santo de Deus. Gálatas 5:22

Agapé e Agapáo são a principal evidência de que temos o Espírito de Deus habitando em nosso interior.

VEJAMOS ALGUNS POUCOS TEXTOS:

João 15:12,13
V 12
ameis = agapáo.
amei = agapáo.
V 13
amor = agapé.


1 João 2:7-11
V 10
ama = agapáo.


1 João 3:10-18,23,24
V 10
ama = agapáo.
V 11
amemos = agapáo.
V 14
amamos = agapáo.
ama = agapáo.
V 16
amor = agapé.
V 17
amor = agapé.
V 18
amemos = agapáo.
V 23
amemos = agapáo.


1 João 4:7-12,16,19-21
V 7 
amamo-nos = agapáo.
amor = agapé.
ama = agapáo.
V 8
ama = agapáo.
amor = agapé.
V 9
amor = agapé.
V 10
amor = agapé.
amado = agapáo.
amou = agapáo.
V 11
amou = agapáo.
amar = agapáo.
V 12
amamos = agapáo.
amor = agapé.
V 16
amor = agapé.
amor = agapé.
amor = agapé.
V 19 
amamos = agapáo.
amou = agapáo.
V 20
amo = Agapáo.
ama = Agapáo.
amar = Agapáo.
V 21
ama = Agapáo.
ame = Agapáo.


1 João 5:2,3
V 2
amamos = agapáo.
amamos = agapáo. 
V 3
amor = agapé.


O agapé (amor sentimento divino interno; presença real do amor no interior) tem que estar em todos os nossos atos e ações que precisam ser feitas por Agapáo (amor divino praticado, em exercício, demonstrado por meio de atitudes e ações positivas praticadas externamente em prol de algo ou de alguém). 1 Coríntios 13:1-3

QUANDO O AGAPÉ É ACOMPANHADO DE AGAPÁO, NOSSO PROCEDIMENTO É:

V 4 Paciente (GR. Makrothumeo) = perseverar pacientemente ou com um espírito paciencioso, suportando bravamente ao sofrer infortúnios, aborrecimentos, ofensas, injúrias, por parte de alguém, se mantendo moderado e tardio em vingar-se.

V 4 Benigno (GR. Chreteuomai) = ser gentil, ser bom, usar de bondade.

V 4 Não arde em ciúme (GR. Zeloo) = não ferve ou arde ao ponto de cegar e levar a pessoa a tomar atitudes erradas motivado por um forte ódio suscitado em seu interior.

V 4 Não se vangloria (GR. Perpereuomai) = não se ostenta, não se gaba, não se enaltece excessivamente, não é presunçoso.

V 4 Não se ensoberbece (GR. Phusioo) = não se incha se tornando arrogante por estar cheio não de Deus mas de si mesmo.

V 5 Não se porta com indecência (GR. Aschemoneo) = não age indecorosamente; não se porta inconveniente; não se veste indecentemente; conduta imprópria; não expõe a nudez de algo em si que biblicamente é vergonhoso; expondo algo aos outros de fora além do cônjuge, que é vergonhoso como se fosse honroso, exemplo: os seios, a bunda, e dependendo até as partes íntimas dependendo por exemplo do tamanho ou do tipo de tecido da roupa que gosta de usar habitualmente.

V 5 Não procura os seus interesses (GR. Heautou) = não pensa de forma egoísta só em si.

V 5 Não se irrita (GR. Paroxuno) = não é alguém irritadiço que se irrita e se exalta com facilidade com tudo ou por qualquer coisa, e o resultado disso pode ser a gritaria obra da carne.

V 5 Não suspeita mal (GR. Logizomai Kakos) = não guarda ressentimento do mal que lhe é feito, não é rancoroso ou rancorosa, não fica contabilizando o mal, e dificilmente nota o mal que os outros planejam lhe fazer, desejam lhe fazer e o fazem.

V 6 Não se alegra com a injustiça (GR. Chairo Adikia) = não se alegra com o ato injusto praticado tanto por si próprio como pelos outros.

V 6 Se alegra com a verdade (GR. Aletheia) = se alegra quando a verdade triunfa.

V 7 Tudo sofre (GR. Stego) = mostra resistência, firmeza, motivo pelo qual a pessoa é levada a suportar calado em segredo sem ninguém (humanamente falando) saber e até perceber.

V 7 Tudo crê (GR. Pisteou) = se mostra confiante diante de tudo mediante uma convicção interna em Deus que leva a pessoa proceder de forma fiel em fidelidade em todos os momentos difíceis e não só nos bons.

V 7 Tudo espera (GR. Elpizo) = tem esperança que dias melhores virão e essa esperança está fundamentada em Deus.

V 7 Tudo suporta (GR. Hupomeno) = manter-se firme aguentando bravamente e calmamente o que der e vier no decorrer dessa jornada.

Ter Agapé, me Leva a manifestar Agapáo!

Esse Agapé (amor presente, tido e sentido), e, Agapáo (amor praticado exercitado), é o caminho mais excelente, e trata-se do fruto do Espírito!

V 13 O que permanece agora é a pistis (fé/fidelidade), a elpis (esperança), e o agapé (amor presente e sentido); mas o principal entre estes três é o divino Agapé (amor presente e sentido)!

Isso é para que possamos dizer em verdade que somos filhos de Deus, e para que o mundo conheça e reconheça que somos discípulos do Mestre como lemos no texto inicial!

Aqueles que abrem a boca para dizer que amam (Agapé e Agapáo) a Deus, mas vivem se odiando entre si, se mordendo entre si, se engalfinhando, como cães raivosos enfurecidos entre si, estes na prática estão anulando seu amor (Agapé e Agapáo) para com Deus.

Porque, veja só o detalhe. Marcos 12:28-33

A ORDEM EM QUE AS DUAS FINALIDADES CENTRAIS DA LEI/TORAH DO SENHOR SÃO MENCIONADAS:

1) Amar (Agapé) a Deus que é um, único, e como devemos externar esse amor (Agapáo).

2) Amar (Agapé) ao próximo e como devemos externar esse amor (Agapáo).
Porém, se eu falhar em cumprir o segundo mandamento, eu coloco em questão o cumprimento do primeiro mandamento, ou seja, o cumprimento do primeiro mandamento é colocado em questão.

Sendo assim, devemos cumprir o primeiro mandamento de amar (Agapé e Agapáo) a Deus que é perfeito, e de igual modo, devemos com o mesmo zelo, cumprir o segundo mandamento para com o próximo e irmão, que por sua vez não se trata de alguém perfeito como Deus o é; esse é um desafio que somente pela capacitação do Espírito Santo de Deus podemos de fato cumprir com êxito.

OS APÓSTOLOS DE CRISTO ENSINARAM QUE:

A base, O alicerce, de toda a lei/torah de Deus é o amor incluindo tanto o Agapé quanto principalmente o Agapáo.

Confira: Gálatas 5:13-15 / Romanos 13:8-10 / Tiago 2:8,9

A lei/Torah (código de conduta) aponta para Cristo. Confira: Rm 10:4 ("fim" = finalidade; nos levar a fé ou confiança em Cristo para nossa justificação.)

AMOR ESSE:

Tido e sentido (Agapé) por Deus, que em si é amor (Agapé), e que foi provado, demonstrado, (Agapáo) para conosco nós. Romanos 5:8

Que Cristo teve e sentiu (Agapé), e que mostrou (Agapáo), (João 15:13), E que tem que nos constranger (2 Coríntios 5:14).

E que nós discípulos do Mestre e Filhos de Deus, precisamos com o auxílio do Espírito de Deus (que nos transforma e nos capacita com poder) praticar tal amor (agapé e agapáo) uns para com os outros sem fingimento, em verdade, em sinceridade. Efésios 5:1,2

Esse é inclusive o amor (Agapé e Agapáo) com o qual Paulo declara que o marido deve amar sua esposa. Efésios 5:25

De modo que todos os mandamentos existentes nas Escrituras hebraica que Jesus e os apóstolos utilizaram para anunciar o evangelho de Deus e de Cristo, se resume em: (agapé e agapáo) a Deus, e (Agapé e Agapáo) ao irmão e próximo.

A prática do amor (Agapé e Agapáo) é uma característica do salvo, porque o salvo foi salvo para obedecer, e a base de todo ensino divino é o amor (Agapé e Agapáo) divino genuíno sincero!

A prática do amor (Agapé e Agapáo em grego, que em hebraico é ahab, ou, ahēb) é uma característica indispensável do salvo, porque o salvo foi salvo para obedecer, e a base de todo ensino divino é o exercício do amor divino sincero!

CONCLUSÃO:

João 13:34,35


Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário