quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

"Colossenses e Romanos 14"



A carta de Paulo aos Colossenses

TRATA-SE DE QUE:

De um duro combate contra uma filosofia em particular, a da linha do gnosticismo, a da linha do ascetismo e a da linha do legalismo.

O legalismo, visto na circuncisão e na obrigatoriedade em observar todo um conjunto de regras externas juntamente com inúmeras tradições humanas externas;

O misticismo;

O ascetismo.

A carta aos Romanos capítulo 14

TRATA-SE DE:

1) Ex pagãos que largaram os ídolos os dias pagãos e os alimentos oferecidos aos ídolos que se converteram e que optaram pelo vegetarianismo e por não observar dia algum, estes são os fracos na fé,

2) Ex pagãos que largaram os ídolos os dias pagãos e os alimentos oferecidos aos ídolos que se converteram e que observavam os dias bíblicos e comiam carnes específicas, este são os fortes na fé.

Como dias festivos não é algo a ser observado por mera imposição humana, os dentre os gentios ex pagãos fortes e/ou firmes na fé, não deveriam forçar os dentre os gentios ex pagãos fracos na nova fé recém abraçada.

E como os dentre os gentios fracos e não firmes na fé cristã não são obrigados a comer carne, os dentre os gentios fortes e firmes na fé deveriam respeitar a escolha dos dentre os gentios fracos, que optaram pelo vegetarianismo, abstendo-se de carnes, para não serem tentados a voltar para os banquetes dos ídolos, e não observavam dia nenhum para não serem seduzidos ou levados a voltar a observar os dias pagãos enquanto que outros dentre os gentios que abraçaram a fé cristã observam os dias bíblicos e não se sentiam tentados a voltar para a mesa dos ídolos e para a observância dos dias/datas pagãs.

Neste caso, tanto os fracos quanto os fortes estavam fazendo isso (não comendo e não guardando e comendo e guardando) em prol de Cristo, e por causa disso deveriam parar de ficar discutindo e brigando por causa disso.

O contexto de Romanos 14 é:

Um dentre os gentios ex pagão, querendo que outro dentre os gentios ex pagão, pare de comer até as carnes permitidas, e que pare de observar os dias bíblicos.

O outro gentio ex pagão querendo que o outro gentio ex pagão coma a todo custo as carnes permitidas por Deus e observe os dias bíblicos. 

Sendo que, as leis alimentares e os dias bíblicos não são e nem devem ser observados por mera imposição humana arbitrária da parte de alguém que quer porque quer, a todo custo, por mera imposição, obrigar outros a fazer aquilo que eles simplesmente querem que os tais o façam.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário