sexta-feira, 28 de junho de 2019

"NÃO REERGA O MURO DO PRECONCEITO QUE JESUS DERRUBOU NA CRUZ"


Vamos pontuar:


I.              A PROMESSA DIVINA:


Jeremias 31: 31. “Dias virão”, afirma o SENHOR, “quando estabelecerei uma nova Aliança com a Casa de Israel e a Casa de Judá. 32. Não será como a Aliança que firmei com seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito, pois eles não honraram o meu pacto, mesmo sendo Eu o Marido divino deles!” assevera Yahweh. 33. “Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias”, afirma o SENHOR: “Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo! 34. Ninguém mais terá a necessidade de orientar o seu próximo nem seu irmão, pregando: ‘Eis que precisas conhecer quem é Yahweh, o SENHOR!’, porquanto serei conhecido no interior do ser de cada pessoa, desde os mais jovens até os idosos, dos mais pobres aos mais ricos.”, garante o SENHOR. “Porque Eu mesmo lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei recordar mais dos seus erros e pecados!”

II.            A PARTICIPAÇÃO DOS DENTRE OS GENTIOS NA PROMESSA DIVINA:

Romanos 2: 14. De fato, quando os gentios que não têm Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, muito embora não possuam a Lei; 15. pois demonstram claramente que os mandamentos da Lei estão gravados em seu coração. E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, em outros momentos lhe servindo por defesa. 16. Todos esses fatos serão observados na humanidade, no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, por intermédio de Jesus Cristo, de acordo com as declarações do meu Evangelho.

III.           O VERDADEIRO MURO DO PRECONCEITO FOI DERRUBADO:


Efésios 2: 11. Portanto, lembrai-vos de que, anteriormente, éreis gentios por natureza, chamados Incircuncisão pelos que se chamam Circuncisão, feita no corpo por mãos humanas; 12. estáveis naquela época sem Cristo, separados da comunidade de Israel, estranhos às alianças da Promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13. Todavia, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis distantes, fostes aproximados mediante o sangue de Cristo. 14. Porquanto, Ele é a nossa paz. De ambos os povos fez um só e, derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo desfez toda a inimizade, ou seja, 15. ANULOU A LEI DOS MANDAMENTOS EXPRESSA EM ORDENANÇAS, para em si mesmo criar dos dois um novo ser humano, realizando assim a paz, 16. e reconciliar com Deus os dois em um só Corpo, pelo ato na cruz, por intermédio do qual Ele destruiu toda a irreconciliabilidade. 17. E vindo Ele, proclamou a paz para vós que estáveis longe e, da mesma forma, para os que estavam perto; 18. pois por meio dele tanto nós como vós temos pleno acesso ao Pai por um só Espírito!

Obs: A "lei dos mandamentos em forma de ordenanças" que Paulo menciona em Efésios 2:15, trata-se de "dogmas de homens, mandamentos de homens, leis rabínicas, tradições dos anciãos, que recebiam o mesmo peso da Torah e as vezes dava-se até mais peso à elas" e não da Torah em si, porque como pode Paulo dizer que Deus anulou o que Deus disse que não anularia? Seria no mínimo um absurdo total da parte de Paulo!

Isaías 29:13 Eis que assim declara o Eterno: “Visto que este povo se chega junto a mim apenas com palavras sem atitude, e me honra somente com mover dos lábios, enquanto seu coração está muito distante da minha pessoa. E a adoração que me prestam é constituída tão somente de regras e doutrinas criadas por homens,

IV.          NA NOVA ALIANÇA NÃO TEM ESSE NEGÓCIO DE DISTINÇÃO DE RAÇA E POVO:


1) Colossenses 3: 11. Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós. 


2) Romanos 10:12 Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam.


3) Coríntios 12:13 Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito.


4) Gálatas 3:28 Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Sendo assim podemos fazer das palavras do salmista judeu nossas palavras hoje: SL 119:97 "Quanto amo a tua Torah [conjunto de instruções divinas de Deus]! Sobre ela reflito o dia inteiro!"

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário