quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

"TIAGO 2:10, E A EXPRESSÃO: TODA A LEI"



"TIAGO 2:10, E A EXPRESSÃO: TODA A LEI"

Texto: Tiago 2:10

Usar Tiago 2:10 (que diz Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente) como valvulinha de escape para tentar provar que Deus aboliu a lei por causa da impossibilidade humana de cumprir todos os 613 mandamentos literalmente, só mostra o quanto aquele que se utiliza desse argumento não entende o assunto que pensa que conhece e que acha que domina!

"Jesus cumpriu toda justiça de Deus, sem cumprir literalmente, ao pé da letra, os 613 mandamentos divinos da Torah do ETERNO."

"Jesus cumpriu toda justiça de Deus, apenas os que eram aplicáveis a ele na condição de homem sadio solteiro e pobre."

Jesus NÃO cumpriu toda a lei literalmente.
Leis para mulher era impossível Jesus cumprir.
Leis para sacerdotes levitas era impossível Jesus cumprir.
Leis para leprosos Jesus não cumpriu.
Leis para reis de Israel Jesus não cumpriu.
Leis para maridos ele não cumpriu.
Leis para pais ele não cumpriu.

Sendo assim, Jesus não praticou toda a Torah; LOGO, COM BASE NA ERRÔNEA COMPREENSÃO QUE SE TEM DO TEXTO DE TIAGO 2:10, SOMOS OBRIGADOS A DIZER QUE JESUS FOI UM TRANSGRESSOR DE TODA A LEI, DE TODA A TORAH!

SE Jesus não praticou literalmente os 613 ENTÃO COM BASE NO ENTENDIMENTO DE ALGUNS Jesus transgrediu toda a Torah ao não praticar todos os 613 mandamentos LITERALMENTE, que compõe a Torah!

TODA A LEI EM TIAGO 2:10 TRATA-SE DE LEIS ESPECÍFICAS APLICÁVEIS PARA PESSOAS ESPECÍFICAS.

Como Assim? Vou Explicar.

DENTRO DAS 613 INSTRUÇÕES DIVINAS NA LEI DE DEUS:
Existem leis para filhos.
Existem leis para pais.
Existem leis para casados.
Existem leis para sacerdotes.
Existem leis para levitas.
Existem leis para reis.
Existem leis para pessoas acometidas de lepra.
Existem leis para mulheres com fluxo de sangue.
Existem leis para solteiros.

Falando para integrantes das tribos de Israel dispersos pelo mundo, Tiago escreve em sua carta, no trecho pertencente ao capítulo 2, no verso 10, que a lei de Deus deve ser cumprida sem desleixo quanto a tudo o que se aplica para se praticar

Enquanto uns dentre os das tribos de Israel estudavam liam aprendiam, ensinavam, não praticavam, e ficavam obrigando outros dentre os gentios a fazer o que eles próprio não faziam e julgando, criticando, condenando, os que que dentre os gentios não faziam, EXISTIAM E EXISTEM aqueles que apesar de naquela época onde os rolos e pergaminhos não era de acesso para todos, não estudarem, não lerem, não aprenderem, por meio do acesso a um texto escrito das escrituras, AINDA SIM MUITOS dentre os gentios, pela ação interna do Espírito que os iluminava, convencia, e direcionava, obedeciam aquilo que aqueles dentre os filhos de Israel que mesmo tendo um manuscrito ou rolo para ler, estudar, aprender, e ensinar, ainda sim não o praticam!

Romanos 2:12-24 diz: Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado. Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos. (De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.) Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho. Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus; se você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque é instruído pela lei; se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei a expressão do conhecimento e da verdade; então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha na lei, desonra a Deus, desobedecendo à lei? Como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês".

Não basta conhecer ler estudar e não praticar.

Nós os dentre os gentios fazemos as coisas mediante convencimento iluminação e direcionamento do Espírito do Santo Deus e não por mera imposição de homens ou de grupos religiosos!

Humm interessante isso...

Pr. Thiago G. Sanchez

Um comentário: