quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

"PAULO AO CRER NO MESSIAS, ABRIU MÃO DO JUDAÍSMO EM SI E DA TORAH?"

"PAULO AO CRER NO MESSIAS, ABRIU MÃO DO JUDAÍSMO EM SI E DA TORAH?"

Bibliografia: Pr. Thiago G. Sanchez

Muitos erroneamente supõem e respondem que sim; mas será mesmo que eles estão certos?

PRECISAMOS ENTENDER QUE:

Se por um lado, os membros da Aliança Sinaítica não precisavam fazer nada para ganhar sua benevolência, para se tornarem aceitáveis diante de Deus.

Por outro lado, esperava-se dos membros da Aliança Sinaítica que obede­cessem à Lei de Deus.

A obediência era necessária para que cada um mantivesse sua posição de membro da Aliança entre Deus e seu povo Israel.

Exigia-se obediência, para "permanecer" e não para "entrar". 

A obediência mantém a posição de alguém na aliança entre Deus e Seu Povo, mas ainda sim este alguém não mere­ce a graça de Deus para ser aceito como tal.

Neste "padrão de religião" original, Deus não exigia perfeição, mas permitia falhas, ao fornecer meios de expiação e perdão para quem se arrependesse de seus pecados.

Isso indica a realidade existencial de um inter-relacionamento do judaísmo entre: a graciosa iniciativa divina ("aliança") e a resposta humana ("nomismo").

O Nomismo da aliança é a visão de que o lugar de uma pessoa nos planos de Deus está estabeleci­do com base na aliança e que a exigência da Aliança Divina exige como respos­ta apropriada dos seres humanos uma obediência sadia aos mandamentos do Deus da Aliança, que forneceu inclusive meios para a expiação das transgressões.

Não foi contra o judaísmo num todo e a Torah em si, que Paulo bateu de frente, não isso que ele abriu mão ao exercer sua confiança no Messias e adentrar na Nova Aliança Divina!

Paulo abriu mão e combateu, na verdade na verdade, o judaísmo legalista que muitos judeus que integravam o judaísmo tradicional e que deturpavam a forma original de se relacionar  com o Deus da Aliança, estavam vivendo e levando outros a viverem de igual modo.

Recomendo:

https://conhecendoeentendendoasescrituras.blogspot.com/2019/12/duas-formas-de-buscar-obter-justificacao.html?m=1

https://conhecendoeentendendoasescrituras.blogspot.com/2019/12/origens-da-religiao-cristianismo.html?m=1

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário