quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

"A OBRIGAÇÃO DOS DENTRE OS GENTIOS"

"A OBRIGAÇÃO DOS DENTRE OS GENTIOS"

Algo Estabelecido Pelo Concílio Da Igreja De Cristo Em Jerusalém No Período Apostólico Para Os Dentre Os Gentios Recém Chegados A Fé No Messias de Israel E No Deus De Israel.

Dois Textos: 

At 15:19-21,27-31 "Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas. Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a epístola. Quando a leram, sobremaneira se alegraram pelo conforto recebido."

Atos 21:25 "Entretanto, quanto aos gentios que se converteram, já lhes escrevemos a nossa determinação para que se abstenham de comer qualquer alimento oferecido aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e de todo tipo de imoralidade sensual”. 

A DETERMINAÇÃO APOSTÓLICA (MEDIANTE ILUMINAÇÃO E DIREÇÃO DIVINA) SOBRE O QUE OS DENTRE OS GENTIOS (RECÉM CHEGADOS A FÉ) DEVERIAM SER OBRIGADOS A OBSERVAR, FOI:

1. Abster-se de comer qualquer alimento oferecido aos ídolos;

2. Abster-se do sangue; 

3. Abster-se da carne de animais estrangulados;

4. Abster-se de todo tipo de imoralidade sensual.

Quanto as demais coisas, por exemplo, Shabat (sétimo dia) e datas festas bíblicas, alimento kosher, nada disso deve ser imposto como uma obrigatoriedade sobre os dentre os gentios, que adentraram na nova aliança pela fé no Messias.

Estas demais coisas só deveriam e só devem ser observadas, se os tais fossem e forem iluminados, inclinados, impulsionados, pela ação do Espírito Santo de Deus no interior dos tais.

Até porque, é por meio do Espírito Santo que se é convencido e guiado em toda a verdade, segundo o Evangelho!

Logo não é algo proíbido em si.
Logo não é algo errado em si.
Proibido e errado é o IMPOR, o OBRIGAR, a praticar, a observar, aquilo que os apóstolos de Cristo por iluminação e direção divina, chegaram a conclusão que não se deve IMPOR ou OBRIGAR, os dentre os gentios a observarem.

Até porque, o próprio Deus promete retribuir aqueles que são inclinados a observância do Shabat, não por IMPOSIÇÃO óbvio!

Is 56:1-7 "Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal. Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos."

Deixe-mos isso única e exclusivamente com o Espírito do Deus Santo que trabalhará nos corações abertos e sinceros que desejam realmente ser guiados pelo Espírito em toda a vontade de Deus!

Lembre-se, compete a Deus internalizar sua vontade dentro de cada um (dentre os judeus e também dentre os gentios) que abraçam a nova aliança pela fé no Messias de Israel e Salvador do mundo. Jr 31:31-34 / Hb 8:8-11 Hb 10:15-17 / 2 Co 3:3 / Rm 2:14-16

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário