segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

"UM VERDADEIRO CRISTÃO PODE SE PERDER?!"

"O CRISTÃO VERDADEIRO PODE VIR A SE PERDER NO DECORRER DA SUA CAMINHADA?"

TEXTO: Jo 10:28-29 ARAi, diz: "Eu καγώ lhes αὐτός dou δίδωμι a vida ζωή eterna αἰώνιος; jamais οὐ μή εἰς αἰών perecerão ἀπόλλυμι, e καί ninguém οὐ τίς as αὐτός arrebatará ἁρπάζω da ἐκ minha μοῦ mão χείρ. Aquilo que ὅς meu μοῦ Pai πατήρ me μοί deu δίδωμι é ἐστί maior do que μείζων tudo πᾶς; e καί da ἐκ mão χείρ do μοῦ Pai πατήρ ninguém οὐδείς pode δύναμαι arrebatar ἁρπάζω."

ENTENDENDO:

O verso 29, onde algumas traduções dão a entender que o que foi dado foram as ovelhas, em outras traduções, e manuscritos gregos, consta diferente, consta sim que na verdade foi a autoridade para dar a vida eterna que foi dado a ele.

O verso 28, que é o contexto próximo, fala de autoridade para vida eterna que o Filho tem porque primeiro recebeu.

E os versos 17,18 (que fazem parte do mesmo contexto no capítulo 10 do Evangelho de João) mostra que Jesus já havia falado sobre essa autoridade recebida da parte de Deus o Pai, que procede do Pai!

SIGNIFICA, QUE:

Nenhum fator externo será desculpa ou motivo para um cristão de verdade se perder! 

A NÃO SER, QUE:

O tal por escolha própria em não querer mais, e por isso, der as costas para Deus, para Cristo, abrindo mão de um relacionamento genuíno genuíno com Deus e com Cristo de fé e obediência!

O TEXTO ENTÃO É SIMPLES:

Jesus deu a vida eterna e ninguém do lado de fora pode separar os mesmos desta vida eterna! 

Mas não se trata apenas do mundo e do diabo !

O CONTEXTO: 

Fala de lobos;
Fala de perseguição externa; 
Fala de falsos pastores;
Fala de falsos líderes;
Fala de assassinos destruidores;
Fala de exploradores.

JESUS ESTÁ DECLARANDO QUE:

Nada destes fatores externos, nos separa da vida Eterna em Cristo que ele recebeu autoridade para nos dar! 

Agora, se vamos permanecer nesse relacionamento com Ele e com Deus o Pai aí é outra estória, ouvindo e obedecendo, crendo e obedecendo, é outra questão!

CONSEGUE COMPREENDER:

Questões externas não são justificativa real para perder-se, e sim desculpa!

Tem o fator carne que deve ser crucificado diariamente!

Tem o fator pecado que tem que ser renunciado diariamente!

Tem o fator relacionamento com Deus e com Cristo que tem que ser cultivado e conservado diariamente!

Ninguém de fora, me tira de dentro das mãos dele!

Agora se eu não quiser mais, ele abre a mão e eu saiu de dentro das mãos dele, e de debaixo de suas asas!

MAS FATO É QUE:

Nenhum fator externo será desculpa para um cristão de verdade se perder!

Rm 8:35-39 diz: "quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

Jo 15:10 diz: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."

A não ser, o próprio indivíduo, por escolha própria, se entregando aos desejos da sua natureza humana danificada pelo pecado, e assim não querer mais permanecer firme na fé e em obediência, dando assim as costas para Deus, para Cristo, abrindo mão assim de um relacionamento genuíno com Deus e com Cristo de fé e obediência!

A única coisa que pode fazer com que eu deixe de estar nas mãos do Divino, sou eu mesmo ao me entregar ou me render a minha minha natureza humana decaída afetada pelo pecado!

POR ISSO, PAULO ESCREVEU:

Rm 7:14-25 diz: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."

VEJA QUANDO ISSO MUDARÁ EM NÓS:

Rm 8:22-23 diz: "Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo."

CONCLUSÃO:

Ninguém externamente falando arrebata as ovelhas, sendo assim não tem desculpa esfarrapada, saiu das mão dele porque quis, porque se rendeu a sua natureza humana decaída desistindo de continuar crucificando a mesma dia após dia!

Visão calvinista sobre o texto é totalmente EQUIVOCADA!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário