quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

“PUNIÇÃO LOGO APÓS A MORTE CREIO OU NÃO?”


“PUNIÇÃO LOGO APÓS A MORTE CREIO OU NÃO?”

Texto: 1 Corintios 15:15,17 “E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”

Com base no que temos em 1 Co 15 somos levamos a acreditar que a alma não cessa, nem entra num estado de inatividade, de inconsciência, de adormecimento, dentro de um buraco, de uma cavidade.

Se todos (ímpios e justos) ao morrerem, simplesmente dormem dentro de uma cavidade, dentro de um buraco, ou em um mundo dos mortos tranquilamente, E NÃO HOUVESSE ressurreição de mortos, porque então Paulo deveria se preocupar caso fosse uma falsa testemunha pregando que existe ressurreição, quando não existe ressurreição nenhuma segundo alguns diziam; porque ele deveria se preocupar, se não existisse (como alguns supõem até hoje) punição alguma para os ímpios logo após a morte, e se não existisse ressurreição comoalguns alegam e como os próprios saduceus alegavam nos dias de Jesus.

Paulo deixa bem claro: Se não existisse ressurreição de fato, eu seria uma falsa testemunha de Deus, logo eu continuaria no estado em que o pecado me colocou diante de Deus, e consequentemente estaria perdido perante Deus!

Mas pera lá!

COMO ASSIM PERDIDO, SE:

1. Não existe punição imediatamente após a morte em si;

2. Se não existe juízo final.

Porque, se não existe ressurreição dos mortos, então não existe juízo final!

E, se não existe juízo final, então não existe a tal punição futura!

SENDO ASSIM, não existiria punição alguma após esta vida!

Então porque Paulo se estivesse sendo realmente uma falsa testemunha de Deus deveria se preocupar????????????

Se morreu acabou, ou, se morreu não existe punição de imediato, levando em consideração a crença de alguns na época de 1 Co 15 de que a futura punição para os ímpios e\ou não salvos no juízo final não existe porque tal punição exige a ressurreição para união do corpo com a alma, ressurreição essa que na verdade não existiria como alguns supunham,  porque então Paulo deveria se preocupar ainda que estivesse sendo uma falsa testemunha de Deus em vida?

Não existe punição imediatamente após a morte, Não existe ressurreição do mortos e consequentemente punição em um juízo final, e daí se Paulo estivesse sendo uma falsa testemunha de Deus, porque ele deveria se preocupar caso isso fosse verdade, já que neste após a morte não haveria punição alguma??????

Mas, na verdade existe ressurreição dos mortos, existe punição tanto após a morte e antes da ressurreição para o juízo final, bem como existe punição após a ressurreição dos mortos no juízo final onde almas em seus corpos serão lançadas no lago de fogo, e a Bíblia não diz em lugar nenhum que essas pessoas ressuscitadas para serem lançadas no lago de fogo serão ressuscitadas com corpos transformados revestidos de imortalidade para queimarem infinitamente no Lago de Fogo tb chamado num linguajar judaico de fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos!

Sei muito bem da questão das palavras gregas hades, geena, tartaro, E da palavra hebraica sheol ou Seol.

HADES significa sepultura, morte, sepulcro, mas também aponta para um local nas profundezas, no mundo dos mortos, composto de dois compartimentos, um dos quais é onde os ímpios ali ficam após a morte, sofrendo certa intensidade de castigo. Esse lugar dos ímpios pode ser o lugar totalmente escuro citado em 2 Pedro 2:17 \ Judas verso 13, onde nem o fogo é capaz que dissipar tais trevas densas ou espessas.

SHEOL OU SEOL significa a mesma coisa que Hades.

GEENA OU GEHINOM é uma referência ao antigo lixão fora de Jerusalém no vale de Hinom, mas também aponta para (ou faz alusão com) o lago de fogo com enxofre.

Tártato seria o local (abismo de trevas) onde determinados espíritos caídos estão aprisionados mas que serão soltos para agirem sobre a terra por certo tempo durante o juízo que sobrevirá sobre a terra na grande tribulação. 2 Pedro 2:4-7 \ Judas versos 6,7 O texto não diz que existe fogo no tártaro, mas se existir como existe no hades (ou sheol ou seol) que também é um lugar de trevas densas ou espessa, então tais espírito caídos encontram-se em um abismo de trevas densas em chamas.

Sobre 1 Pedro 3:19,20 os espíritos em prisão podem ser uma referência: aos anjos ou espíritos aprisionados no Tártaro, como alguns sugestionam; ou, aos seres humanos que dormiram na fé mas não entraram na promessa e por isso ficaram na outra parte do Hades, que recebeu o nome de Seio de Abraão, pois sem nós, isto é, sem os crentes durante e após o Messias prometido manifestar-se e cumprir o plano divino de salvação, eles não poderiam entrar na promessa. Hebreus 11:40

CONCLUO:

Existe uma distinção entre o inferno e o lago de fogo; A ALMA NÃO É IMORTAL, MAS ELA SOBREVIVE E PERMANECE ATIVA E CONSCIENTE FORA DO CORPO em um lugar específico para onde ela for direcionada; DO CONTRÁRIO, SE NÃO FOSSE ASSIM, a preocupação que Paulo diz que ele deveria ter caso fosse uma falsa testemunha de Deus pregando sobre ressurreição sendo que está na cabeça de muitos não existia, não faria o menor sentido pois se morrer acabou e só volta a existência total na ressurreição, então morreu acabou, logo não teria porque Paulo se preocupar se estava sendo ou não uma falsa testemunha de Deus. 1 Co 15 então após a morte a alma sim vai para algum lugar como ilustra a parábola do rico e Lázaro (em Lucas 16:19-31), que possui um fundo de verdade de cara, além da mensagem contida nela em sua profundidade.

Seguem abaixo alguns links de algumas explicações que são importantes você acessar para entender perfeitamente, de verdade, minha compreensão sobre a questão da alma, e vendo em que estou embasado:

Sobre a questão da imortalidade da alma, acesse: 

Sobre a questão do aniquilacionismo do corpo e alma, acesse: 


Sobre a expressão judaica eterno ou perpétuo, acesse: 


Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário