sábado, 14 de dezembro de 2019

“ESPERANÇA FUTURA PARA AS DUAS CASAS DE ISRAEL”


“ESPERANÇA FUTURA PARA AS DUAS CASAS DE ISRAEL”

Texto: Jeremias 31:15-17 DIZ: “Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem. Assim diz o Senhor: Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor; pois eles voltarão da terra do inimigo. E há esperanças, no derradeiro fim, para os teus descendentes, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para o seu país.

Temos aqui um imaginativo quadro profético de Raquel, a amada de Jacó, na sua sepultura, chorando uma vez mais por causa do exílio de seus filhos José e Benjamim.

Jeremias era de família sacerdotal.

Filho de Hilquias.

Natural da terra de Anatote.

Se preparou durante 30 anos para ingressar no ofício sacerdotal, aprendendo tudo o que cabia a um sacerdote fazer na execução do seu ofício.

Na hora H recebe um chamado divino.

Seu chamado se deu através de uma visão: a vara de amendoeira.

Seu chamado se deu por volta do ano 626a.C.

O Nome de Jeremias significa: O SENHOR DESIGNA OU ESTABELECE.

O ETERNO o vocacionou, o capacitou, e o enviou para profetizar a uma nação rebelde.

Profetizou durante 40 anos, durante o reinado de 5 reis de Judá, entre cerca de 627a.C., até 587a.C.

O povo vivia uma falsa religiosidade, o povo vivia uma vida apóstata, por serem orgulhosos rejeitavam as mensagens de advertências, acreditavam em mentiras, buscavam ajuda no homem, faziam alianças erradas.

Haviam três super potências naquela época: Assíria, Babilônia, Egito.

Jerusalém foi conquistada pela Babilônia três vezes em três períodos diferentes e Jeremias presenciou as três invasões dos Caldeus para cumprimento do juízo divino, e a terceira e última invasão foi a pior de todas.

Porém, apesar de toda essa desgraça sobrevinda, como resultado da obstinação, como resultado da rebeldia, como resultado da soberba, aonde Deus usou uma nação mais ímpia para punir e disciplinar o Seu povo, tratando do Seu povo, corrigindo o povo em demonstração de amor, visando por meio da disciplina, tornar o Seu povo um povo melhor!

Jeremias agora traz uma mensagem de esperança.

MAS, digno de ressalva é o fato de que, esta palavra de Esperança é para quem faz parte do povo do ETERNO!

José que faz parte das tribos de Israel que compõem o Reino do Norte, representa o Reino do Norte – Casa de Israel.

Benjamim que faz parte das tribos de Israel que compõem o Reino do Sul, representa o Reino do Sul – Casa de Judá.

Sendo assim, vejo aqui uma profecia de restauração das duas casas de Israel sendo novamente unificadas, voltando a habitar na terra de Israel.

Apesar dessa profecia ter sido ligada a um trágico ocorrido em Israel quando Herodes ordenou a matança dos meninos de dois anos para baixo, isso aponta para um tempo profético, a saber, a Era Messiânica, onde O Messias governará sobre toda a Terra a partir de Jerusalém, as duas casas de Israel serão restauradas e unificadas, o Templo estará de pé em Jerusalém, e tudo aquilo que hoje devido a dispersão e a ausência de Templo em Jerusalém não pode ser observado ou executado, naquele tempo será observado fielmente, para cumprimento das profecias de Deus nas Escrituras!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário