"ALIMENTAR-SE É TRANSGRESSÃO DO SHABAT?"
Bibliografia: Pr. Thiago G. Sanchez
Texto: Números 15:32-36 "Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá o tal homem; toda a congregação com pedras o apedrejará fora do arraial. Então, toda a congregação o tirou para fora do arraial, e com pedras o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés."
Porque o lenhador foi morto?
Alguns levantam a seguinte questão: Apanhar lenha para se alimentar é transgressão do shabat?
A questão porém, a ser levantada e analizada, deveria ser:
Porque realmente o tal homem pegou lenha?
Quem disse que realmente ele apanhou para se alimentar?
Porque então o Eterno decretou a morte do apanhador de lenha?
Porque O Eterno não leva em consideração apenas a ação externa em si, mas principalmente a intenção a motivação por detrás do ato externo!
Jeremias 17:10 "Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."
Foi exatamente isso que o Eterno Justo Juiz, o fez!
O que o apanhador de lenha no shabat fez, foi algo motivado por um sentimento de desprezo e rebeldia para o que o Eterno havia acabado de falar para o povo fazer; o lenhador simplesmente desafiou a Deus ao transgredir a mão levantada por pura rebeldia e desprezo para com a Palavra do Eterno; por isso, para servir de exemplo aos outros (que poderiam ir pelo mesmo mau caminho de desprezo e rebeldia) o Eterno determinou a punição dele.
Números 15:30,31 "Mas a alma que fizer alguma coisa à mão levantada, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injúria ao SENHOR; e tal alma será extirpada do meio do seu povo, pois desprezou a palavra do SENHOR e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela alma, e a sua iniquidade será sobre ela."
Ele sabia o que estava fazendo e sabia que era errado e ainda sim fez (a mão levantada!) por pura rebeldia, desprezando a lei de Deus, para desafiar e afrontar o Eterno, não pegou lenha para fazer comida, ele pegou para desafiar o Criador Deus de Israel!
E Deus ainda mata, matou Ananias e Safira!
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário