quarta-feira, 19 de junho de 2019

"SERIA O CORAÇÃO, NOSSA MENTE E/OU NOSSA ALMA?"



Texto Chave: Provérbios 4:23 "De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu CORAÇÃO, porque dele procedem as fontes da vida."

O que devemos ter em mente quando lemos a palavra CORAÇÃO nas Escrituras?

CORAÇÃO NÃO É MENTE; MENTE NÃO É CORAÇÃO!

CORAÇÃO, NA MENTALIDADE GREGA, NA FILOSOFIA GREGA, É: A mente como sede das emoções, dos sentimentos, dos pensamentos, das vontades, desejos, intenções, e imaginações humanas.

(A Bíblia, porém, não é um livro grego, escrito por filósofos gregos, com base numa filosofia grega; não podemos querer entender a Escritura através de pensamentos ou filosofia grega; isso não dá certo!)

MENTE, NA MENTALIDADE DIVINA, É: nosso cérebro; ou seja, mente é mente.

Isaías 26:3 "Tu conservarás em paz aquele cuja MENTE está firme em ti; porque ele confia em ti."

No máximo podemos dizer que mente é o lugar do entendimento, da razão, humana. Mt 22:37 / Mc 12:30 / Lc 10:27

MENTE E CORAÇÃO NÃO SÃO A MESMA COISA PARA DEUS E PARA CRISTO; NA VERDADE SÃO DUAS COISAS DISTINTAS; CONFIRA NOS TEXTOS POR SI SÓ:

Jeremias 31:33 "Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: NA MENTE lhes imprimirei as minhas leis, TAMBÉM NO seu CORAÇÃO as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."

Mateus 15:17-19 "Não entendeis ainda que tudo o que entra pela boca desce para o ESTÔMAGO, e mais tarde é lançado no esgoto? Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do CORAÇÃO e são essas que tornam uma pessoa impura. Porque do CORAÇÃO é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias."

Gênesis 6:5 "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu CORAÇÃO era má continuamente."

Gênesis 8:21 "Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do CORAÇÃO do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer."

Salmos 26:2 "Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu CORAÇÃO E a minha MENTE."

Salmos 139:23 "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu CORAÇÃO; prova-me, e conhece os meus PENSAMENTOS;"

Assim como a língua por si só, é um problema, é fogo!

Assim também o coração humano dos filhos de Adão por si só, é outro problema!

O coração é esse coração mesmo que carregamos dentro do peito e que bombeia sangue (vida) por todo o corpo; o coração, e não a mente, é a sede dos pensamentos, vontades, desejos, intenções, imaginações, humana!

CORAÇÃO NÃO É MENTE; MENTE NÃO É CORAÇÃO; CORAÇÃO É CORAÇÃO; MENTE É MENTE:

Jeremias 17:9,10 "Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o CORAÇÃO humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu, Yahweh, o SENHOR, sondo profundamente o CORAÇÃO E examino a MENTE dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!

CORAÇÃO NÃO É ALMA; ALMA NÃO É CORAÇÃO:

Deuteronômio 4:9 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua ALMA, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu CORAÇÃO todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos;"

Deuteronômio 4:29 "Mas de lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu CORAÇÃO E de toda a tua ALMA."

Deuteronômio 6:5 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO, de toda a tua ALMA e de todas as tuas forças."

Deuteronômio 10:12 "Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO E de toda a tua ALMA,"

Deuteronômio 11:13 "E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao Senhor teu Deus, e de o servir de todo o teu CORAÇÃO E de toda a tua ALMA,"

Deuteronômio 11:18 "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso CORAÇÃO E na vossa ALMA; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos;"

Deuteronômio 13:3 "não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso CORAÇÃO E de toda a vossa ALMA."

Estou certo de que existe uma conexão entre Alma, Coração, E Mente; Porém, ainda sim tratam-se de três coisas distintas ainda que conectadas entre si de alguma forma que Deus o Criador assim o fez quando nos criou!

CONCLUSÃO:

As Escrituras Não São Um Manual De Filosofia Grega Escrita Em Sua Totalidade Por Gregos Com Uma Mentalidade Grega; As Escrituras São Um Manual De Filosofia Judaica Escrita Quase Que Em Sua Totalidade Por Judeus Com Uma Mentalidade Judaica!

Não queira interpretar a Bíblia através de Platão e outros filósofos gregos; a Bíblia não é um livro grego, mas judaico escrito quase que em sua totalidade por judeus; não tem como entender corretamente as Escrituras através de uma teologia ou filosofia grega.

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário