quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

“ADÃO E EVA ANTES DE COMEREM DO FRUTO PROIBIDO”


“ADÃO E EVA, ANTES DE COMEREM DO FRUTO PROIBIDO”

[OBS. Uma perspectiva SEM a influência dispensacionalista]

SOBRE A QUESTÃO DA INOCÊNCIA DE ADÃO ANTES DA QUEDA: "Não Existe Dispensação Da Inocência!"

Adão e Eva foram criados adultos pelo Criador.

Adão tinha certa capacidade de discernimento.

Adão entendida que havia um limite, estabelecido pelo Criador, que ele não poderia transpor, e sabia que passar esse limite seria errado, tinha consciência que se fizesse isso ia morrer, e ainda sim fez porque por um momento não levou fé, por uma momento duvidou, por um momento deixou de crer, na Palavra do Eterno.

Adão não levou fé num dado momento, simplesmente porque o Eterno havia dito uma coisa; porém, Adão vê Eva (que comeu do fruto proibido) ainda viva na frente dele.

O Eterno havia dito para Adão: Se comer do fruto vai morrer!

Se Deus diz que se comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal vai levar a morte, o que Deus esperava de Adão? Fé! Ou seja, que Adão acreditasse que comer do fruto proibido ia desencadear morte a ele próprio.

Adão precisava de fé para OBEDECER e não comer o FRUTO que o Eterno disse: SE COMER VAI MORRER!

O relacionamento de Adão com Deus era de Pai e Filho e de Senhor e Servo, de amor, fé, e obediência.

“Fé” no hebraico é emunáh e no grego é pistis; engloba: acreditar, confiança, fidelidade, esperança.

“Fé” no original engloba fidelidade; e fidelidade requer obediência; então obediência passa a estar atrelado a fé no nível ou estágio ou estado fidelidade.

Mas por um momento, Adão agiu de incredulidade, Adão duvidou, e consequentemente desobedeceu a Deus.

O que levou Adão a não comer do fruto temporariamente até antes de Eva se apresentar diante dele, foi a fé, foi o acreditar confiar foi a convicção de que se comesse iria morrer como o Eterno lhe assegurou que ocorreria.

Adão tinha que continuar a acreditar que, se comesse do fruto proibido, em algum momento iria morrer (por causa da sua transgressão, por causa da sua rebelião).

Por se manter crendo nisso, ele então faria a vontade do Criador, se mantendo dentro do limite estabelecidos pelo Criador, como um bom e fiel servo do Criador sobre terra; mas não foi isso que aconteceu.

Porque Adão comeu do fruto?

Porque se tornou incrédulo!

Porque duvidou da Palavra do Criador!

Então havia sim fé antes do pecado, antes da queda humana.

Adão contemplou Eva viva, e pensou consigo: morrer coisa nenhuma, Eva comeu e está viva; se fosse para morrer então ela já deveria ter morrido!

Porém, entre a ordem dada pelo Criador e momentos antes de Eva lhe trazer o fruto proibido, Adão não comeu do fruto proibido porque ele acreditou (exerceu fé) que se comesse do fruto proibido pelo Criador, ele iria morrer; logo, Adão não comeu do fruto proibido por uma clara questão de fé; ou seja, por acreditar que se comece do fruto proibido pelo Criador, ele (Adão) iria de fato morrer; esse não comer do fruto, foi a temporária obediência de Adão, obediência essa claramente fruto da fé temporária de Adão; ou seja, resultado do fato de Adão acreditar que se ele comesse do fruto proibido ele iria morrer, e por isso temporariamente ele não o comeu.

Adão era puro no sentido de ser santo!

Adão tinha perfeita consciência do que era certo e do que era errado, ele sabia o que era permitido e o que não era permitido, ele não era ingênuo como um bebê de 1 ano, por isso ele é o único responsável pelos seus atos e não o Pai que pôs Adão junto com a árvore do conhecimento do bem e do mal no mesmo ambiente.

Inocência, segundo o dicionário, é:

1.    A qualidade de quem é incapaz (que não se permite proceder de determinada maneira; que tem impedimento, impossibilitado, impedido, inabilitado) de praticar o mal;

2.    O estado daquele que não é culpado de uma determinada falta ou crime.

Inocente é alguém que não tem culpa, é alguém que não fez nada errado!

Adão sim era inocente nesse aspecto jurídico!


Inocente é alguém sem maldade, puro no sentido de ingênuo, não sabendo distinguir entre o que é danoso e o que é benéfico, entre o certo e o errado, não tendo capacidade alguma de discernir as coisas.


Estas características aplicam-se a um bebê com uma mentalidade de bebê.

E como Adão e Eva não eram bebês e nem tinham uma mentalidade de bebê, Adão e Eva tinham certa capacidade de discernimento, entendiam que havia um limite que ele não podia passar e sabia que passar esse limite seria errado, tinha consciência que se fizesse isso, ele ia morrer, e ainda sim Adão o fez porque no mínimo não levou fé.

Adão sim em certo ponto ele era inocente, apenas no sentido de não ser culpado na ótica humana até que veio a transgredir e aí se tornou culpado.

O que levou Adão a não comer do fruto temporariamente até antes de Eva se apresentar diante dele, foi a fé, foi o acreditar confiar foi a convicção de que se comesse iria morrer como o Eterno lhe assegurou que ocorreria.

Adão era inocente principalmente no sentido jurídico.

Ele era puro no sentido de santo.

Mas ele tinha perfeita consciência sobre o que era permitido e certo e o que não era permitido e errado.

Não tinham pecado mas sabiam o que era pecado, Tinham conhecimento do bem, da vontade de Deus.

Logo o ser humano é 100% responsável pela besteira que fez, e o Eterno é 0% culpado\responsável pela besteira que Adão e Eva fizeram.

A ordem para a procriação humana foi dada antes da queda. Se Adão e Eva eram inocentes no sentido que um bebê recém nascido o é, e se eles não tivessem pecado, seria impossível eles procriarem, pois se pegarmos duas crianças de no máximo dois anos de idade, elas não terão qualquer noção sobre procriação, sobre sexo; logo Adão e Eva, antes de pecarem, não eram inocentes nesse sentido exato que um bebê o é; do contrário, a ordem para procriarem deveria ser dada após a queda e não antes da queda, já que antes da queda seria impossível eles terem relação sexual, pois que eles tinham uma mente semelhante a de um bebê que não sabe nem pra serve a genitália que possui entre as pernas e não sente atração ou coisa alguma quando vê outro bebê do sexo oposto pelado diante de seus olhos; o que sairá disso? Nada de nada! E quem pode afirmar que Adão e Eva não tiveram relação sexual no Jardim?

Adão precisava de fé para OBEDECER POR AMOR ao Pai e Senhor, não comendo assim do FRUTO que o Eterno disse: SE COMER VAI MORRER!

Adão sabia o que era certo e errado porque o ETERNO lhe falou!

Adão tinha consciência do que era certo e errado.

Pecado é a transgressão da vontade do Criador

Adão conhecia a vontade do Criador: sim ou não???? SIM!

Adão sabia qual era a vontade do Criador: sim ou não???? SIM!

Deus deu mandamentos à Adão: sim ou não???? SIM!

Então Adão SABIA CONHECIA o que era certo e errado, e sabia de ouvir falar!

Sei que posso comer de tudo menos de uma em específico, sei que se comer daquela única vou infringir o mandamento Criador, sei que isso será errado, sei que se fizer isso pecarei, porque estarei transgredindo a vontade dEle.

Adão sabia o que era certo e errado porque o Eterno lhe ensinou!

Adão quando peca, ele conhece o pecado no sentido de se relacionar com o pecado por experiência e como um relacionamento entre marido e mulher; Paulo fala sobre isso na carta aos romanos no começo do capítulo 7.

Adão peca, e então conhece o pecado no sentido de se relacionar com o mesmo, de ter experiência com o mesmo.

O relacionamento do ser humano sem Deus e sem Cristo no mundo, com o pecado, é não só relacionamento de experiência, como uma espécie de relacionamento conjugal, se aliançando com o pecado, e por isso a pessoa deve (no sentido bíblico) morrer, para estando livre, poder se casar com Deus através de Cristo, pois sem essa morte (no sentido bíblico) a pessoa está unida ao pecado.

Existe o conhecer de ouvir falar, e o conhecer de ter experiência e de se relacionar.

Cristo homem conhecia o pecado mas não no sentido de ter experiência e se relacionar com o pecado.

Deus o Pai conhece o pecado mas não no sentido de ter experiência e se relacionar com o pecado.

Jó inclusive certa feita declarou, em outras palavras: Antes te conhecia de OUVIR, agora te vêem os meus olhos. Ou seja, Eu Jó, antes conhecia a Deus de ouvir falar. Eu Jó, agora conheço a Deus por me relacionar com ele através de experiências vividas.

São níveis distintos, diferenciados, de conhecer algo!

Adão CONHECIA o pecado de ouvir falar, porque era algo lógico; se não comer do fruto proibido é a vontade de Deus, então o comer do fruto proibido é pecado.

Quando Adão come  do fruto proibido, então ele conhece o pecado no sentido de experiência e de se relaciona com o pecado.

Adão, no sentido íntimo, se torna um com o pecado.

Adão não era ignorante quanto ao que era certo e errado.

Deus lhe orientou.

Deus lhe falou.

Deus lhe disse.

Deus lhe mostrou.

Isso é certo, e isso é errado!

Isso pode, e isso não pode!

Isso é certo, e isso é pecado!

Isso te proporciona vida, e isso te priva da vida e te conduz a morte.

Adão e Eva tinham livre arbítrio.

O Eterno não se relaciona por meio de dispensações com o ser humano, e sim de alianças, biblicamente falando!

Só existe uma suspensão e ela está escrita nos escritos do novo testamento; MAS ainda sim, essa dispensação não significa que não existia graça antes de Cristo, porque a graça é um atributo divino, Deus é graça, e a graça é eterna, sendo manifesta por Deus ainda na eternidade ao decidir criar e criar o ser humano que d’antemão Deus sabia que não merecia ser criado; todos experimentam essa graça sobre a terra e em certo sentido, mas muitos a rejeitam no sentido mais profundo de salvação, pois muitos se recusam a confiar em Deus e a viver uma vida correta como resultado dessa fé\confiança, como justo.

A graça se manifesta de uma forma incomparavelmente plena em Cristo e através de Cristo, trazendo salvação para todos os homens.

A graça está presente de Gênesis a Malaquias, nos escritos que são denominados pelo cristianismo de velho ou antigo testamento!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário