quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

“SERÁ QUE UM CRENTE DENTRE OS GENTIOS É REALMENTE OBRIGADO POR IMPOSIÇÃO A GUARDAR O SHABAT?”


“SERÁ QUE UM CRENTE DENTRE OS GENTIOS É REALMENTE OBRIGADO POR IMPOSIÇÃO A GUARDAR O SHABAT?”

Texto: Atos 15:20,28,29 diz: “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue... Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.”

Ninguém dentre os gentios é obrigado por imposição humana da parte de homens a guardar por exemplo o Shabat.

O dentre os gentios só deve fazer isso SE o Espírito de Deus o convencer e o inclinar para tal coisa, pois é Ele quem internaliza a Lei de Deus na mente e no coração dos servos de Deus, primeiro dos dentre os judeus e depois dos dentre os gentios.

Quando isso ocorre, o próprio Eterno direcionará esse indivíduo dentre os gentios, a fim de que tal indivíduo faça a vontade do Eterno, para a qual o Eterno o esteja inclinando ou o direcionando em seu interior.

Tal indivíduo precisa apenas se permitir ser convencido e inclinado pelo Eterno através de Seu Espírito Santo, e manter o coração aberto, para a atuação do Eterno através do Espírito Santo na vida deste dentre os gentios o guie em toda a vontade de Deus; o mesmo vale para as festas de Deus, para a questão alimentar.

Nada é por foça ou imposição aos dentre os gentios, a não ser as coisas básicas que foi estabelecido no concílio da igreja em Jerusalém, para que haja uma distinção entre nós os dentre os gentios pagãos ímpios e os tais gentios pagãos ímpios.


A partir do momento que, entendo e sou convencido pelo Espírito de Deus de que, como salvo preciso agradar a Deus, por meio de uma fé produtiva, que evidencia minha real salvação, e me ajuda a me manter salvo de verdade dia após dia, eu, a partir do momento, que sou convencido e inclinado por meio do Espírito do Deus Santo à progredir no obedecer aos mandamentos de Deus (visando demonstrar acima de tudo o meu amor e respeito por Ele e automaticamente me manter salvo preservando aquilo que, sendo tão precioso e valioso, me foi concedido como presente gratuito no momento que eu cri em Deus e em Cristo), devo me deixar ser guiado pelo Espírito de Deus, não resistindo a ação do mesmo em minha vida, não endurecendo o meu coração.

Não é praticar para ser salvo, e sim por ter sido salvo (mediante a benevolência de Deus que nos disponibilizou a vida eterna por meio da fé\confiança em Cristo e que pela fé abraçamos essa graciosa manifestação da bondade, da benevolência do ETERNO), e, para conservar tal presente gracioso e precioso recebido graciosamente por meio da fé/confiança em Deus e em Cristo!

E sobre o shabat ser ou não um dia de total inatividade:

Tudo o que diz respeito a vida, a preservação da vida, a segurança da vida, a manutenção da vida, não para, pois o mandamento foi dado para a vida; foi isso que Jesus quis deixar claro quando perguntou: é lícito fazer bem no sábado? é lícito salvar vida no sábado? A resposta é: Lógico que sim.


Então hospitais não param, bombeiros não param, exército não para, polícia não para, pois tudo isso está atrelado a preservação da vida; assim como o sacerdócio não parava no shabat pois tal serviço visava a preservação da vida de pecadores.


Sendo assim, o shabat não é um dia de inatividade ao pé da letra, pois visa acima de tudo praticar o bem; SIM ISSO DEVEMOS FAZER TODOS OS DIAS; VDD; mas principalmente no shabat, e não só no shabat!

E naquela época se uma pessoa fosse tocada e inclinada a se aprofundar em conhecer mais sobre a vontade de Deus revelada em seus santos mandamentos, aonde é que o tal dentre os gentios poderia ir para estudar e aprender?

Resposta: Atos 15:21 diz: “Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.”

O próprio Espírito faz isso, não só nos dentre os judeus israelitas, mas também nos dentre os gentios, incomodando quanto a algo, inclinando à algo, direcionando à algo, na Lei de Deus, ainda que não conheça a Lei de Deus escrita em um pedaço de papel; e não só isso, como o próprio Espírito de Deus realiza uma internalização da Lei de Deus na mente e coração dos crentes tanto dos dentre os judeus quanto dos dentre os gentios. Romanos 2:14—16 “Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.”

Ou seja, respondendo ao tema, a guarda do shabat, bem como também podemos incluir a celebração das festas bíblicas, e as instruções alimentares, tratam-se de algo que cabe ao Espírito de Deus nos impelir, nos impulsionar, nos direcionar!

#EscolaSemFronteira
#EscolaDoAprendizado
#EscolaDaSabedoria
#EscolaDoConhecimento

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário