sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

“ACEITAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, E SALVAÇÃO”



“ACEITAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, E SALVAÇÃO”

É pela graça por meio da fé (Ef 2:8);

Sem legalismo que nada mais é que a perversão da real finalidade da Torah, que acaba resultando em escravidão (Ef 2:9);

A lei externa em tábuas de pedras que simbolizavam o coração incircunciso de pessoas não regeneradas, sem o Espírito internalizado, e sem a transformação interna, e o poder divino capacitador, resulta em escravidão por causa do problema existente no ser humano.

A lei interna na tábua do coração regenerado circuncidado e na mente, com o Espírito internalizado, e com a transformação interna, e o poder divino capacitador, resulta em liberdade por causa da reparação realizada (ainda que não plenamente, o que só se dará no evento do Arrebatamento).

Essa fé é (ou tem que ser) evidenciada por OBRAS (Ef 2:10);

A carta de Tiago nos ensina que tais obras são o resultado de uma obediência sadia a Torah de Deus (Tg 2:14,17,20,26);

A carta de Tiago se refere a esta nova torah, que é a mesma, só que agora escrita em lugares diferentes, como Torah do Espírito (Tg 1:25; 2:12);

Esta lei da liberdade, é a lei de Deus internalizada, que agora com o necessário reparado interno (ainda que não de forma plena), fomos de certa forma capacitados com o Espírito internalizado, fomos capacitados com poder do alto internalizado, fomos capacitados internamente para, agora sim, desfrutar da verdadeira liberdade alcançada pela fé em Cristo dentro dos limites estabelecidos por Deus em sua Torah para não nos tornarmos escravos do pecado que nada mais é que: A TRANSGRESSÃO DA LEI\TORAH.

A lei da liberdade são as palavras vivas antes escritas em tábuas de pedras e que acabou se tornando um ministério de morte gerando filhos para a escravidão, e que é mencionada em At 7:38, mas que agora são transferidas para o coração e para a mente pelo Espírito que se recebe na Nova Aliança mediante o depositar a fé no Cristo de Deus.

A lei da liberdade que são as palavras vivas antes em pedras e agora estão no coração e na mente, trata-se da palavra viva e eficaz de Hb 4:12.

Esta é a lei da liberdade: a Lei de Moisés, ou, a Lei de Deus entregue e Moisés e transmitida por Moisés; inicialmente em tábuas de pedra e por fim em tábuas de carne (no coração regenerado e circuncidado) e na mente dos servos de Deus crentes no Messias, integrantes da Nova Aliança!

ACEITAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, E SALVAÇÃO, Tudo isso é ato gracioso de Deus que se alcança por uma fé genuína que é manifesta na prática por meio de ações concretas, resultado de uma vida de obediência aos mandamentos de Deus na base que é o amor, por ter sido graciosamente ACEITO, JUSTIFICADO, E SALVO, pela fé; essa fé precisa ser produtiva gerando boas obras, que resultam em uma manutenção da fé, a fim de que nossa fé inicialmente eficaz, não se torne com o tempo semelhante a um cadáver morto inútil que não tem utilidade nenhuma, perdendo assim sua eficácia, e por causa disto (por causa da não produtividade de boas obras feitas em Deus), não conservemos A ACEITAÇÃO DIVINA, A JUSTIFICAÇÃO DIVINA, A SALVAÇÃO DIVINA, uma vez recebida graciosamente da parte de Deus através de uma fé, que precisa ser produtiva A PARTIR D'ENTÃO produtiva durante todo o tempo de vida que ainda nos restar sobre a face da terra como integrante de um povo graciosamente salvo!

Sendo assim, precisamos sair da zona de conforto, se quisermos nos manter salvos de verdade dia após dia durante o tempo de vida que ainda nos resta.

Paulo combate a SUPERVALORIZAÇÃO das obras a ponto de virar legalismo, e a DESVALORIZAÇÃO da fé e da graça; Tiago combate a SUPERVALORIZAÇÃO da fé e da graça, e a DESVALORIZAÇÃO das obras a ponto de virar libertinagem! O QUE MUITOS NÃO ENTENDEM COM AMBOS OS APÓSTOLOS É QUE: PRECISA-SE BUSCAR E ACHAR O REAL PONTO DE EQUILÍBRIO!

Paulo denuncia o LEGALISMO. Tiago denuncia a LIBERTINAGEM.

Por não compreender isso, por lhe faltar essa iluminação divina, Lutero rotulou a epístola de Tiago de Epístola de Palha, de modo que se dependesse de Martinho Lutero, a carta de Tiago não faria parte da Bíblia Cristã Protestante; se dependesse de Paulo o fim dessa carta seria o fogo!

Pr. Thiago G. Sanchez

Um comentário: