quarta-feira, 17 de julho de 2019

"UMA HERESIA CHAMADA PELAGIANISMO"



Basicamente pode-se dizer que Pelágio ensinava que o homem nasce em uma condição moralmente neutra, ou seja, sem pecado. Assim o homem após a queda de Adão é dotado plenamente do livre-arbítrio, de modo que sozinho ele é capaz de decidir entre o bem e o mal.

PORÉM,

A pesar de concordar APENAS com o fato de que o ser humano realmente que vem ao mundo de forma natural como filho de Adão, nasce sem pecado em si, acrescento que o ser humano filho de Adão nasce com uma forte e humanamente falando irrefreável inclinação ao mal que por si só não é pecado mas que leva ao pecado quando não devidamente refreada, de modo que muito rapidamente o ser humano nascido filho de Adão, por não conseguir por si só refrear sozinho essa inclinação interna existente em sua natureza humana decaída, inclinação interna essa que o puxa para o mal levando-o assim a pecar, o ser humano acaba em algum momento deixando-a aflorar em si desenfreadamente, e aí o ser humano filho de Adão se torna mais um pecador sobre a face da terra; é assim como todos os humanos filhos de Adão, e é com esse entendimento que devemos compreender Rm 3:23 que diz que todos [judeus e não judeus] igualmente pecaram e por isso são pecadores; somos pecadores não porque Adão pecou mas sim porque nós pecamos e nosso primeiro pecado cometido em algum momento ao virmos ao mundo, durante nossa meninice, nos tornou pecadores; viemos ao mundo santos, sem pecado próprio, mas sujeitos a morte física e carregando em si uma inclinação desenfreada que nos puxa para um lado, e que por não conseguirmos por si só refreá-la por muito tempo, acabamos violando um princípio espiritual e moral do Eterno, o que constitui-se PECADO.

Sendo assim, nenhum filho de Adão, isto é, nenhum ser humano que nasce de forma natural, ou seja, com esse desajuste em suas inclinações internas, consegue por si só e por muito tempo refrear sua inclinação ao mal e fazer somente o bem durante toda a sua vida; icsto Cnom Ecxiste!

Precisamos da ajuda do Eterno, Precisamos da Graça do Eterno, Precisamos do Espírito do Eterno internalizado, Precisamos do Poder do Eterno operante em nosso interior, E AINDA SIM não conseguimos no presente momento viver uma vida totalmente sem pecado; isso só vai ser possível quando este corpo com essa natureza humana decaída for transformado na vinda de Cristo.

Romanos 8:23 "E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo."

Como Jesus nasceu de forma sobrenatural, ele não é considerado filho de Adão, mas filho de Deus, assim como Adão é considerado filho de Deus, porém Jesus em certo sentido é semelhante a Adão antes de Adão pecar; Jesus não herdou esse desajuste em suas inclinações, ele veio ao mundo assim como Adão, ou seja, perfeitamente equilibrado e ajustado para o bem, para fazer o certo do jeito certo como deve ser feito.

Lucas 3:38 "filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus."

Então não se pode aplicar a Jesus o que se lê em:
Eclesiastes 7:20 "Contudo, não existe um homem tão justo sobre a face da terra que saiba fazer o bem sem jamais pecar!"

Por isso que foi possível a Jesus não cometer um pecado se quer. 1 Pedro 2:22 “Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca.”

Jesus não tinha o que todos nós temos, a saber, uma inclinação ao mal desenfreada que por si só humanamente falando, a parte de Deus e da graça de Deus, através do esforço humano próprio, é impossível ser refreada por muito tempo, definitivamente!

Não somos pecadores porque Adão pecou.
Não pecamos porque somos pecadores.
Somos pecadores porque pecamos.

1 João 1:8 "Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

Romanos 7:14-23 "Porquanto é do nosso pleno conhecimento de que a Lei é espiritual; eu, entretanto, sou limitado pela carne, pois fui vendido como escravo ao pecado. Pois não compreendo meu próprio modo de agir; porquanto o que quero, isso não pratico; entretanto, o que detesto, isso me entrego a fazer. Ora, e se faço o que não desejo, tenho que admitir que a Lei é boa. Nesse sentido, não sou mais eu quem determina o meu agir, mas sim o pecado que habita em mim. Porque sei que na minha pessoa, isto é, na minha carne, não reside bem algum; porquanto, o desejar o bem está presente em meu coração, contudo, não consigo realizá-lo. Pois o que pratico não é o bem que almejo, mas o mal que não quero realizar, esse eu sigo praticando. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o realiza, mas o pecado que reside em mim. Assim, descubro essa Lei em minha própria carne: quando quero fazer o bem, o mal está presente em mim. Pois no íntimo da minha alma tenho prazer na Lei de Deus; contudo, vejo uma outra lei agindo nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha razão, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em todos os meus membros."

Conclusão:

Romanos 7:24,25 "Miserável ser humano que sou! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, eu mesmo com a razão sirvo à Lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."

1 Coríntios 15:53-57 "Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade. No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Devorada, pois, foi a morte pela vitória!. Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão? Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!”

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário